Qual o melhor fogão para a sua cozinha?

É um erro acreditar que todo fogão é exatamente igual. Esses itens, que são importantes para a vida de tantas pessoas, podem ser encontrados em diversas formas, tipos, cores, tamanhos e funções.

No entanto, deve-se observar qual tipo de fogão é ideal para cada tipo de casa. Pensando nisso, o texto abaixo visa esclarecer algumas dúvidas sobre os tipos de fogões mais utilizados nas cozinhas atuais, indicando qual o tipo mais adequado para cada situação.

Fogões a gás 

Os fogões a gás são um dos tipos mais utilizados, podendo ter um número de queimadores que varia de dois a seis. Uma das principais vantagens dos fogões a gás é que seus modelos geralmente são mais baratos.

Além disso, esse tipo de fogão se destaca pela praticidade, já que quase todas as casas no Brasil possuem aberturas para encanamento ou para instalação de botijão e é fácil de limpar, principalmente se você contar com mão de obra terceirizada limpeza.

Neste último caso, é necessário comprar gás de cozinha para que o fogão funcione, portanto este item é amplamente utilizado em áreas residenciais para processar alimentos simples e menos complicados no dia a dia.

Fogões elétricos

O fogão elétrico é uma novidade para muitos lares devido à praticidade deste aparelho. O funcionamento deste modelo é diferente do modelo anterior, pois utiliza eletricidade para cozinhar os alimentos.

A corrente aquece os queimadores, que então aquecem a panela. Seu design elegante e preço são os fatores que geralmente animam as pessoas, que contratam serviços de engenharia elétrica para uma melhor instalação.

No entanto, deve-se ter cuidado ao projetar o sistema elétrico da casa, pois a tensão da rede é essencial para o funcionamento. Além desse problema, o fogão elétrico é indicado para quem quer um aparelho muito funcional e charmoso para o dia a dia. 

Fogões a lenha

Este tipo de fogão é diferente de todos os outros fogões por trabalhar com lenha, mesmo levando mais tempo para preparar os alimentos, ainda os mantêm com um sabor único.

Por esta razão, os fogões a lenha são adequados para casas de campo, quintais ou mesmo espaços exteriores. Além disso, esse tipo de fogão é muito utilizado em restaurantes que preparam pratos caseiros. 

Fogões de mesa

Também chamados de “cooktop”, distinguem-se pelo fato de serem compostos apenas por uma placa superior com queimadores (que podem ser a gás, elétricos ou de indução).

Então podemos dizer que esse fogão pode ser fixado em uma superfície, o que exige um móvel sob medida para a cozinha ou para a área externa, que pode ser adquirido numa loja de móveis para jardim, pois o fogão tem que se adaptar ao layout do ambiente.

Nesse sentido, as cozinhas de mesa são ideais para quem deseja um layout de cozinha planejado, utilizando ilhas para abrigar a cozinha.  

Fogões industriais

Um fogão industrial, como o nome sugere, é um tipo de aparelho utilizado para cozinhar alimentos de forma mais intensa e em larga escala. Com efeito, este tipo de fogão apresenta algumas diferenças em relação aos fogões domésticos convencionais, tais como: 

  •  Maior velocidade de cozimento;
  •  Maior durabilidade;
  •  Maior poder de chama;
  •  Aumenta a resistência.

Por estas razões, este fogão é muito utilizado em ambientes industriais ou pessoas que necessitam de cozinhar muito durante muito tempo. Às vezes também podem ser utilizados em áreas externas, junto com a decoração de uma empresa de plantas ornamentais.

Devido ao interior em aço inox que compõe a cozinha industrial, pode ser utilizado em ambientes externos, onde está sujeito aos elementos que normalmente degradam as cozinhas convencionais.

Fogões portáteis

Por fim, temos um fogão portátil, aparelho cuja característica é poder ser transportado para vários lugares. É importante notar que os fogões portáteis vêm em muitas versões, como elétrico, a gás, lenha, indução e muito mais.

Pode ser levado para qualquer lugar, e por isso é muito utilizado por pessoas que percorrem trilhas, praias e até campistas. Além disso, apesar de seu tamanho e peso menores, não torna o fogão portátil menos potente que outros modelos.