A maneira ideal de cuidar bem com pisos de madeira

O taco de madeira é um dos tipos de pisos considerado de maior durabilidade e resistência. Mas, mesmo esse tipo de piso e de outros materiais mais caros, precisam de alguns determinados cuidados para garantir que eles dures por muitos anos mantendo as suas características estéticas ainda bonitas.

Dessa forma, é importante tomar cuidado ao fazer a limpeza dos pisos de madeira, piso vinílico preço, se atentando aos topos de produtos que estão sendo utilizados.

É proibido o uso de lixa, palha de aço ou sapólio nesse tipo de piso, pois esses itens podem causar arranhões e outros danos irreversíveis ao piso.

A maioria dos pisos laminados ou de vinil apresentam resistência à umidade. Porém, isso se difere de serem a prova d’água.

Por conta disso, caso caia algum tipo de líquido nele, é indicado fazer a limpeza logo em seguida.

Uma outra dica é usar cadeiras e móveis que possuam rodízios de poliuretano ou de silicone, ao invés de rodízios de nylon, pois isso ajuda a postergar o desgaste do piso.

polimento de pisos pode ser uma boa alternativa para retirar arranhões e outros danos mais superficiais.

Uma segunda dica que pode ajudar a evitar arranhões nos pisos é colocar capachos na entrada das casas ou outros tipos de estabelecimentos, sejam eles lojas, escritórios, etc, pois o uso deles minimiza a quantidade de detritos que podem estar presentes nos sapatos e que causem estragos no piso.

Ao invés de arrastar móveis, opte por carregá-los. Coloque proteção de feltro nos pés dos móveis para evitar estragos no piso laminado de madeira.

Se for possível, coloque cortinas ou persianas que consigam impedir que a luz solar incida diretamente sobre o seu piso, pois os raios solares podem causar danos a ele também.

Para finalizar as recomendações:. nunca faça uso de fitas adesivas que sejam coladas diretamente nos rodapés, porque quando retiradas, elas podem deixar manchas e desgastes no seu piso.

Tipos de pisos mais comuns nas residências

Conheça a gama de produtos e materiais diferentes para compor o piso da sua casa. Os principais tipos de piso do mercado são:

  1. Porcelanatos
  2. Cerâmicas
  3. Pisos laminados de madeira
  4. Mármore
  5. Granito
  6. Silestone
  7. Tábua corrida
  8. Piso vinílico
  9. Tacão
  10. Lajota

Dentre esses pisos listados, a cerâmica  é o tipo de piso mais encontrado em diversos tamanhos, cores, texturas e  preços, sendo usada tanto em ambientes internos como em ambientes externos.

As pessoas que querem investir num piso mais sofisticado, a dica é o porcelanato. O piso laminado é formado por lâminas de madeira que são encaixadas e presas no rodapé, ao invés de serem colados no contrapiso.

O granito, além de bonito, possui duas características importantes como resistência e durabilidade, sendo bastante encontrado em pisos de residências e em outros locais com grande circulação de pessoas.

O mármore é caracterizado como uma rocha metamórfica. O seu uso deve ficar restrito a ambientes internos.

O quartzo é um dos componentes do silestone, combinado com outros minerais, além de resina de poliéster e pigmentos em sua composição.

Assim como ocorre a instalação do piso laminado, ocorre a do piso vinílico, ou seja, ele é instalado através do sistema click macho-fêmea sobre uma manta.

Locais em que há grande circulação de pessoas não devem conter esse tipo de piso. Eles possuem uma estampa que parece madeira, mas, na verdade, são formado por plástico PVC.

O piso laminado é uma ótima alternativa para quem quer versatilidade combinada com durabilidade e bom custo benefício, porque a imitação de madeira é bem natural e dá um efeito estético muito bonito ao ambiente.

Como recuperar pisos de madeira

Para recuperar piso de madeira, existe um tipo de resina no mercado que é específica para devolver o brilho e o aspecto novo aos pisos de madeira.

Com o passar dos anos e com o uso frequente dos pisos com a circulação de pessoas e móveis que podem ter sido arrastados, os pisos de madeira podem dar sinais de desgastes, prejudicando a sua aparência, tornando-os com cara de estragados e antigos.

Mas, isso não gera a necessidade de substituí-los. A raspagem de tacos e, em seguida, a aplicação de resina consegue resolver esse problema. Contrate uma empresa especializada nesse tipo de serviço e que faça uso de materiais de qualidade.