A importância da terraplanagem para construção

Na construção civil, os serviços de construir e reformar são frequentemente realizados pelos profissionais especializados e a sua equipe de ajudantes.

Arquitetos engenheiros, carpinteiros, serventes, pedreiros, mestre de obras e os ajudantes são muito importantes para a execução das obras, agregando qualidade, otimizando tempo em algumas tarefas e garantindo sucesso no resultado final.

Organizar alguns detalhes importantes para a obra é importante, pois ajuda os responsáveis a separar as tarefas e distribuí-las aos ajudantes, garantindo que todo mundo se ocupe com algo para não gerar atrasos na entrega do projeto.

Os engenheiros e arquitetos são as pessoas que elaboram o esboço/planta, detalhando a quantidade de cômodos que o imóvel terá, de acordo com as exigências dos clientes.

A importância da preparação do terreno para construção

Após a definição de todos os detalhes da planta e da organização das equipes de trabalho, os engenheiros precisam cuidar do terreno. Ou seja, verificar as condições na qual se encontra o terreno, pois, dependendo do estado, é necessário realizar alguns serviços específicos para cuidar do espaço que será aproveitado para a construção do imóvel.

Alguns terrenos não possuem as características adequadas para a construção, devido às irregularidades no solo e outros problemas que podem aparecer e comprometer o espaço.

Quando o terreno em que as construtoras forem realizar o seu trabalho, apresentar esses fatores, os engenheiros e responsáveis pelo projeto precisam pesquisar informações e referências de empresas de terraplanagem de terreno para ajudar a solucionar os problemas e irregularidades.

A terraplanagem é um serviço que consiste em nivelar a terra para proporcionar boas condições para o local, deixando-o apto para construções de casas, apartamentos, estradas, barragens e outros tipos de construção.

As opções de serviço que as empresas podem oferecer aos seus clientes são:

  • Aterro;
  • Compactação do solo;
  • Desaterro;
  • Nivelamento;
  • Serviços gerais de terraplanagem.

O tipo de serviço depende muito das especificações do terreno. Em espaço com excesso de terra, por exemplo, é necessário a utilização de uma escavadeira para retirar a terra.

Já os terrenos que com pouca quantidade de terra, os funcionários que realizam a terraplanagem usam o aterro a paritr de um caminhão basculante para deixar o local adequado para a obra.

Após os procedimentos de arrumação do espaço, é muito importante que haja uma limpeza de terreno para construção, processo que consiste na retirada de entulhos, galhos de árvores, pedras, rochas, vegetações e materiais sólidos e vários tamanhos que possam comprometer a mobilidade dos funcionários e o andamento das obras.

Esses materiais são encontrados no local, geralmente antes das obras serem iniciadas. Por isso, a limpeza é tão importante para deixar o terreno pronto para começar a construção.

A necessidade dos serviços de demolição

Em alguns serviços, as construtoras precisam demolir casas para dar forma a outro tipo de construção. Nesse caso, a construtora precisa pesquisar algumas referências de empresas que atuam como demolidora de casas.

Afinal, é uma forma de conseguir realizar a demolição do imóvel com segurança e usando os equipamentos corretos.

É muito importante escolher uma empresa que seja certificada pelo CREA (Conselho de Engenharia), pois essas companhias podem ajudar os responsáveis pela obra, atendendo as necessidades do projeto.

Os equipamentos usados no serviço de demolição são:

  • Serra;
  • Martelo demolidor;
  • Marreta;
  • Carregadeiras;
  • Cortador de concreto;
  • Guindastes;
  • Escavadeiras.

Uma máquina muito importante nos serviços de terraplanagem e na demolição é a retroescavadeira, um modelo de trator equipado com uma pá carregadeira que ajuda o operador a puxar e carregar as cargas, sujeiras, resíduos, entulho e excesso de terra que esteja presente no terreno.

No mercado, algumas empresas e estabelecimentos comercializam itens que podem ser inseridos para equipar a retroescavadeira e proporcionar maior eficiência e robustez ao veículo. São os esquipamentos:

  • Martelos hidráulicos;
  • Pinças;
  • Garfos;
  • Valetadeiras;
  • Vassouras hidráulicas.

Com esses acessórios, a máquina pode se transformar em uma grande aliada em várias atividades na indústria, agricultura e na construção civil.

No setor da construção, o processo de revenda é muito comum com os materiais, equipamentos e até terrenos, nos quais as empresas realizam a compra e venda desses itens e, depois de utilizados, são comercializados para outra empresa que esteja necessitando de recursos para as suas atividades.

Portanto, o trabalho de demolição e terraplanagem é fundamental para o setor da construção civil, ajudando na adequação do terreno, proporcionando qualidade, eficiência e um ótimo custo-benefício para a realização das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *