5 dicas para decoração de escritórios

Quando falamos em decoração, pensamos sempre em casas e apartamentos. Mas esquecemos que locais comerciais e de trabalho também precisam ser estruturados e planejados de maneiras agradáveis.

Inclusive, uma das vantagens de se pensar na decoração para escritórios é proporcionar um lugar agradável tanto para os clientes quanto para os próprios funcionários, que podem produzir ainda mais por conta disso.

Por isso, separamos algumas dicas de decoração para escritórios que podem ajudar quem está pensando em mudanças ou quem está começando um negócio próprio.

1. Planejar é o primeiro passo

Não é porque é decoração que não precisa de planejamento. Planejar o que fazer, onde instalar determinados objetos e qual é o tamanho do ambiente é fundamental para que as ideias possam sair do papel e ser executadas de maneira positiva.

Nesse momento entra a análise do intuito do escritório: ele é para apenas uma pessoa e pode conter apenas uma mesa ou ele prevê receber vários clientes, precisando de uma baia de atendimento 3 lugares?

Além disso, planejar também significa preparar o orçamento que será necessário para essa tarefa. Assim, é possível estar pronto e evitar surpresas desagradáveis.

Algumas dicas para um bom planejamento são:

  • Coloque as ideias no papel;
  • Pesquise referências;
  • Lembre do seu orçamento;
  • Peça ajuda profissional.

2. Definir as cores pode auxiliar muito

Outra dica importante para quem está pensando em decorar um escritório é escolher as cores base.

Isso significa escolher qual tom irá se destacar no local. Ele pode estar presente em móveis e pisos. Por exemplo, escolher um piso vinílico madeira pode fazer com que o local seja mais puxado para o marrom, o que lembra decorações mais rústicas.

O importante, nesse caso, é saber combinar peças e cores. Tudo é possível no meio da decoração, desde que se tenha bom gosto e se saiba ornar alguns padrões.

Ambientes que pedem mais atividade combinam com cores como amarelo, vermelho e azul turquesa, que são ótimas para objetos e apetrechos decorativos.

Já para pessoas mais sérias, um local com cores mais sóbrias, piso epóxi industrial e sem muito exagero de tons fortes pode ser uma sugestão.

3. Como será a iluminação do ambiente?

Definir a iluminação necessária auxilia no momento da decoração porque, dependendo do padrão desejado, ela pode se modificar.

Além disso, existem diversos tipos de iluminação no mercado, desde luminárias modernas até sancas com placa de gesso para refletir a luz.

Independente de como será, definir a iluminação antecipadamente pode ajudar, inclusive, a escolher quais os locais dos móveis e outros objetos de decoração.

Essa parte é muito importante por conta, também, dos mínimos detalhes. Ela influencia até nas cores dos móveis e no orçamento final.

Dependendo da forma que ela será instalada, pode combinar mais com teto branco clássico ou com forro de madeira. Isso porque, na decoração, todos os pontos são importantes: do chão ao telhado.

4. Ser criativo é uma ótima ideia!

Para acertar mesmo na decoração, ser criativo é uma ótima ideia. Inovar e fugir do estabelecido classicamente pode trazer muitos elogios positivos e, inclusive, atrair mais clientes.

Por que ter divisorias de madeira comuns quando se pode ter estantes com livros no lugar? Por que optar por apetrechos tradicionais quando se pode escolher alguns diferentes? Mas vale lembrar: ser criativo não significa ser exagerado.

Para pessoas com o perfil menos extravagante, é possível ser criativo e, ao mesmo tempo, manter a seriedade. O diferencial é fugir do comum.

5. Aposte em espelhos

As pessoas às vezes esquecem, mas os espelhos, além de serem lindos objetos decorativos, também são uma ótima forma de aumentar o ambiente.

Dependendo da forma como for decorado ou do perfil de quem usará o escritório, podem ser instalados espelhos de diversos tipos: pequenos, grandes ou que peguem a parede inteira.

Móveis espelhados são outra opção nesse sentido, que fazem o local parecer mais moderno e elegante.

A decoração é uma área que pode ser muito benéfica quando bem trabalhada. Além de trazer mais prazer aos olhos, quando bem trabalhada proporciona mais conforto e organização.

A produção dos servidores aumenta e a vontade de trabalhar também. Isso sem contar na maior atração de clientes, que terão a impressão de um lugar mais bem cuidado e organizado.

Por isso, o mais recomendado é contratar um profissional para planejar e organizar a decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *