Dicas de pisos e revestimentos para acabar com as suas dúvidas

Quem está construindo ou reformando geralmente tem muitas dúvidas quando o assunto são pisos e revestimentos. Se você der uma olhada nas lojas de materiais de construção, existem tantas opções que fica difícil escolher uma.

E quando o assunto é o piso, essa variedade aumenta ainda mais, são diversos materiais, cores e preços, o que permite que cada obra tenha aquele tipo de piso ideal. Mas qual é o ideal?

Para responder a essa pergunta você precisa saber o que é mais importante para você, como praticidade, manutenção simples, limpeza facilitada, dentre outras questões.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre algumas opções de pisos e revestimentos, para que você conheça um pouco mais sobre o assunto e tome a decisão certa. Acompanhe.

Tipos de pisos

Não da para falar sobre todos os tipos de pisos disponíveis no mercado em um único artigo, pois são muitos. No entanto, vamos falar sobre alguns dos principais, aqueles que são mais procurados por quem está construindo e que não saem de moda.

E um dos queridinhos é o piso vinílico, isso, porque esse piso é o famoso e prático PVC, um material que pode ser utilizado em toda a construção.

Trata-se de um tipo de piso leve e de fácil instalação e, por falar nisso, o piso vinílico instalação precisa, de preferência, ser aplicado sobre um contrapiso liso e com uma cola apropriada.

Optar pelo piso vinílico traz diversas vantagens, como:

  • Antialérgico;
  • Alta durabilidade;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Variedade de cores e texturas;
  • Sustentável;
  • Imitação perfeita da madeira.

O que mais atrai a atenção das pessoas para o vinílico é o fato de ele se parecer muito com a madeira. No entanto, ele não acumula poeira, é mais prático para limpar e não necessita de tanta manutenção.

Outra opção muito procurada pelos mesmos motivos é o piso madeira laminado. Trata-se de um piso feito com microfibras de madeira, que pode ser colocado de duas formas, sendo por meio de colagem ou encaixe.

Para quem tem ar condicionado, esse tipo de piso é ideal porque ele permite um controle melhor de temperatura, em razão do isolamento térmico, e pode ser usado em diversos ambientes como sala, corredor e quartos.

Para limpá-lo, basta apenas a utilização de um pano úmido, e outra grande vantagem é que existe, também, a opção hipoalergênica.

Mas se você valoriza a madeira verdadeira, pode preferir o assoalho. O assoalho de madeira é um clássico das construções, um tipo de piso mais nobre e que valoriza o imóvel.

Trata-se de um piso de madeira de tábuas corridas que se encaixam e dão mais firmeza e durabilidade. Para sua confecção, são usados diversos tipos de madeira como ipê, jatobá, marfim, dentre outros.

Cada tipo determina a cor da madeira, mas para manter esse tipo de piso sempre bonito, é importante que sejam feitas manutenções.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre alguns tipos de pisos, no próximo tópico, vamos falar sobre outras opções. Acompanhe.

Pensando no rodapé e pintura

Existem alguns detalhes que fazem toda a diferença, como no caso dos rodapés. Esse item pode ser fabricado em diversos materiais, como o gesso, e um clássico das construções é o rodapé branco.

Os rodapés protegem a parte mais baixa da parede e conferem mais conforto e beleza aos ambientes onde estão presentes. Se você comparar uma construção com rodapé e uma sem, vai notar essa diferença. É possível encontrá-lo em diversos tamanhos, cores e materiais.

Para quem quer dar uma renovada em casa, sem precisar entrar em grandes reformas, uma das maneiras mais práticas é a pintura epóxi. Trata-se de uma tinta indicada para a pintura de azulejos e pisos, sendo muito resistente à abrasão e é impermeável.

Ou seja, essa tinta evita que a umidade prejudique os azulejos e a estrutura do imóvel, além de evitar o surgimento de mofos decorrentes da umidade.

Portanto, se você quer dar aquela renovada no piso de sua cozinha, banheiro, área externa etc., mas não quer gastar muito, pode contar com a pintura epoxica para pisos.

Com essas dicas, vai ficar muito mais fácil de decidir o que fazer. Mas lembre-se de procurar sempre pelas melhores lojas e pelos melhores profissionais, juntamente com produtos de qualidade. Desse modo, você garante o sucesso de sua construção ou reforma.