Acabamento residencial, segurança e conforto

O acabamento residencial possui diversos detalhes que devem ser acompanhados pelo proprietário, para que entenda as particularidades de cada material e por que eles estão sendo empregados em determinados ambientes.

Desde a preparação do terreno, até a aplicação do último prego, tudo deve ser planejado com todo o cuidado, para que os custos fiquem dentro do orçamento e a mão de obra especializada faça os serviços referentes a cada especialização.

Da aplicação do piso ao telhado, e os acessórios que são instalados, como calhas e rufos, precisam ser medidos de maneira apropriada, para que o imóvel tenha um visual agradável, e ao mesmo tempo, seja seguro e confortável.

Móveis variam de linha de produção a planejados

A instalação de móveis dentro de uma residência pode deixar os moradores com várias dúvidas, principalmente quanto aos materiais que serão utilizados. É preciso saber se eles são resistentes, duráveis, possuem preços acessíveis e garantia de fábrica.

A cozinha é um ambiente doméstico que sempre conta com móveis diferenciados, para garantir a organização do espaço e, até mesmo, a proteção dos alimentos dentro de despensas adequadas.

As lojas especializadas vendem modelos direto de fábrica, com materiais que variam entre a madeira e armários com porta de aço reforçada, ideal para pessoas que não se importam com as tendências da moda e querem um móvel durável.

O metal é reconhecido pela sua capacidade de resistência e pode combinar com outros elementos presentes dentro desse cômodo, como o fogão, a geladeira e o micro-ondas. O ambiente ganha características próprias, dependendo do acabamento, como aço escovado ou pintura metálica.

Os móveis planejados, que são construídos a partir das medidas do ambiente e de acordo com as necessidades dos moradores, podem ser construídos em madeira e com porta com fórmica de cores variadas.

Esse material é resistente e possui facilidade para limpeza e fornece um aspecto natural à cozinha. Além disso, os móveis planejados podem ser reformados, utilizando novas cores conforme e ganhando novos acessórios, conforme a tendência de decoração de interiores.

Segurança aplicada no acabamento residencial

A segurança residencial é um item que deve ser prioridade dentro de um projeto arquitetônico, qualquer que seja o tamanho do imóvel.

Se houver uma sacada ou um mezanino no topo de uma escada, a presença de um guarda corpo de ferro é essencial, principalmente em locais onde estão presentes crianças, idosos e animais de estimação.

A proteção dos moradores também se faz presente nos equipamentos utilizados para segurança patrimonial. A entrada da garagem pode ser automatizada, com a instalação de um motor que abre e fecha o portão a partir do acionamento de um controle remoto.

Esse equipamento deve receber manutenção preventiva periódica, mas em casos extremos, o conserto de portão deve ser realizado por um especialista, como um serralheiro, para reprogramar a frequência do controle ou o deslizamento das roldanas.

Distribuição de energia com fios e cabos adequados

A construção de um imóvel demanda atenção de todos os profissionais que atuam em um canteiro de obras. Pode ser um projeto iniciado desde a planta, ou a reforma que envolve diferentes cômodos e áreas de uma residência.

Os proprietários que investem em um imóvel para a comercialização, como venda ou locação, devem apresentar produtos de qualidade, como caixa para tomada em todas as paredes, que atendam aos anseios dos consumidores de maneira apropriada.

O projeto elétrico deve ser desenvolvido por um profissional especializado nessa área, para evitar sobrecarga no circuito elétrico e prejuízos com a queima de placas eletrônicas de equipamentos como televisores, computadores e periféricos.

As pessoas que alcançam o objetivo de aquisição do imóvel própria, querem um ambiente aconchegante, que possa receber familiares e amigos com felicidade e alegria em todos os momentos.

Em todos os casos, o mercado da construção civil oferece materiais apropriados para cada situação, como a tomada com disjuntor para a instalação de aparelhos de ar condicionado.

É importante ressaltar que, sob qualquer circunstância, a presença de profissionais especializados para a realização de serviços é imprescindível. Entre eles:

  • Engenheiros e arquitetos;
  • Pedreiros e ajudantes;
  • Eletricistas e encanadores;
  • Serralheiros e marceneiros.

Outros profissionais também podem ajudar no acabamento de uma residência, como os decoradores de ambiente, paisagistas e jardineiros, que cuidam de áreas específicas de uma residência.

Eles trabalham com ferramentas adequadas, empregando certas técnicas que promovem o uso correto de materiais, dando um acabamento correto para cada situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *