6 dicas para reformar ou construir uma garagem correta

Um espaço que precisa de muitos cuidados em uma residência ou em um prédio é a garagem. Por causa disso, sua construção deve ser planejada, assim como sua reforma e sua manutenção.

Isso, porque a garagem é um espaço que protege o carro e, além disso, protege o próprio ambiente residencial ou comercial. Sendo assim, é essencial que ela tenha sistemas de segurança adequados.

Para fazer uma reforma e a manutenção de maneira correta, principalmente em condomínios, é preciso seguir alguns passos. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos 6 dicas sobre o assunto. Confira-as a seguir.

1. Contratar especialistas

Apesar de não parecer, a reforma de garagens de condomínio é muito complexa. Inclusive, existem normas legais que delimitam o que pode ou não pode ser feito.

Dessa maneira, a melhor forma de acertar em todos os pontos escolhidos é contratando engenheiros e arquitetos que entendam do assunto.

2. Revestimento epóxi para a garagem

Uma dica essencial para a reforma ou a construção de uma garagem, seja ela de um condomínio ou de um estabelecimento comercial, é apostar no revestimento epoxi.

Isso, porque a pintura epóxi é um tipo de material muito resistente e durável, normalmente utilizado em ambientes onde o fluxo é grande. Além disso, é um revestimento que suporta muitos pesos, como de maquinários e carros. Assim, é a tinta ideal para uma garagem.

Outras vantagens e características do epóxi são:

  • Fácil limpeza e manutenção;
  • Resistência à abrasão;
  • Proteção contra a umidade;
  • Boa aderência a diversas superfícies;
  • Proteção contra infiltração;
  • Preservação do brilho.

3. Sistema de segurança para a garagem

O sistema de segurança é um dos pontos principais quando o assunto é garagem. Em razão disso, realizar o planejamento antecipado dessa parte é uma ótima dica.

Isso, porque, como sabemos, a garagem é o lar dos automóveis, que normalmente têm um valor elevado. Dessa forma, investir em sistemas de segurança, como alarmes em Sorocaba e câmeras de segurança é o mais indicado.

Aliás, sabemos que, hoje em dia, o ideal é ter um sistema de segurança no ambiente como um todo, seja ele em condomínios, casas ou ambientes comerciais.

Por causa disso, é necessário que o bloco estrutural do local seja pensado dessa forma, a fim de oferecer tranquilidade a quem frequenta o espaço.

4. Estrutura externa

Toda vez que falamos em garagem, a primeira imagem que vem à nossa mente é a parte de dentro do ambiente. Mas a garagem também conta com a parte externa. Isso envolve desde portão até telhas. Inclusive, um dos materiais mais recomendados para essa estrutura é a telha sanduíche.

É um item fácil de encontrar e com um ótimo custo benefício. Ao pesquisar telhas sanduiche onde comprar, facilmente você vai achar um local próximo que ofereça esse tipo de material.

A escolha do portão é outra preocupação importante. Na maioria dos casos, a escolhida é a porta de ferro externa, que apresenta resistência, durabilidade e segurança para o espaço.

5. Planejamento da garagem

Ter um planejamento completo do que fazer em relação à reforma ou à construção de uma garagem vai ajudar muito no momento de colocar a mão na massa.

Dentro desse planejamento, deve constar assuntos como orçamento, prazos, cronograma, materiais e tipos de profissionais que serão contratados. Isso é ainda mais importante quando a obra for feita em condomínios, já que pode deixar os moradores até mais tranquilos.

Inclusive, no momento de passar a reforma ou a construção em assembléia, ter um planejamento completo também facilita a conversa e os debates.

Nesse planejamento devem haver, também, todos os problemas que devem ser evitados e que precisam ser resolvidos (em caso de reformas). Infiltrações, manutenções, problemas com o piso e pinturas são alguns desses pontos.

6. Logística

No caso de uma reforma em condomínios ou garagens de locais comerciais (como shoppings, por exemplo), é preciso analisar, também, a logística. Ou seja: qual será o quebra-cabeça de encaixe dos carros?

Como o espaço vai suportar determinadas quantidades de automóveis? Será preciso abrir um novo espaço?

Todas essas questões devem estar dentro do planejamento. Porém, colocamos um ponto fora nessa lista de dicas pois é um item facilmente esquecido, apesar de muito importante. Até mesmo o tamanho dos carros deve entrar nesse debate.

Seguindo essas dicas, a reforma ou a construção da garagem será feita de maneira muito mais segura e eficaz. Apesar de continuar sendo um trabalho complexo, ter na ponta do lápis todos os pontos é mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *