A fachada se transforma com material adequado

O acabamento é um dos pontos mais importantes de qualquer construção. Seja no setor residencial, seja no setor comercial, é preciso que a fachada tenha um diferencial.

No caso de casas e prédios residenciais, a fachada é um modo de demonstrar as características empregadas na arquitetura, com os diferentes estilos que o trabalho oferece.

Já no setor comercial, a fachada é um modo de apresentar aos clientes, de maneira convidativa, o empreendimento a que se está destinado, com o fornecimento de produtos que tenham a ver com o público consumidor.

A importância da adequação dos materiais de uma fachada

Para chegar às características desejadas, é preciso que sejam realizados diversos estudos, pesquisas e projetos, para que possam atender diversos pontos de funcionamento.

A regionalização de um empreendimento, seja residencial ou comercial, e até mesmo no setor industrial, precisa ser levado em consideração, pois muitos materiais se adaptam melhor ao tipo de clima, à umidade relativa do ar e até mesmo a movimentação de veículos deve ser calculada.

Desse modo, as vibrações emitidas por veículos, como carros, motos, ônibus e caminhões em uma avenida movimentada precisam ser medidas.

Isso deve ocorrer para que a fachada receba o material adequado, que irá suportar as movimentações, mesmo que mínimas, mas que podem acarretar em manutenções conforme o passar do tempo.

Com todas essas caracterizações devidamente observadas em um projeto, lojas localizadas em centros comerciais precisam escolher o material que irá compor a fachada e mesmo o interior dos comércios.

O mercado de comunicação visual tem indicado o uso de chapa de ACM para revestir tanto áreas internas quanto áreas externas.

Como é fabricado com duas placas de alumínio interpostas, que cobrem uma estrutura de baixa densidade formada por um material termoplástico de polietileno, pode ser facilmente adaptada ao revestimento de fachadas e estruturas de exposição interna.

Com a possibilidade de pintura ou anodização, sua estrutura é uniforme, resistindo às intempéries do clima.

O peso deste tipo de estrutura é relativamente leve, podendo ser encontrado também em edifícios comerciais e residenciais, sem comprometer o projeto de sustentação do empreendimento.

O investimento neste tipo de chapa de ACM preço é justificado por suas qualidades de adaptação, tanto em forma, quanto em tamanho a ser aplicado nas estruturas.

Os profissionais que trabalham com este tipo de material destacam diversas vantagens, além da durabilidade, como a limpeza de fácil realização e a variedade de cores que podem ser aplicadas sobre o material, seguindo as características comerciais e quando necessário.

Tratamento do material

Além de todos estes adjetivos, os profissionais ainda elogiam a facilidade na conformação de chapas que pode ser aplicada neste material, alcançando diferentes desenhos geométricos e tamanhos de fachada a ser aplicada nos comércios e prédios residenciais.

Os processos de trabalho mais utilizados, para alcançar o modelo ideal na produção de uma fachada, podem ser:

  • Forjamento, com o uso de moldes;
  • Processo de estampagem, com corte e usinagem;
  • Laminação com corte quente ou frio;
  • Processo de corte e dobra simples.

Todos esse processos devem ser realizados em oficinas especializadas, com profissionais e ferramentas preparadas para realizar os serviços de forma eficiente e de acordo com os projetos desenvolvidos.

Com o forjamento da chapa, é possível ter um bom aproveitamento de todo o material que é utilizado na fabricação de uma fachada, pois o recorte pode ser feito de acordo com o tamanho do projeto.

De modo geral, no procedimento, o material é deformado com a aplicação de uma força de compressão, assumindo os contornos desejados.

Dependendo do material utilizado, como no caso de uma chapa Acm, a estampagem pode ser o melhor processo a ser aplicado, pois sua estrutura se transforma conforme o uso de modelos de força vertical, que mantém o formato desejado, como em letras e números que compõem fachadas de residências e prédios.

A laminação com corte quente ou frio dependerá da estrutura do material a ser utilizado. Por ser um material mais resistente, mas de características mais brutas, antes de qualquer tratamento, o aço pode ser um material que se utiliza desse processo.

Este processo se dá mais no setor industrial, na fabricação de tubos e peças veiculares, por exemplo, ou então na fabricação de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras.

O corte simples é aplicado nos demais tipos de materiais que precisam ser trabalhados, em qualquer setor da indústria ou construção civil.

Com isso, percebemos a importância de um projeto e as diversas aplicações que podem ser empregadas nele.