3 dicas para a construção da sua estrutura

Item muito presente em esquadrias, portões, implementos agrícolas e rodoviários, escoamentos, estruturas metálicas e equipamentos de transporte, as vigas são elementos estruturais que comportam o peso de cargas verticais.

Ela faz parte do sistema  laje-viga-pilar com a função de transferir o peso vertical que é recebido pela laje para o pilar. A viga também faz a transmissão de uma carga concentrada quando ela apoia um pilar.

Existem diversos tipos de materiais dos quais se originam as vigas, podendo ser de madeira, concreto, aço, entre outros.

As vigas são materiais muito versáteis e são encontradas em diversos modelos, sendo que cada um deles é mais indicado para um tipo de projeto. Por isso, é sempre importante ter o apoio de um profissional que entenda do assunto para indicar, de acordo com a sua necessidade, se o melhor é o perfil i, perfil w, perfil u, perfil l, tipo h ou algum outro.

Como é importante saber as características de cada tipo de viga, para ter uma noção da utilidade de cada um, segue abaixo as principais diferenças entre cada modelo e a sua indicação de uso.

A viga de ferro u tem uma grande quantidade de bitolas que fazem muitos encaixes e ligações.

Já a viga perfil i, tem o formato de “i” e serve como uma estaca que aguenta o peso da estrutura de uma edificação.

A viga w é muito encontrada no estaqueamento em fundações e possui um grande número de bitolas que auxilia nos encaixes e acabamentos, sendo essa uma característica em comum com a do tipo u.

Em suma, o uso de vigas influencia diretamente na sustentação e na segurança de prédios e outras construções. Dessa maneira, elas são imprescindíveis em uma obra e precisam ser de boa qualidade e resistência.

Onde são usadas as coberturas

cobertura de policarbonato preço é muito usada em estabelecimentos que necessitam de coberturas transparentes.

Uma das vantagens do uso de policarbonato é a sua versatilidade, isso porque o material é uma alternativa para obter teto translúcido em áreas como:

  • Varandas;
  • Pergolados;
  • Gazebo;
  • Áreas de churrasqueira.

Como a cobertura de policarbonato não impede a passagem da luz, ao optar por esse tipo de cobertura é importante levar isso em consideração, avaliando o conforto térmico e proteção contra os raios solares.

As coberturas também são muito usadas em eventos, assim como as tendas. Elas são a união perfeita entre o conforto e beleza de um ambiente aberto com o glamour de um ambiente fechado, conferindo o toque adequado para a festa.

Para escolher o melhor tipo de tenda e cobertura, é necessário levar em consideração aspectos como o tamanho da área, o tipo de terreno e a corrente de vento.

No caso de eventos, é preciso calcular a quantidade de pessoas e mesas para fazer uma montagem segura.

Normalmente, utilizam-se estruturas metálicas com chapa de aço por ser um material bastante seguro.

Ainda falando sobre eventos, o local escolhido é relevante, porque terrenos com cascalho e terra facilitam a ancoragem. Mesmo assim, é possível armar tendas em locais com areia, rocha, asfalto, etc.

É necessário averiguar o que há por baixo do solo e sua consistência. Ao escolher as coberturas e tendas, é preciso fazer uma avaliação se há a estrutura suficiente para cabeamento ou se há a necessidade de um gerador.

Para que serve a tela expandida

A tela expandida é fabricada a partir da chapa laminada, aço inoxidável ou  alumínio, tendo um bom custo-beneficio já que é feita por meio do estiramento de uma chapa sem costuras.

Além disso, a tela ou chapa expandida é muito durável, principalmente em casos em que ela é galvanizada, ou seja, sofre uma blindagem com a proteção do zinco.

Vale frisar que as chapas que recebem essa camada se tornam vinte vezes mais resistente à corrosão em consequência da ação dos agentes corrosivos.

O uso da chapa expandida é feito, em sua maioria, por indústrias. É possível encontrar essas telas em pisos industriais, antenas parabólicas,  grades diversas, divisórias industriais, proteção de maquinários, indústria química, indústria de alimentos e indústria farmacêutica.

Além disso, elas também são encontradas em caixas de som, plataformas, fachadas de prédio e também na mineração.

Por esse motivo, é muito importante se preocupar com a qualidade dessa chapa, de forma a garantir a segurança no seu uso.