A importância dos equipamentos nas construções

A construção e reforma de empreendimentos é um trabalho muito comum na rotina das construtoras e empreiteiras de obras. Os serviços que os funcionários dessas empresas executam são muito importantes, assim como seus equipamentos.

Pois, consistem na criação de imóveis de pequeno, médio e grande porte que ajudam no desenvolvimento e expansão das cidades, sendo fundamentais na vida das pessoas.

Arquitetos, engenheiros, carpinteiros, serventes, ajudantes, pedreiros e mestres de obras são as pessoas que integram a equipe responsável pelas atividades relacionadas a construção ou reforma no canteiro de obras.

As tarefas são iniciadas mediante a criação de um projeto de obra, onde são definidos todos os detalhes: quantidade de cômodos, andares, tamanho de cada ambiente e pontos importantes para agradar o cliente.

O planejamento de obra é outro documento essencial para o trabalho, já que, nele consta todas as informações referentes a obra em si.

A quantidade de pessoas que irão trabalhar no projeto, os materiais, o maquinário, equipamentos de segurança para os colaboradores e outros detalhes precisam ser definidos antes de iniciar a construção ou reforma.

O motivo de resolver tudo isso antes de iniciar o serviço é justamente para o engenheiro evitar problemas e atrasos na obra e consequentemente na entrega do projeto.

Máquinas e equipamentos importantes para a obra

O trabalho no canteiro de obras exige uma equipe muito capacitada e alguns equipamentos e máquinas que podem agilizar os procedimentos de construção, ajudam a manter a organização no espaço e facilitam a vida dos funcionários.

Considerando esses pontos, pesquisar informações e dicas sobre os melhores equipamentos para construção civil é fundamental para conseguir resultados expressivos para o seu projeto.

Os equipamentos mais usados em obras são:

  • Andaimes;
  • Alicates;
  • Bomba d’água;
  • Betoneira;
  • Compressor de ar;
  • Chave de aperto;
  • Esmerilhadeira;
  • Furadeira;
  • Lixadeira;
  • Gerador de energia.

Existem outros equipamentos que são usados nos trabalhos de construção e reforma, que são muito importantes para algumas tarefas específicas, fazendo funções que nem sempre a força humana consegue.

Os equipamentos são muito úteis, mas, não são os únicos itens usados em uma obra. As maquinas de construção possuem grande relevância no trabalho das construtoras, algumas delas são:

  • Escavadeira hidráulica;
  • Retroescavadeira;
  • Pá-carregadeira;
  • Motoniveladora;
  • Rolo compactador;
  • Caminhão munck;
  • Caminhão carroceria;
  • Caminhão caçamba;
  • Guindaste.

Essas são principais máquinas que os colaboradores usam na obra para conseguir movimentar equipamentos, retirar terra, preparar o terreno, entre outros.

A forma de conseguir usar esse maquinário é comprando ou procurar uma empresa de serviços de locação de equipamentos. O aluguel de itens ajudam as empresas a economizar capital, pois, o custo é apenas pelo período de utilização dos produtos.

Pesquisar referências sobre as empresas e estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço é uma maneira de conseguir os itens necessários para a sua obra.

A locação de guindaste SP é muito procurada pelos engenheiros para conseguir uma movimentação rápida e precisa de materiais e equipamentos.

O guindaste possui a capacidade movimentar cargas pesadas que muitas vezes a força humana não suporta. Existem modelos de guindastes que são acoplados em caminhões, um ponto positivo vantajoso na obra.

A importância da segurança no canteiro de obras

A segurança no canteiro de obras é essencial para que o trabalho seja feito. Esse é um bom motivo para priorizar o investimento em EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todos os funcionários além de ser obrigatório, proporciona o melhor desempenho, pois, se sentido seguro, o colaborador pode dar o melhor de si no serviço.

Existem uma variedade de EPIs no mercado de equipamentos de segurança:

Pesquisar o custo desses itens em grande quantidade pode ser uma ótima opção para a compra e assim garantir que todos fiquem em segurança durante o período de trabalho.

Os serviços que precisam ser feito em altura, necessitam de uma estrutura segura e resistente para aguentar o peso do funcionário durante a realização da tarefa. Alugar andaime, por exemplo, é uma solução simples, acessível e que pode ser montada rapidamente para que o trabalho em altura no canteiro de obra.

No mercado, existem vários modelos de andaimes que pode ser usados na construção como o industrial, multidirecional, fachadeiro, suspensos, cadeira suspensa. Analisar as opções antes de fechar contrato é interessante e pode ajudar na escolha do melhor andaime para a sua obra.

A caçamba basculante é uma caixa específica para o descarte dos resíduos e entulhos que ficam no canteiro de obras.

Investir na locação deste item é uma maneira de cuidar da limpeza do local e evitar acidentes com os funcionários, devido a grande quantidade de resíduos que ficam espalhados no local da construção.

Com uma caçamba ou caminhão basculante esse problema pode ser resolvido com qualidade e assim as atividades relacionadas ao projeto podem ser feitas com eficiência e render ótimos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *