3 elementos que podem auxiliar na cozinha

Responsável por abrigar o preparo de alimentos – e, em alguns casos, a própria realização das refeições -, a cozinha costuma ser um dos cômodos que mais recebe atenção durante a elaboração da decoração de uma casa. Isso, por sua vez, envolve não apenas beleza, como, também, praticidade: afinal de contas, o design do espaço deve facilitar tanto o preparo da comida quanto a higienização do espaço, que é fundamental.

No entanto, nos últimos anos, a sua decoração tem se tornado um desafio crescente. O motivo por trás disso é o fato de que os lançamentos imobiliários estão cada vez menores, o que, por sua vez, faz com que seja imprescindível usar cada centímetro de área de uma forma planejada, o que pode ser um desafio.

A boa notícia é que isso não significa que essa seja uma tarefa impossível: há vários recursos que podem ser usados para melhorar o seu cômodo, tornando-o bonito e funcional. Confira alguns deles no artigo a seguir.

  1. Móveis modulados

Normalmente, quando se trata de um ambiente pequeno, especialistas recomendam a instalação de móveis planejados.

O motivo por trás disso é que, como o seu próprio nome diz, eles são projetados especificamente para o cômodo no qual serão instalados. Além disso, eles são altamente personalizáveis, permitindo que os moradores do imóvel possam adaptar as peças às suas preferências.

O problema é que isso tem um custo: essa solução custa muito mais do que móveis comprados já prontos.

A boa notícia é que há uma alternativa mais econômica e que oferece quase todas essas vantagens. Para isso, basta recorrer aos móveis modulados para cozinha.

Como eles são vendidos em módulos, tais unidades podem ser combinadas de diversas maneiras, o que, por sua vez, permite um alto grau de personalização.

A diferença é que esses itens não são feitos sob medida, mas comprados já prontos em lojas de varejo.

Isso, por sua vez, permite não apenas que o seu valor seja mais baixo, como, também, que um armario para cozinha seja entregue poucos dias depois de comprado, quando não é vendido em pronta entrega.

  1. Porta de vidro

É um consenso entre arquitetos que o aproveitamento da luz natural do sol é um dos principais fatores que tornam um cômodo mais aconchegante.

Além disso, essa medida representa uma economia considerável na conta de luz, já que haverá menos dependência da eletricidade.

A boa notícia é que há várias maneiras de fazer com que isso aconteça em sua casa ao investir em soluções como a instalação de uma porta de vidro.

Como esse é um material translúcido, a luz passa por ele, entrando no cômodo e fazendo com que ele permaneça iluminado enquanto houver sol.

Além disso, como esse é um item popular entre construções dos mais diversos tipos, encontrar um estabelecimento que venda e instale um item do tipo não será difícil.

Ainda assim, é preciso ter cuidado: uma porta de vidro para cozinha que não seja de qualidade pode prejudicar seriamente a segurança do local, já que ela pode se quebrar.

Deste modo, é fundamental garantir que o fornecedor trabalhe apenas com materiais de qualidade.

  1. Tela mosquiteira

Além da beleza, uma das principais preocupações que têm que ser levadas em conta ao se decorar cozinhas é a higiene. Isso porque alimentos contaminados podem causar uma série de doenças, algumas delas graves. Entre elas, estão:

  • Salmonela;

  • Infecção com Bacillus cereus;

  • Infecção por Escherichia coli;

  • Outros males causados por parasitas.

Por mais que, praticamente, todos esses males possam ser prevenidos por meio de uma armazenagem e manipulação corretas dos alimentos, também é importante evitar que insetos entrem no cômodo.

Isso porque eles também carregam microrganismos que podem contaminar a comida, e, assim, causar uma série de doenças em quem os consumir.

Uma maneira simples de evitar esses incidentes é instalar uma tela mosquiteira para porta, bem como nas janelas.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de telas confeccionadas com tecidos resistentes e que têm vãos tão pequenos que insetos não conseguem passar por eles. Ainda assim, elas não bloqueiam o fluxo de ar nem a luz do sol.

Além disso, há a vantagem de que existem diversos modelos deste produto disponíveis no mercado. É possível optar, por exemplo, por uma tela fixa, que não pode ser removida, ou por uma que possa ser aberta e fechada por meio de uma faixa de velcro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *