A impermeabilização nas construções

Quando as pessoas estão em processo de reformas ou construções, pensam em tudo o que precisam para que a obra seja um sucesso. A maioria contrata um profissional para não se esquecer de absolutamente nada, mas acabam pecando quando o assunto é impermeabilização.

Engana-se quem acha que impermeabilizar o imóvel seja um detalhe, uma bobagem ou uma “frescura”, pois impermeabilizar a construção é uma maneira de preservar todo o investimento dispendido naquela obra.

Impermeabilização também não é só para quem mora no litoral ou locais mais úmidos, mas para para todas as construção, afinal, a chuva vai cair e vazamentos podem acontecer, não é mesmo?

Se você quer saber um pouco mais sobre impermeabilização, confira este artigo que traz algumas informações importantes sobre o assunto.

Como realizar uma boa impermeabilização?

A impermeabilização de construções é realizada por meio do uso de diversos itens e ela pode ser realizada em diversos locais da construção, como telhados, paredes, caixas d’água e até piscinas.

Mas antes de comprar uma tinta ou usar qualquer produto em sua caixa d’água, é importante que você saiba que o ideal é contratar uma empresa de impermeabilização de caixa d’água.

Essas empresas garantem sossego e economia, pois, por meio de seus serviços, é evitado que a água escape e provoque infiltrações que causem danos em diversos locais, como lajes, pisos, paredes, etc.

O processo de impermeabilização da caixa d’água é indicado para ser realizado no exato momento de instalação da caixa, pois a impermeabilização é muito mais eficiente.

A impermeabilização evita que rachaduras decorrentes da infiltração, bem como mofos danifiquem e até mesmo comprometam a estrutura da construção.

Quando há excesso de infiltração em um teto, por exemplo, se não for resolvido, pode ocorrer até mesmo a queda. Isso representa um risco que pode ter consequências graves, portanto, o ideal é realizar até mesmo a impermeabilização de laje de cobertura.

Trata-se de um local que, principalmente em localizações mais úmidas, está constantemente em contato com água da chuva e umidades que são extremamente prejudiciais. Um telhado que não é impermeabilizado é extremamente comprometedor e pode prejudicar toda a estrutura de uma construção, pois com certeza a infiltração em dado momento atingirá as paredes.

Para evitar os transtornos dos vazamentos e infiltrações, também é importante realizar a impermeabilização de paredes internas. Esse procedimento impede o surgimento de fungos e mofos, além da umidade, sendo estes fatores extremamente prejudiciais.

Esses fatores não apenas deixam o aspecto da parede terrível, mas também provocam o desgaste contínuo e progressivo da estrutura. Imagine você o risco do desmoronamento de uma parede por conta de umidade?

O uso de impermeabilizante é a melhor maneira de conservar a sua construção, independentemente do tipo de construção ou de seu tamanho. As vantagens do uso dos impermeabilizantes para sua obra são:

  • Durabilidade da alvenaria;
  • Cuidado com a saúde;
  • Manutenção simples;
  • Proteção da fundação de lajes.

Mas além da impermeabilização, outros procedimentos podem ser adotados para tornar a sua construção ainda mais durável e confortável. Confira no tópico a seguir algumas dicas sobre conforto térmico para sua construção.

Dicas de conforto térmico nas construções

O Brasil é um país quente e isso faz com que cada vez mais as pessoas procurem por maneiras de trazer mais conforto térmico para sua casa ou trabalho.

Um exemplo disso é a grande procura por manta térmica para telhado. Trata-se de uma solução inteligente e prática que visa controlar a temperatura dentro das construções, sem que, para isso, seja necessário aumentar o consumo de energia elétrica com o uso de equipamentos como ar condicionado, ventilador, etc.

Por meio do uso da manta, a temperatura dentro da construção pode diminuir até 5º, reduzindo o consumo de energia por conta de ar condicionado em até 45%. Uma grande economia, não é mesmo?!

Portanto, além de aproveitar as dicas deste artigo quanto à impermeabilização, aproveite também para garantir mais conforto térmico para o seu projeto por meio da instalação de uma manta termica nas construções.

Dessa maneira, você terá um ambiente muito mais confortável dentro da sua casa ou trabalho, garantindo uma temperatura muito mais amena, ao mesmo tempo em que evita os riscos e danos provindos da umidade. Preservar uma construção é muito mais fácil usando produtos inteligentes e de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *