Por que usar fechadura eletrônica?

Que atire a primeira fechadura quem nunca esqueceu a chave em algum lugar, perdeu ou simplesmente bateu a porta com a chave pra dentro. Passamos por inúmeras situações como estas em nossas vidas e todas nos deram muita dor de cabeça.

Sem contar com as vezes que a insegurança bate forte por deixar nossos lares por muito tempo sozinhos, com medo de possíveis arrombamentos. Mas com a evolução da tecnologia, é possível com um toque acabar com essa insegurança; a fechadura eletrônica já é uma realidade em muitos lares brasileiros.

E se você pensa que esse tipo de tecnologia é coisa só pra gente rica, está muito enganado. Já existem no mercado modelos acessíveis como os da Samsung e da Intelbras, inclusive muitos em que não é necessário fazer muitas modificações na sua porta atual, são os modelos que sobrepõem.

Então, além de terem um preço acessível, ainda há outras vantagens para se ter uma fechadura eletrônica em casa;

  • Segurança máxima contra tentativas de abertura ou violação e tranca dupla;
  • Modernidade; pois possuem muito estilo e sofisticação;
  • Fácil abertura; por cartão, biométrica, voz, senha numérica e código de acesso;
  • Instalação descomplicada; há modelos de sobreposição;
  • Função não perturbe; desabilita a abertura pelo lado de fora;
  • Função anti esquecimento; porta fecha automaticamente.

E as vantagens da fechadura eletrônica não acabam por aí! Se você por acaso pensou na sua conta de luz ou no que acontece na falta de energia, não se preocupe; há diversos modelos que utilizam baterias e até mesmo pilhas alcalinas que duram um ano inteiro e, ainda, avisam com uma semana de antecedência se a pilha ou bateria está prestes a acabar.

Se a sua fechadura for instalada na parte externa da sua empresa ou residência, procure por aquelas que possuem cobertura de policarbonato, pois possuem uma maior resistência que o vidro.

Tipos de fechadura eletrônica

Existem vários tipos de fechadura eletrônica e é necessário saber qual tipo de sistema é ideal par sua empresa ou residência. No caso de residências, há modelos que podem sobrepor o seu modelo de fechadura atual, sem precisar fazer grandes alterações na sua porta.

Já no caso de portões o até portas não tradicionais, como as de correr, é necessário escolher fechaduras eletrônicas que acompanhem o movimento da porta.

No Brasil, existem duas marcas que dominam o setor de fechadura eletrônica; Samsung e Intelbras. Ambas possuem diversos modelos, dos mais acessíveis aos mais caros, mas todos com sistemas de segurança de alto nível.

Fechadura rolete

Umas das fechaduras mais seguras, a fechadura rolete para porta pivotante serve como um auxiliar para manter o elo entre a porta e o batente, sem a necessidade de utilizar maçaneta na porta. As portas pivotantes são portas que não possuem dobradiças fixas como as portas comuns, e sim engrenagens que se situam em cima e abaixo da porta que giram conforme o movimento. 

Fechadura biométrica

A fechadura biométrica é o modelo de mais alta tecnologia e geralmente é usado em locais restritos e que necessitam de um alto nível de segurança. O sistema é bem simples, é só  cadastrar as digitais de todos os usuários, e o acesso é liberado apenas com um toque. 

Dos modelos disponíveis no mercado, um dos mais populares conta com sistema touchscreen, senhas manuais de até 12 dígitos e travamento automático, para que você não tenha que repetir o processo só para travar a porta.

Além disso, possui alarme contra arrombamento, tentativas erradas e até incêndio. Preocupado com a bateria? Ela funciona com pilhas alcalinas e te avisa quando estas estiverem fracas. Além de tudo isso, possuem uma chave de emergência, para garantir que você nunca fique pra fora de casa!

Dentre os modelos de biometria disponíveis, a fechadura eletronica intelbras possui alguns diferenciais. Além de funcionar somente com 4 pilhas alcalinas, ela possui uma bateria emergencial para o caso de a carga existente nas pilhas não dê conta de fechar as portas.

Além disso, ela também disponibiliza até 40 chaveiros eletromagnéticos, destacando-se das outras encontradas no mercado, que apenas fornecem uma chave emergencial, como a fechadura eletronica samsung.

Fechadura por senha e cartão magnéticos

Esses tipos de fechadura eletrônica são os mais comuns e mais acessíveis, liberados através de uma sequência numérica ou com um cartão com fita magnética ou chip inserido.

Esse tipo de fechadura é ideal para hotéis e portas internas de uma empresa, pela quantidade de fluxo de pessoas e mais simples do que pedir aos usuários que decorem uma senha. Além desses tipos de fechadura eletrônica, também há os que são comandados por voz e os que são controlados por aplicativos.