A importância da limpeza de fachadas

Há quem pense que a limpeza de fachada é algo que só deve ser feito quando a frente do edifício está evidentemente suja.

Isso, contudo, não procede: por mais que muitas pessoas não saibam disso, este procedimento faz muito mais do que simplesmente deixar um edifício bonito.

Assim, ele deve ser realizado periodicamente. Vale ressaltar que, ao escolher o prestador de serviço que se responsabilizará pelo procedimento, é preciso ter cautela.

De modo a garantir o melhor resultado final possível e que os profissionais trabalharão com segurança, é essencial escolher uma empresa que seja especializada no segmento.

Por mais que isso possa tornar a lavagem de fachada de predio preço mais elevado, trata-se de um investimento que compensa.

Quer aprender mais sobre os benefícios de uma limpeza de fachadas bem feita? Então continue lendo e confira alguns deles:

  1. Estética

Assim como em outros procedimentos de manutenção predial, como a raspagem de piso de madeira, a lavagem de uma fachada normalmente é feita com o objetivo de se obter uma melhora na estética da frente de um edifício.

Afinal, o uso de jatos de água em alta pressão, no caso de paredes, sabão e rodos específicos para esta função, como no caso das janelas, remove completamente as impurezas, fazendo com que o edifício fique muito mais bonito.

Vale ressaltar que, no caso de edificações que são usadas com fins comerciais, isso é fundamental para a projeção de uma boa imagem perante talentos e clientes em potencial.

Afinal, quando uma empresa funciona em uma sede moderna e bem cuidada, é natural que ela cause uma impressão muito melhor em quem a conhece.

  1. Proteção contra danos

Dia após dia, as fachadas de edifícios são expostas a uma série de elementos que tendem a degradá-la. São eles:

  • Vento;

  • Chuva ácida;

  • Presença de micro organismos;

  • Maresia, no caso das localidades litorâneas.

À medida que o tempo passa, tais variáveis degradam a fachada, fazendo com que ela pareça velha. Contudo, o que nem todos sabem é que elas também podem atingir a estrutura, causando sérios danos internos.

Em alguns casos, isso pode fazer com que uma edificação seja condenada. Por conta disso, a higienização é tida como um procedimento que pode prolongar a vida útil da estrutura.

Ao contrário da máquina de lavar piso industrial, que faz contato direto com a superfície a ser limpa, no caso da fachada isso acontece por meio do uso de água em alta pressão e, em alguns casos, substâncias específicas para remover as impurezas da frente do prédio.

  1. Valorização do imóvel

Todos os componentes de um edifício, da estrutura aos acabamentos, são projetados para durarem o máximo de tempo possível.

Isso, contudo, não significa que eles sejam indestrutíveis: à medida que são usados, é natural que eles apresentem sinais de degradação. Por conta disso, recomenda-se fortemente fazer reformas periódicas no imóvel, de modo a sanar tais danos.

É o que acontece, por exemplo, na raspagem de madeira: o processo é feito com o objetivo de remover as substâncias aplicadas sobre o piso anteriormente, como vernizes, para trocá-los por uma nova camada. Assim, ela é renovada e apresenta aparência de novo – o que, por sua vez, ajuda a valorizar o imóvel.

No caso da fachada, o mesmo se aplica: quando ela é mantida em bom estado, a tendência é que o imóvel seja avaliado em um valor maior do que se ela estivesse mal conservada.

Trata-se, assim, de um investimento que traz retorno, assim como a máquina de lavar piso industrial e outros produtos ou serviços de manutenção.

  1. Simplicidade do procedimento

Apesar de a limpeza de fachadas requerer o uso de certos equipamentos de segurança e de procedimentos para evitar quedas e outros acidentes, ela é tida como algo relativamente simples.

Dependendo do material de revestimento da fachada e da quantidade de impurezas que há sobre ela, basta uma mangueira que libere água em alta pressão para realizá-lo.

Assim, a simplicidade se destaca como um benefício importante deste tipo de higienização, do mesmo modo que os procedimentos realizados com uma máquina de lavar chão.

Quando se analisa o esforço e os benefícios trazidos por ele, nota-se que este é um procedimento de excelente custo-benefício, independentemente de o edifício que o recebe ser comercial ou residencial.