Conheça as formas de acabamento de uma casa

Um item importantíssimo e fundamental para dar acabamento às escadas das residências é o Corrimão de madeira ou produzido de outro material.

Ele é um produto considerado indispensável para qualquer tipo de escada, pois tem a função essencial de garantir a segurança e a acessibilidade de quem se movimenta pela casa, principalmente em imóveis que tenham crianças e idosos.

Dependendo do projeto, o corrimão pode se tornar um item que, além de funcional, pode ser parte da decoração. No mercado atual há uma gama de materiais que os corrimões são fabricados, dos tradicionais até os mais modernos. Alguns deles são:

  • Madeira;
  • Vidro;
  • Ferro;
  • Alumínio ou aço inox;
  • Corda.

O corrimão de madeira é considerado o mais comum, porque traz beleza e, tem resistência e durabilidade. Outro ponto positivo é que a madeira permite a criação de corrimões com estilos e formas variadas, isso, consegue se encaixar em diferentes projetos de decoração.

O corrimão de madeira pode ser aplicado em áreas internas e externas.

O de vidro é o material predileto para um ambiente moderno e clean, mesmo com a aparência frágil, ele é muito resistente e durável, podendo ser utilizado sem medo e com segurança. Mas ele é indicado somente para áreas internas.

Os materiais de alumínio e aço inox são bastante recomendados para os corrimões, porque ambos são resistentes, duráveis e quase não precisam de manutenção.

Também é possível criar formas e volumes diferenciados, moldando o corrimão ao projeto de interiores. Assim, podendo ser usado em áreas internas e externas.

Os corrimões de ferro têm um ar retrô, contudo, podem ser utilizados em outros modelos de decoração. É um material altamente resistente, permitindo a criação de diferentes modelos de corrimão. Dentro da residência sofre menos desgastes, assim, tendo menos manutenção.

Saiba mais sobre os atributos do gesso

gesso é um produto pulverulento (em pó) com coloração branca e espessura fina, conseguido a partir da calcinação da rocha gipsita. Aqui no Brasil é fácil de encontrá-lo, pois há muitas gipsita aqui.

É um produto cheio de vantagens, como assegurar uma aplicação simples e rápida, pois se comparado ao reboco que precisa de duas ou três camadas até a finalização, a massa de gesso precisa apenas de uma única etapa.

A aderência do gesso dura sete dias, pois possui propriedades aglomerantes, isto é, misturado com água, endurece em pouco tempo, dando liga total.

Ele também agrega economia, custo-benefício e, ainda, tem um acabamento em gesso que traz um ótimo efeito estético, em formato de sancas nos cômodos e paredes, tem efeito de massa corrida, divisórias, pode ser feito Moldura de gesso e até combinar com diferentes materiais de acabamento como cerâmicas, porcelanatos, vidros, entre outros.

Consegue ter um bom destaque como isolante térmico, pois, se aplicado no acabamento de paredes ou superfícies, consegue manter uma temperatura interna regulada por mais tempo e isolada da externa. Também melhora a acústica dos ambientes ao usar placas recheadas com lã de vidro.

O gesso se divide em quatro tipos básicos: gesso acartonado, gesso em pó, placas de gesso e blocos de gesso.

O gesso acartonado, drywall, é o mais usado na construção civil para forros, paredes e divisórias. Sua estrutura junta chapas de gesso e aço galvanizado e com os revestimentos adequados, é um eficaz isolante acústico e térmico.

O gesso em pó é aplicado em pequenos reparos, ou seja, em corrigir rachaduras superficiais ou tapar buracos. As placas de gesso convencionais são para forros e os blocos são para construção de balcões, paredes e divisórias.

Veja as características do piso de madeira

Ao optar pelo Piso de madeira colocado o ambiente ganha conforto, aconchego e elegância, pois por ser fabricado com madeira é considerado um piso clássico.

Além disso, é um produto com alta durabilidade se comparado a outros modelos de pisos e, ainda, atribuindo alguns benefícios.

Entre suas vantagens está sua versatilidade, pois o piso de madeira colocado harmoniza qualquer ambientação do imóvel, dando grande valor ao lugar e valorizando a decoração, isto ajuda na possibilidade usar tapetes para enriquecer a decoração.

Em relação à manutenção é simples e fácil, pode-se fazer com um aspirador de pó em todo o piso ou varrer, pode esfregar o piso desde que seja com um produto específico para madeira.

A raspagem do piso somente é solicitada se a madeira do piso estiver muito gasta, mas é recomendado a contratação de uma empresa especializada no serviço.

Pois ela assegurará uma manutenção de forma correta e trazendo o aspecto de madeira nova com muito brilho. Escolha uma técnica que não produza muito pó, pois ele pode prejudicar a saúde de quem aspira.

O piso de madeira tem caráter hipoalérgica, ou seja, não causa alergia e, outro ponto importante, é que não utiliza de produtos químicos para limpá-lo.