A utilização de concreto em áreas externas

As áreas externas ajudam na harmonização dos ambientes. Hoje no mercado existem muitas formas de deixar o ambiente bonito e moderno, com um pouco de dedicação e um baixo custo é possível obter um resultado excelente.

Durante muito tempo os pisos de concreto eram aplicados em espaços públicos como praça, parques, ciclovias e até mesmo calçadas, mas seus benefícios fizeram com que o concreto fosse aplicado também para residências.

Isso porque o material traz benefícios como a resistência além da sua propriedade anti derrapante, que gera benefícios aos deficientes visuais, cadeirantes e idosos na locomoção pelos ambientes.

Curiosidades e aplicações do concreto

Os pisos de concreto no mercado atual podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, em algumas cores padrões como cinza, preto e vermelho.

Para quem procura economizar dinheiro e possui tempo, pode procurar formas para criar o concreto em casa e aprender a fazer a aplicação, utilizando madeiras ou canos.

Existem diversos concretos produzidos pelo mercado, cada um com uma performance diferente, tudo depende do acabamento estético que você busca para a sua área externa. Confira a seguir alguns dos principais tipos de concreto em pisos:

  • Blocos em ondas;

  • Blocos retangulares e holandês;

  • Blocos sextavado em hexagonal;

  • Blocos em grama;

  • Blocos em placas;

  • Blocos três pontas.

Como o concreto é assentado sobre a areia, sendo em blocos ou não, eles não impermeabilizam o solo, assim permitem a passagem da água da chuva amenizando os riscos de alagamentos e enchentes.

Elemento vazado e a sua importância

Já é possível entender que no mundo da construção civil e da arquitetura é importante manter os projetos sofisticados e arrojados, pensando nos mínimos detalhes de forma construtiva, assim virando um aliado a qualquer ambiente de forma confortável e funcional.

Um desses elementos, sem dúvida, é o elemento vazado de concreto.

Existem inúmeras vantagens e benefícios na utilização do elemento vazado em projetos de engenharia. Por se tratar de um produto estratégico que gera eficiência bioclimática, separando ambientes, ele ajuda na passagem da luz natural e ventilação do ambiente.

Exatamente por esses motivos ele é empregado nas mais diversas soluções construtivas.

Um detalhe importante é a criação de ambientes e redução de gastos com energia elétrica em função de não precisar utilizar a climatização artificial.

Pergolados de concreto

Os pergolados são estruturas ideias para as áreas externas de uma residência como jardins, varandas, hall de entrada e ambientes perto da piscina.

Nesse contexto, é muito interessante contar com um pergolado de concreto, uma cobertura com vigas espaçadas, mantendo o ambiente rico e translúcido.

Esse também é um tipo de material que pode servir como assento para plantas, que ajudam com relação a proteção e iluminação natural do ambiente, gerando um local de descanso aconchegante e claro.

Palanques de concreto

Os mourões de concreto, conhecidos como palanques são materiais pré-moldados que são muito utilizadas na criação de cercas ou alambrados em áreas externas, rurais, sítios e jardins.

No mercado, é possível encontrar palanques retos e curvos com complementos esticadores e escoras com diversos tamanhos.

Assim, o palanque de concreto mostra diversas vantagens na sua utilização, como a durabilidade, resistência a qualquer tipo de terreno, possui fácil instalação e podem ser removidos ou reaproveitados com grande facilidade.

Tampas de concreto

Hoje é possível produzir tampas de diversos tamanhos, visando sempre atender as necessidades de seus clientes.

A principal função das tampas de concreto é manter as caixas de passagem, poços, caixas de esgoto e águas protegidas. Isso sem deixar de ter fácil acesso quando necessitar de manutenções ou limpezas.

A tampa de concreto pode ser encontrada em formatos variados, tudo depende da sua finalidade.

Pingadeira de concreto

Esse produto é um acabamento para a área externa que tem como objetivo desviar a água da chuva e impedir que ela escorra pela parede.

Desse modo, o item é utilizado de forma a evitar que a pintura seja prejudicada por conta das chuvas ou umidades no ambiente externo. Inclusive, elas auxiliam na preservação do material, evitando que a parede apresente manchas.

Vale mencionar ainda que a pingadeira de concreto entrega um visual estético agradável e pode ser instalada na base de uma janela, esse processo ajuda a evitar que a água da chuva acumule naquele ponto e cause uma infiltração por conta da umidade.

Concreto polido

Esses produtos que citamos ao longo do artigo podem ser instalados em diversos materiais, um eles é em concreto polido.

Isso porque essa é uma forma versátil de utilizar o concreto e que possui uma aparência personalizável, gerando cores para criar uma sensação agradável ao ambiente externo.

Mais ainda, ele mantém uma superfície reflexiva e cria uma qualidade sob a luz, que se adequa de acordo com o tempo.

Pisograma e sua características

O pisograma é uma peça aplicada para pavimentar espaços externos, como áreas de lazer, jardins, parques, chácaras, locais próximo a piscinas e churrasqueiras.

Esse produto é mais conhecido por proteger a grama e ser permeável, o que que auxilia na absorção da água e não gera poças.

O pisograma de concreto também é instalado em estacionamentos, pois a sua características de absorção de água auxilia a não acumular água o que atrapalharia a passagem de pedestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *