Cuidados e equipamentos utilizados na construção

Profissionais da área da engenharia civil sabem que o seu trabalho não é fácil. Afinal de contas, cabe a eles projetar e erguer edifícios inteiros, além de projetos diferenciados, como barragens.

Assim, para que isso seja possível, é fundamental conhecer não apenas as boas práticas do setor, como, também, os últimos lançamentos de materiais e soluções que podem deixar uma obra mais eficiente.

A boa notícia é que, graças à internet, você pode conhecê-las mesmo que seja um leigo. Assim, caso haja alguma intervenção em sua residência ou estabelecimento comercial, você poderá participar mais ativamente da reforma, de modo que os resultados sejam melhores.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo este artigo e confira alguns itens e técnicas usados na construção civil que nem todos conhecem.

  1. Assessoria e consultoria especializadas

É comum que o gestor de uma obra creia que ninguém conhece o projeto melhor do que ele mesmo, que participou de todas as suas fases.

O problema é que, por mais que isso normalmente seja uma vantagem, pode rapidamente se converter em uma dor de cabeça: é muito fácil que o profissional fique com o olhar viciado e tenha dificuldades em obter novos insights.

A boa notícia é que há uma solução para esse problema. Assim, basta buscar empresas de gerenciamento de projetos de engenharia.

Tais estabelecimentos contam com uma equipe qualificada que, por sua vez, pode prestar serviços de assessoramento e consultoria diretamente no canteiro de obras.

Assim, eles podem ter ideias e sugerir técnicas que não seriam imaginadas pela equipe que lida com o projeto todos os dias.

  1. Cobogó

Todo e qualquer profissional da arquitetura te dirá o mesmo: o aproveitamento da luz natural é uma das melhores coisas que podem ser feitas em um projeto.

Isso porque, além da economia financeira (será preciso usar menos eletricidade), isso tende a valorizar o ambiente, fazendo com que ele fique mais aconchegante e bonito.

Por conta disso, há diversos itens que podem ser usados para deixar a luz do sol entrar em um imóvel. Um deles é o cobogó, que é uma espécie de tijolo vazado, que, por sua vez, melhora a ventilação e a iluminação do cômodo.

Ele está disponível em diversos modelos, tais como:

Vale ressaltar que, para que todos os benefícios oferecidos por esse item se concretizem, sua instalação deve ser devidamente planejada, além de feita por um profissional qualificado. Do contrário, as chances de problemas são grandes.

  1. Cola de silicone

Com a escassez de terrenos para novos projetos imobiliários, as construtoras têm investido cada vez mais na verticalização – ou seja, na construção de edifícios com muitos andares.

Por mais que isso normalmente seja visto como algo muito prático, esses projetos também trazem desafios, como a infiltração: os patamares mais altos são especialmente vulneráveis a elas.

A boa notícia é que há uma série de soluções elaboradas especificamente para resolver esse problema.

Uma das mais populares é o uso da cola de silicone: como o seu próprio nome diz, trata-se de um fluido feito a base desse material, que tem como principal função unir duas peças, de modo a evitar que elas se soltem.

Além disso, esse material é impermeável e, assim, pode ser de grande ajuda para evitar os problemas causados por infiltrações.

Entretanto, para que você possa usufruir de todos os benefícios proporcionados por esse item, é essencial que o adesivo de silicone seja aplicado da maneira correta – ou seja, com a ajuda de uma pistola específica para essa funcionalidade. Do contrário, há a possibilidade de que ele não cumprirá suas funções corretamente.

  1. Blocos de cimento

Quando o assunto é construção civil, boa parte das pessoas logo imagina uma estrutura feita com tijolos e argamassa.

Por mais que essa seja a técnica construtiva mais usada no país, ela não é a única que existe. Há muitos outros métodos que podem ser aplicados para erguer uma edificação.

Uma dessas alternativas é o uso do bloco de cimento ao invés do tijolo tradicional de cerâmica.

Ele proporciona benefícios como uma maior resistência para suportar as forças da estrutura, além de serem mais leves e, assim, tornarem a execução da obra mais rápida e prática.