A presença da madeira nos detalhes da sua sala

Os serviços de marcenaria estão entre os mais tradicionais nos segmentos de reforma, construção e decoração. Como a madeira é usada há milênios e tem características que favorecem o seu uso nos mais diversos espaços, a tradição se mantém, e não dá sinais de que perderá força no futuro próximo.

Alguns dos benefícios proporcionados por este material são:

  • Durabilidade;

  • Beleza;

  • Possibilidade de reciclá-lo totalmente;

  • Possibilidade de reformá-lo para ocultar eventuais danos.

Por mais que tais traços prevaleçam em todas as suas aplicações, é preciso ter em mente que cada uso da madeira tem as suas particularidades.

Os cuidados necessários com uma escada feita neste material são muito diferentes daqueles demandados por um painel de parede, por exemplo.

Quer aprender mais sobre isso? Então confira, a seguir, alguns dos usos da madeira na decoração de salas residenciais, bem como as particularidades de cada aplicação:

  1. Piso

O piso pronto de madeira é, junto com o porcelanato, um dos materiais mais populares para o revestimento de pisos no Brasil e no mundo.

Neste caso, além das vantagens elencadas anteriormente, ele apresenta o benefício de ter um excelente desempenho termoacústico, ou seja, contribui para que a temperatura e a quantidade de ruído no interior do ambiente se mantenha no nível adequado.

Como cada vez mais pessoas optam por viver em condomínios, esta característica pode ser útil para evitar atritos com os vizinhos.

Contudo, é preciso ter em mente que há diversos modelos de pisos de madeira no mercado, cada qual com suas características. Entre eles, estão:

  • Piso natural;

  • Piso laminado;

  • Carpete de madeira;

  • Deck de madeira.

Vale ressaltar que, o modelo natural é o mais caro entre todos, enquanto o carpete e o laminado são mais acessíveis. Além disso, o deck é indicado para uso em áreas abertas, como piscinas, por exemplo.

  1. Móveis

Além do piso, a madeira é comumente usada na confecção de móveis para os mais diversos cômodos. No caso da sala, ela pode ser empregada para fabricar desde uma simples mesinha de canto até um grande e imponente rack para a TV. Tudo dependerá do gosto pessoal dos moradores e da quantidade de espaço disponível.

Por mais que boa parte das pessoas costume optar pelos móveis já prontos e comprados no varejo, estes não são a melhor escolha para valorizar um cômodo, pois é melhor optar pelos móveis planejados para sala.

Seu diferencial está no fato de que eles são projetados especialmente para o cômodo que ocupa, fazendo com que o espaço seja melhor valorizado.

Além disso, as empresas que atuam neste segmento costumam trabalhar com matérias-primas mais nobres, influenciando diretamente no resultado final do projeto.

Apesar disso, também é preciso ter em mente que os moveis planejados são sempre mais caros que as peças vendidas já prontas.

Deste modo, sua instalação exige um planejamento financeiro rigoroso, de modo a não estourar o orçamento disponível para a reforma em questão.

No caso de quem realmente não pode arcar com este custo, há a opção de se instalar móveis modulados. Como o seu próprio nome diz, eles são vendidos em módulos, que podem ser unidos e combinados conforme o gosto dos donos do imóvel. Assim, há um maior grau de personalização, mas com um custo mais baixo.

  1. Corrimão

Por mais que escadas sejam itens fundamentais em imóveis que têm mais de um pavimento, elas também são pontos críticos para acidentes domésticos. Isto porque elas muitas vezes possuem vãos em altura, que podem causar quedas de crianças e de pessoas portadoras de deficiência.

A boa notícia é que estes incidentes podem ser evitados, pois basta contar com um corrimão comprado e instalado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A obediência quanto as regras é de suma importância, pois elas visam tornar o item mais ergonômico, potencializando sua função, ou seja, a prevenção contra acidentes.

Também é interessante que a matéria-prima do objeto seja bem escolhida, de modo que não destoe da decoração do restante do ambiente.

Neste quesito, o corrimão para escada de madeira é uma das melhores opções, pois a versatilidade do material possibilita que ele seja bem inserido em ambientes com decorações das mais diversas inspirações, desde o mais clássico até o contemporâneo.

  1. Outros itens de acabamento

Por fim, é interessante ressaltar que, a madeira também pode ser usada em muitos outros itens de acabamento para a sala. Um bom exemplo disso é o rodapé.

Esta pequena tábua instalada no local onde a parede encontra o piso não apenas deixa o ambiente mais bonito, como também dificulta o acúmulo de sujeira no espaço.

É, portanto, um item interessante de se incluir na hora de elaborar um projeto de reforma ou construção de um imóvel residencial ou comercial.