Aluguel de equipamentos essenciais para construção e suas funcionalidades

Uma construção possui muitos passos a serem seguidos, desde a concepção até a formação do projeto final. E para garantir que uma obra seja completa e qualitativa, é preciso contar com funcionários, máquinas e equipamentos de boa qualidade.

Uma das modalidades que tem sido cada vez mais utilizadas é a de aluguel de equipamentos.

Aluguel de equipamentos

O aluguel de equipamentos se mostra mais vantajoso por diversos motivos, são alguns deles:

  • Diversividade de máquinas;
  • Suporte 24hrs;
  • Garantia;
  • Qualidade;
  • Redução de custos.

Isso, porque, com um equipamento locado, não será necessário se preocupar com manutenções diárias ou periódicas, pois todo esse processo ficará a cargo das entidades locatárias.

Tipos de equipamentos usados em obras

Para que um projeto seja executado de maneira adequada e com eficiência é preciso saber quais as máquinas que o mercado oferece para que a obra seja mais ágil e tranquila. Nesse artigo, veremos as principais máquinas usadas na construção e suas funcionalidades.

1. Aluguel de trator retroescavadeira

Esse é um dos equipamentos mais usados dentro de uma obra. Isso, porque sua funcionalidade consiste em escavar de maneira eficiente valas e redes e ajudar no transporte de materiais para caminhões, por exemplo.

2. Aluguel de escavadeira hidráulica

Essa máquina tem duas funções principais: a de aterro e desaterro. Entretanto, pode ser usada também para carregamento de materiais para caminhões e para auxiliar na escavação de valas e redes. Possui um complexo de funções e tem alta produtividade.

3. Pá-carregadeira

Possui uma finalidade única que é a descarregamento de caminhões dentro de pátios de estocagem, por exemplo. Atua também como uma das maquinas terraplanagem.

4. Aluguel de mini pá carregadeira

Essa máquina é conhecida também como BobCat, e é uma versão menor da pá carregadeira, podendo ser utilizada em obras menores e de baixa necessidade tecnológica. Essa máquina possui diversos elementos que a torna mais prática e versátil como: perfuratrizes, rompedor hidráulico, vassourões e assim por diante.

5. Aluguel de mini escavadeira

O aluguel de mini escavadeira possui as mesmas características de uma escavadeira hidráulica, com a diferença de ser mais portátil, sendo ideal para obras menores.

6. Aluguel de mini retroescavadeira

Pode ser usada para a escavação de redes rasas, como de água fria, de esgoto, elétrica, e assim por diante. É indicada principalmente para o transporte de materiais, é um tipo de máquina mais lenta e indicada para trabalhos leves.

7. Motoniveladora

Essa máquina é conhecida por ser específica da terraplanagem. Pode exercer diversas funções dentro dessa área da construção, como cortar e aterrar leitos, sub-bases e bases, sempre de acordo com marcações topográficas.

8. Rolo compactador liso

É um equipamento usado para a compactação do solo depois do trabalho da motoniveladora. Compacta materiais finos como brita, acabamento, asfalto, e assim por diante.

9. Aluguel de munck

O aluguel de munck é ideal para uma obra, e tem como funcionalidade primordial a movimentação de cargas por meio de um braço hidráulico. Tem diversos usos com:

  • Distribuição de blocos de concreto;
  • Movimentação de ferramentas e máquinas;
  • Içamento de cargas;
  • Pode ser usado para levantamento de gaiola em obras com altura.

10. Locação de caminhão basculante toco

A locação de caminhão basculante toco tem como função principal o transporte de diferentes materiais como terra, pedra e areia. Seu descarregamento é feito com um movimento de levantamento da caçamba.

11. Caminhão comboio

Esse tipo de equipamento é um pequeno posto de combustível sobre rodas, isso porque tem como função principal o abastecimento de carros, máquinas e equipamentos dentro do canteiro de obras.

Desse modo, não importa qual o tipo de construção que seja feita, uma dessas máquinas deverá ser usada com o intuito de garantir ao projeto maior flexibilidade e eficiência.

Ainda por cima, devemos nos lembrar de que cada uma dessas máquinas permite que o projeto arquitetônico seja mais complexo ou então permite a construção de diversas formas arquitetônicas em locais de difícil acomodação.

Usar máquinas e equipamentos dentro de uma obra consiste em usar o profissionalismo e a capacidade de gerenciamento dos processos da construção, desde seu planejamento estratégico, até seu plano orçamentário, passando pelas diversas etapas de execução a fim de garantir que toda a obra possa desfrutar da melhor qualidade quando se trata em execução de projetos em pequena ou grande escala.