Os vários serviços de pintura para áreas externas

Obter um serviço de pintura eficiente para as áreas externas é algo essencial para qualquer tipo de construção.

Seja uma casa, um condomínio, uma loja, uma indústria ou uma empresa, a pintura é de grande importância para montar toda o aspecto visual daquele espaço, colaborando para a sua beleza e, em alguns casos, com a identidade de uma marca.

Pensando nessa questão, neste texto, falaremos um pouco mais a respeito dos diferentes trabalhos envolvendo pinturas e que são feitos em uma série de ambientes.

As pinturas comerciais

A pintura comercial recebe esse nome quando o trabalho de pintura está voltado para estabelecimentos comerciais, tais como:

  • Faculdades;
  • Lojas;
  • Shoppings;
  • Supermercados;
  • Entre outros.

Esse tipo de serviço geralmente é oferecido por empresas especializadas, que conseguem oferecer resultados de qualidade por meio de uma série de ações envolvendo planejamento e execução da pintura.

Assim, a pintura comercial precisa começar levantando uma questão importante: qual é o público-alvo? A partir desse questionamento, a empresa irá:

  • Obter as características do público e do produto;
  • Pensar na combinação de cores que o cliente deseja;
  • Verificar a harmonização das cores com o resto do ambiente;
  • Conferir a arte, os detalhes e as texturas ideias para a pintura.

Após isso, a empresa irá reconhecer qual é a superfície que vai ser trabalhada, a qual pode ser de ferro, madeira ou simplesmente alvenaria. Dessa forma, é possível saber qual o método de preparação da superfície a ser utilizado. Por fim, ocorre a pintura.

A pintura residencial

Uma empresa de pintura residencial, diferentemente do item anterior, é uma firma que conta com profissionais especializados em oferecer pintura para ambientes residenciais, como casas, prédios de condomínios, entre outros.

A diferença entre a pintura comercial e a residencial se dá pelo fato de que a residencial procura muito mais se adequar ao gosto do cliente, enquanto que a outra está focando na imagem que o público de uma marca irá ter a respeito dela.

Assim, as tarefas desempenhadas na pintura residencial envolvem a elaboração do orçamento de pintura residencial. Ambas necessitam de um trabalho com softwares para a apresentação de um modelo base para o cliente.

Após a aprovação desse modelo digital de como ficará a pintura, o trabalho é realizado, após a aplicação de métodos de preparo da superfície.

No caso do trabalho feito pensando na área externa das casas, existem vários espaços que podem ser pintados, como os muros da residência, as paredes externas que estão dentro dos muros, a fachada de casas, entre outros.

A pintura texturizada

Quando se fala do trabalho com pinturas, muitas pessoas não acreditam que elas possam ser um elemento principal para a decoração dos ambientes, e não um mero complemento.

É por essa razão que as texturas de parede estão crescendo bastante em ambientes residenciais e comerciais. A textura de parede fornece um aspecto único e estético para as superfícies de um espaço.

A textura é feita com uma base acrílica semelhante a uma massa corrida. Mesmo assim, é possível pintar paredes com diversas cores diferentes, inclusive aquelas personalizadas, adaptando-se ao gosto do cliente.

A aplicação das texturas é feita sobre uma superfície pintada de branco, sendo que os tipos de texturas podem ser os mais variados possíveis: linhas internas, linhas que saltam para fora, formas circulares, “arranhões”, entre outros.

O efeito texturizado só pode ser obtido por meio de técnicas específicas, como a utilização de equipamentos adequados (desempenadeiras dentadas e lisas, esponjas, trinchas, etc).

A pintura de impermeabilização

A impermeabilização é uma necessidade muito grande para construções que ficam próximas a locais chuvosos, próximos à praia ou que possuam uma umidade muito grande no ar, fazendo com que as paredes da região fiquem expostas ao risco de surgimento de fungos e mofos.

Para combater essa situação, os serviços de impermeabilização existem para evitar o surgimento de tais manchas.

Os produtos impermeabilizantes podem ser aplicados em lugares como muros, fachadas, pilares, paredes externas ou internas com o objetivo e impedir a passagem da umidade para a parede.

Além disso, tais impermeabilizantes também atuam como bons bloqueadores de raios ultravioletas.

A necessidade da impermeabilização é ainda maior pelo fato de que, caso a proliferação dos fungos e da umidade seja muito grande, a estrutura de uma casa pode perder a sua resistência, colocando em risco a segurança de seus moradores.