4 motivos para contratar um designer de interiores

Um bom projeto de design de interiores apartamento completo não passa despercebido. Qualquer pessoa, quando entra em um cômodo, nota quando ele foi elaborado de forma profissional.

O profissional por trás disso é o designer de interiores.

Mais do que pregar quadros na parede e dar palpite sobre a cor das paredes, ele é treinado para assegurar-se de que os cômodos sejam feitos sob medida para a personalidade e os gostos de seu ocupante.

Infelizmente, muitas pessoas subestimam a capacidade deste profissional.

Crentes de que “qualquer um” pode projetar um ambiente bonito e prático, e de que o investimento não vale a pena, cometem uma série de erros que causam despesas inesperadas e comprometem o conforto ambiental.

Confira, a seguir, alguns motivos que justificam a contratação de um profissional da área em sua reforma ou construção:

Equilíbrio entre beleza e funcionalidade

Imagine que um casal com crianças pequenas pretenda investir em uma decoração sala para sua casa. Ambos pretendem fazer um ambiente predominantemente em tons claros, incluindo sofá e tapete em tons de bege.

No papel, a ideia parece boa.

Um designer de interiores, entretanto, a desaconselharia fortemente. Afinal, crianças pequenas e tecidos claros não combinam: é só uma questão de tempo até que as manchas – muitas delas difíceis de remover – apareçam.

Este exemplo ilustra um dos principais benefícios que a contratação de um designer de interiores tem a oferecer: o equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

Uma das primeiras etapas de qualquer projeto que envolva este profissional é uma entrevista com os moradores da casa, de modo a apurar variáveis como:

  • A rotina;

  • As preferências estéticas;

  • As necessidades;

  • As expectativas ao redor do projeto.

Deste modo, ele poderá elaborar uma decoração bonita e funcional, que equilibre os gostos e necessidades dos clientes.

No caso do casal com crianças pequenas, ele provavelmente recomendaria cores escuras, e que o projeto em tom de bege ficasse para quando elas crescessem.

Valorização do imóvel

A compra de um imóvel é sempre um investimento.

Como tal, é preciso adotar ações que garantam um bom retorno – neste caso, estratégias que valorizem a casa ou o apartamento.

Pode parecer algo bobo, mas um projeto de interiores bem elaborado é perfeitamente capaz de atuar como fator de valorização.

Uma pintura interna de casas bem feita, com cores que deixem o ambiente mais amplo e aconchegante.

Pode mudar radicalmente a impressão que corretores de imóveis, bem como inquilinos ou compradores em potencial, têm do imóvel.

Assim, além de vendê-lo ou alugá-lo por um valor mais alto, ele tende a ser escolhido mais rapidamente que uma unidade em mau estado de conservação.

Economia de tempo e dinheiro

Ao escolher uma tinta para parede, quem nunca errou na quantidade necessária para um cômodo?

Ou, então, escolheu um tom que parecia lindo na cartela, mas que se revelou um desastre na parede?

Situações como estas são comuns em reformas, e, normalmente, causam retrabalhos, atrasos e prejuízos financeiros.

Um designer de interiores minimiza o risco de algo assim acontecer.

Seu olho treinado para elementos decorativos e funcionais permite que ele detecte rapidamente uma má ideia, sugerindo algo melhor a seu cliente.

Assim, por mais que seja necessário pagá-lo, o andamento mais tranquilo da intervenção costuma compensar o investimento.

Contratação de mão de obra de confiança

Uma coifa ou depurador de ar é um equipamento fundamental em cozinhas industriais e domésticas.

Este aparelho ajuda a purificar o ar no interior do ambiente, evitando que o odor dos alimentos o domine.

Assim, é extremamente útil no preparo de pratos como peixes, frutos do mar em geral e frituras.

Contudo, para que ela funcione bem, deve ser instalada corretamente.

E, muitas vezes, contrata-se um profissional que não é qualificado para o trabalho, o que causa prejuízos aos ocupantes do imóvel.

O designer de interiores, por outro lado, lida com profissionais da área de reforma e construção de maneira praticamente diária.

Como ele conhece o mercado, saberá quais são os que fazem um bom trabalho e aqueles que só costumam trazer problemas.

Deste modo, ele com certeza conhecerá alguém que faça uma boa instalação de coifa em apartamento, bem como pintores, carpinteiros e pedreiros de confiança.

Além de evitar prejuízos, isso faz com que o andamento do projeto seja muito menos estressante para todos os envolvidos.