PVC ou alumínio? Conheça as vantagens e desvantagens

Quando comparamos um mesmo produto de finalidade única com materiais diferentes em sua estrutura, pode-se analisar e determinar com mais concretude qual modelo se aproxima a necessidade/contexto em que será utilizado.

Para isto, é primordial o conhecimento dos componentes principais de cada variante existente, além de seus benefícios e possíveis problemas, garantindo assim, uma escolha consciente do tipo adequado. No que diz respeito ao ambiente da construção civil, acontece a contraposição de opiniões sobre dois diferentes substratos principais, na etapa de produção de esquadrias: o PVC e o alumínio.

Formalmente denominado cloreto de polivinil, o PVC é um plástico parcialmente constituído por petróleo – a matéria-prima de inúmeros substratos, exemplo este do plástico. Sua composição química contém também cerca de 60% de sua totalidade derivada do cloro, em companhia do etileno. Por outro lado, o alumínio é um metal de grande representatividade na produção industrial em âmbitos diversos, uma vez considerado o metal com maior índice de abundância no planeta.

A escolha do PVC ou alumínio deve ser feita a partir da necessidade

A aplicação de ambos os substratos no campo industrial, dá-se excepcionalmente em estruturas e objetos de construção civil – máquinas, moldes de acabamento ou decoração, ferramentas, entre muitos outros destinos. Optar por um ou outro (pvc ou alumínio) traz consigo uma bagagem de prós e contras que necessitam ser analisados.

O portão de pvc, importante exemplo desta situação, é uma alternativa às aplicações propostas por materiais, como alumínio ou aço. Considerados novidades, os produtos advindos do pvc estão tomando espaço no contexto mercadológico, justapondo-se a concorrentes enraizados e prestigiados pela clientela. É possível detectar uma leve expansão, da presença destes portões por parte considerável dos estabelecimentos e conjuntos domiciliares, sobretudo em âmbito urbano. No ramo de negócios, existem também tipos de janelas concebidas a partir do cloreto de polivinil, aspecto complementar a ideia da expansão dos usos do pvc na produção atual.

Outra fabricação deste tipo difundida é a cortina de pvc, popularmente conhecida como persiana, existente em locais como escritórios (uma parcela importante destes produtos é utilizada em espaços comerciais). Por fim, o perfil feito de pvc encerra a gama dos principais a partir desta opção de plástico. Destinado essencialmente em acabamentos, podem ser encontrados em inúmeras cores e tamanhos, em que o principal espaço situado são os rodapés de pisos e tetos. Estas são apenas parte das possibilidades ecológicas encontradas em circulação no comércio, substituindo variações metálicas, de madeira e outros plásticos.

Entre os benefícios garantidos ao optar pelas esquadrias em pvc, podem ser acentuados:

  • Eficiência no controle térmico do espaço;
  • Simples manutenção, necessitando apenas limpezas regulares;
  • Produto de origem sustentável;
  • Influência no desempenho da acústica do ambiente;
  • Fácil manuseados, devido sua leveza;
  • Durabilidade e resistência.

Contrapondo-se aos inúmeros benefícios, há também alguns aspectos que podem ser apontados, como desvantagens de sua utilização, como por exemplo a sensibilidade a grande incidência de Sol, consequentemente possíveis ressecamentos.
Modelos de portões fabricados a partir do alumínio, são também frequentes na entrada de espaços em cidades, sejam urbanas ou rurais. Similar ao componente do pvc, o alumínio é utilizado como matéria-prima para cortinas, janelas, perfis e outros artefatos. Em relação ao produto composto deste metal, algumas vantagens são similares ao tipo de pvc. Contudo, beefícios únicos são classificados, entre eles:

  • Resistência a intemperismos (ex.: chuva) e outros fatores naturais;
  • Enferrujamento nulo, que atinge esquadrias de materiais diferentes nos litorais;
  • Variedade nos acabamentos nele feitos;
  • Etc.

De maneira igual a qualquer mercadoria, os apontamentos contrários são identificados, em especial a problemática do isolamento térmico diminuto (acarretando em custos extras para atenuar este problema).

Contar com especialistas é uma forma de obter os resultados esperados

De acordo com o local no qual a esquadria será inserida, os modelos de PVC ou alumínio podem ser viáveis para o conjunto da obra ou reforma. Contudo, é importante a consulta de profissionais aptos a determinar qual dos dois se adequa a necessidade requerida. Dê preferência a fornecedores de qualidade, prontos para um bom atendimento.

Exemplos como o portão, a cortina e o perfil de pvc explicitam um dos preceitos do universo industrial no mundo contemporâneo – inovações tecnológicas que buscam juntamente disso alternativas sustentáveis, garantindo ainda um produto de qualidade que tenha um impacto significativo na visão da sociedade. São práticas conscientes em relação à situação do meio ambiente, que precisam de fato serem alavancadas por todos os meios – político, social, e principalmente o industrial.