Áreas externas: composição e manutenção desses ambientes

Por conta da rotina corrida e agitada as pessoas estão procurando uma forma de refúgio dentro das próprias casas. Esses espaços são conhecidos como áreas externas ou em outros sentidos, áreas gourmet.

Esses projetos contemplam diversos aspectos como jardim suspenso, churrasqueiras, ambientes calmos, e muitos outros.

Essas áreas valorizam o ambiente cada vez mais, proporcionando um ambiente mais bonito, mais leve, mais aconchegante. Porém, para a composição desses ambientes bonitos é necessário prestar a atenção em alguns componentes, como a decoração e a manutenção.

Neste artigo abordaremos pontos importantes para uma área externa e componentes que podem ser utilizados, como piscinas, deck de madeira, entre outros.

Composição de áreas externas

O primeiro passo para a composição de áreas externas é preciso a definição da funcionalidade do espaço. Essa definição garantirá a definição de como a decoração ocorrerá.

Existem diversas funcionalidades que o ambiente pode ter, porém, lembre-se, é necessário sempre atentar-se para suas demandas.

Algumas das funcionalidades que podem ser usadas são:

  • Canto de leitura;
  • Área de piscina;
  • Área gourmet;
  • Canto de exercícios.

No caso das áreas de piscinas, que sã mais comuns, é preciso atentar-se para pontos importantes. O primeiro é identificar o tipo de fluxo de pessoas que frequentam o lugar, se o caso for de crianças, é preciso observar a altura dos espaços, a fundura de piscinas e espelhos d’água evitando afogamentos.

Para que esse espaço seja também seguro e limpo e ainda com uma temperatura agradável é o uso de capa térmica bolha para piscina.

Além dos espaços de piscina, caso há jardim, é preciso observar quais plantas estão no ambiente, evitando plantas tóxicas e venenosas.

Outro fator importante é o uso do paisagismo. O paisagismo é essencial para a composição do espaço, principalmente, com relação a decoração, estilo de revestimentos, cores, e outros componentes.

Abaixo falaremos sobre o que é o paisagismo e as características de suas técnicas.

O paisagismo: aliada para um ambiente bonito

O paisagismo é um conjunto de técnicas que envolvem os mais diversos tipos de conhecimentos, como botânica, decoração de interiores, design, permitindo a escolha de muitos elementos como o pergolado de madeira garagem, bancos, e muitos outros.

Os projetos de paisagismo engloba variados tipos de setores da casa, como as áreas sociais, os jardins, as áreas de lazer, as áreas de descanso, áreas de entrada e saída.

O paisagista permite a distribuição com harmonia dos elementos decorativos, das plantas, dos espaços da piscina entre outros.

Portanto, para uma boa área externa é importante o projeto de paisagismo. É importante notar que esses projetos apontam algumas necessidades dos ambientes também, como a impermeabilização com manta líquida entre outras.

Dicas para a manutenção de piscinas

Para áreas externas com piscinas é imprescindível cuidar da limpeza desse espaço. E isto significa cobrir com mantas, e também investir em processos mais eficiente e que asseguram a qualidade da água.

Manter a limpeza da piscina é importante para evitar problemas como a proliferação de mosquitos Aedes Aegypti, que são vetores do vírus da dengue.

Para o cuidado de piscinas é necessário a atenção em alguns pontos para a limpeza desse espaço como:

Sempre necessário manter dois níveis em equilíbrio o de alcalinidade e de pH da água. Ao manter esses níveis equilibrados o efeito dos produtos químicos não perdem sua eficácia, causando irritação nos olhos e na pele.

Uma piscina que esteja muito ácida pode também permitir a corrosão de tubulações e caso esta esteja alcalina, que é o posto de ácido, ela pode incorrer na formação de calcário danificando componentes da piscina.

O segundo é o uso de filtro para piscina de vinil. A filtragem é fundamental para que as impurezas da água sejam retiradas, principalmente aquelas mais microscópicas, como bactérias e fungos.

Existem diversos tipos de filtros como de areia lavada, de carvão ativado e outros. Escolha aquele que esteja mais adequado a sua necessidade.

E por fim, para garantir a segurança da água é necessário o cloramento da água. A adição de cloro permite que a piscina esteja mais segura, e a água livre de processos patológicos.

Assim, vimos que a composição de uma área externa depende de inúmeros fatores, como a definição de um planejamento e cuidado para que as áreas de piscina sejam seguras e bonitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *