Saiba quais são os melhores tipos de fogões e coifas para a sua casa

A alimentação é um direito universal para todos e, buscando transformá-la em algo acessível em diferentes ambientes, o fogão para apartamento, por exemplo, tem um papel de extrema importância na vida das pessoas.

O fogão a gás foi a grande invenção em meados de 1830, principalmente no que diz respeito a alimentação.

Na época em que surgiu, o fogão a gás se expandiu para fora das residências e fez jus à acessibilidade proposta.

O trabalhador, naquele tempo, não conseguia mais voltar para casa na hora do almoço e, visando disponibilizar alimento para eles, muitos locais passaram a servir comida caseira em restaurantes, barzinhos e lanchonetes, que beiravam as fábricas onde trabalhavam.

Quando o fogão 4 bocas passou a ser comercializado, logo já se popularizou, principalmente entre as donas de casa.

Tendo em vista que na época, era comum que as mulheres fossem colocadas restritamente na categoria de domésticas. Eram elas quem mais recorriam ao uso do fogão em suas residências.

Em fábricas, indústrias e outros locais que utilizavam do fogão como instrumento de trabalho, os mais populares eram os de 6 a 8 bocas, com grandes fornos – os famosos ”fogões industriais”.

Atualmente, o fogão continua sendo um instrumento importante no cotidiano de todos, seja no que diz respeito a alimentação ou em outras atividades, como as industriais por exemplo.

Entretanto, visando a escolha do melhor fogão, coifa e afins para a sua residência manteremos o foco nisso.

Conheça os modelos de fogões mais utilizados:

A respeito do funcionamento dos fogões, é importante frisar que todos os modelos de fogões saem de fábrica direto para o consumidor, prontos para funcionarem com o famoso botijão de gás.

Entretanto, algumas empresas contam com modelos adaptados para dois tipos de abastecimento: gás natural e GLP (gás liquefeito de petróleo). Ambos tipos, possuem vantagens e desvantagens, como qualquer outra coisa.

O gás que fica dentro dos botijões, é o chamado GLP. O GLP, geralmente, é mais econômico em comparação ao gás natural, tendo em vista que o botijão também interfere no preço final.

Apesar da grande vantagem para o bolso, ter botijões em casa para um fogão a gás, exige muita cautela; o GLP é consideravelmente mais pesado que o ar.

E, em caso de vazamentos, ele não se dissipará tão rapidamente, colocando em risco a vida das pessoas que estiverem na região onde isso acontecer.

Já o fogão para apartamento, aconselha-se a utilização do gás natural, que chega até a residência a partir de uma rede de distribuição.

O gás natural é formado por 90% de metano e, diferente do GLP, este gás é caracterizado por ser mais leve do que o ar, o que faz com o mesmo se espalhe pelo ambiente com mais facilidade, em caso de vazamento.

Portanto, se você optar pelo fogão a gás em prédios, onde se utiliza o encanamento para transportá-lo, você terá a vantagem de, dificilmente ficar sem utilizar o fogão, porque o gás acabou enquanto você cozinhava.

Também, não terá problemas com a oscilação das chamas, tendo em vista que a distribuição não é finita.

Agora, se você procura uma boa opção, esteticamente falando, o visual do fogao inox chama bastante atenção dos consumidores.

Possuindo um brilho extremamente atrativo, o fogão inox combina com qualquer tipo de cozinha, principalmente naquelas com um ar mais moderno e futurístico.

Apesar do seu visual ser agradável, o fogão inox costuma ser mais caro do que modelos comuns, como o fogão de mesa por exemplo. Portanto, vale a pena procurar bem em lojas que oferecem o modelo.

O fogão a lenha pré moldado, é um modelo para aqueles que preferem um ar mais rústico, que remete ao passado. Além de ser bastante sofisticado, este modelo oferece, para aqueles que pretendem cozinhar uma refeição extremamente saborosa.

Mesmo que venha a levar mais tempo do que comumente se utilizaria, com um modelo mais tecnológico, como o cooktop elétrico, por exemplo.

Assim como na maioria das residências, a utilização do fogão se expande também para locais que utilizam dele como ferramenta de trabalho. E isso vai além de indústrias e fábricas.

Atualmente, são muitas as lanchonetes, padarias, restaurantes e comércios voltados à alimentação que existem em todo o mundo. E, em lanchonetes, por exemplo, são produzidas muitas frituras.

Utilize outros equipamentos para produção de alimentos

Uma opção, visando evitar que o cheiro da fritura e sua fumaça se espalhe para todo o local, é a instalação da coifa para lanchonete. Além disso, a coifa de parede oferece outros pontos positivos como:

  • Mantém as paredes limpas;
  • Mantém o ambiente mais agradável;
  • Mantém o ar do local puro;
  • Evita que a fumaça atrapalhe o comércio;
  • Evita que o cheiro de fritura incomode os consumidores;
  • Mantém a limpeza da região onde se utiliza os fogões.