Organização e planejamento permitem economia na construção

A disponibilidade de um terreno em áreas com aclive obriga as incorporadoras imobiliárias e os investidores do setor a contratar diferentes serviços para melhor adaptação de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais.

Até mesmo a área rural precisa ter um estudo adequado para que possam implementar o cultivo de produtos alimentícios, como frutas, verduras e legumes. Terrenos com baixo índice de acidente geográfico podem ser bastante produtivos para determinadas criações, como ovinos e bovinos.

Topografia do terreno

A nivelação pode ser feita com máquinas especiais após estudos e levantamento planialtimétrico do terreno, com toda a análise sendo realizada por profissionais capacitados, como topógrafo, utilizando ferramentas tecnológicas com precisão apurada, o que gera resultados eficientes que serão determinantes para a implantação da construção em questão.

O posicionamento do terreno, a partir do posicionamento ao norte, é apresentado à construtora com todas as medidas relativas ao terreno e os diferentes tipos de nivelação. Essa aplicação também pode ser feita para:

  • Elaboração de estruturas rodoviárias e ferroviárias;
  • Implementação de açudes e barragens;
  • Determinação de altura dos prédios;
  • Terraplanagem e uso do solo.

O levantamento altimétrico também é aplicado em diferentes empreendimentos imobiliários para determinar a altura do terreno e a possibilidade de instalação de imóveis, abertura de ruas e avenidas, respeitando as características de cada área, facilitando o trabalho a ser desenvolvido.

Paredes e pisos com recorte regular

Por ser necessária a adaptação do terreno, conforme sua disposição, nas áreas destinadas para cada modelo de estabelecimento imobiliário, é preciso também fazer o reforço nas estruturas de fundação, e nas paredes que determinarão a área de atuação de um imóvel.

Como muitas estruturas precisam receber toda a carga de aterramento, é preciso fazer adaptações posteriores para a instalação do sistema hidráulico, com a passagem de canos em todas as extensões necessárias.

Banheiros, lavabos, suítes, cozinha e área de serviço são os principais pontos de instalação de torneiras. A saída para o despejo da água utilizada deve ser feita por meio de ralos, assim como o encaminhamento do esgoto para as redes de tratamento.

Para abrir o chão, que já pode contar com piso de concreto, é possível realizar o aluguel de martelete, que possui diversos modelos, podendo ser adaptado à necessidade de aplicação em uma obra.

Para abrir canaletas, por onde passam as tubulações, esse tipo de ferramenta é ideal e pode ser operada de maneira fácil, com a adaptação de ponteiros, brocas e talhadeiras.

As instalações elétricas também devem ser realizadas por toda a estrutura imobiliária. A abertura de canaletas nas paredes e nos tetos pode ser feia com a locação de martelete, pois é um equipamento completo que tem como principal função a perfuração de superfícies.

O impacto produzido pelo martelete, por meio de um mecanismo pneumático com a compressão de ar e repassada para a broca, é reduzido com a absorção do impacto pela ferramenta.

Isso aumenta a produtividade dos profissionais que estão à disposição para a realização dos trabalho com mais praticidade, segurança e economia de tempo.

A facilidade aplicada nos recortes regulares pode ser vista também em concreto armado, em que é preciso equipamentos mais brutos. Por isso, o aluguel de britadeira pode ser necessário para a abertura em áreas que recebem veículos, como uma garagem.

A disposição do sistema elétrico e do sistema hidráulico pode determinar o uso desses equipamentos, pois muitos ainda precisam dos serviços de terceiros, que são disponibilizados pelas concessionárias de energia e abastecimento de água e esgoto.

O recorte em pisos e paredes pode ser feito de maneira rápida e eficiente, mas, nas partes altas de uma construção, é ainda mais fácil instituir o aluguel de andaimes SP, que permite o alcance com mais segurança e facilidade.

Assim como para as instalação de pontos de luz nos tetos residenciais e comerciais, os andaimes também são bastante eficientes para a pintura e o acabamento nas obras.

Com os equipamentos alugados, o custo de uma obra pode ficar mais atrativo para os investidores e mesmo para aqueles que precisam realizar uma reforma residencial ou comercial.

Eles terão equipamentos em perfeito estado, e que podem ser substituídos, caso algum defeito se apresente.

O acompanhamento de profissionais capacitados, que podem indicar a melhor forma de uso, também é uma vantagem que deve ser levada em consideração ao escolher a locação como uma maneira de ter o melhor equipamento de trabalho à disposição da equipe de atuação nas obras.