As ações sustentáveis na construção civil

A construção civil é um setor que atua diariamente na construção e reforma de espaços comerciais, residenciais, empresariais e de outras finalidades.

O trabalho dos profissionais do ramo, os engenheiros, arquitetos, mestre de obras e dos ajudantes é transformar as ideias do projeto e planejamento em realidade.

O momento de elaboração do projeto é muito importante, pois, é nesta hora que a planta do empreendimento é feita e assim as construtoras decidem se a construção será de pequeno, médio ou grande porte.

O número de materiais e produtos, as máquinas e equipamentos e outros detalhes, devem ser resolvidos, pois, ajudam a evitar atrasos e transtornos durante o decorrer da obra.

As questões ambientais e a produção de resíduos que o setor da construção civil, precisam ser pensadas durante a organização do planejamento, pois, ajudam a diminuir o impacto ambiental, criando hábitos sustentáveis, que ajudam na imagem da empresa, gerando ótimos resultados, com novos investimentos e mais espaço no mercado de construção.

A importância da coleta seletiva e medidas ambientais no setor da construção

A produção de resíduos desenfreadamente é uma das preocupações ambientais mais frequentes e debatidas na sociedade.

Alguns tipos de resíduos demoram muito tempo para se decompor, por isso, realizar a separação dos entulhos por grupos e ter um recipiente, por exemplo, é uma forma de conseguir coleta seletiva construção civil, são ações que ajudam a tratar dos resíduos e até reutilizá-los na obra, ponto muito importante para evitar um destino inadequado ao lixo.

A reciclagem de resíduos possui algumas regras que são estabelecidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que possui a Resolução 307 que engloba uma lista sobre os tipos de resíduos: Os de construção, demolição, pavimentação, reformas ou de obras de infraestrutura, por exemplo, de solos provenientes e serviços de terraplanagem.

Resíduos de demolição e reforma de edificações como: blocos, placas de revestimentos, telhas e tijolos. Por último, os resíduos relacionados aos processos de fabricação de peças pré-moldadas em concreto, ou seja, blocos, meio-fio, tubos, entre outros que são produzidos no canteiro de obras.

Ao serem destinado para a coleta seletiva, esses entulhos são triturados e depois passam por uma granulagem, só assim, pode ser decidido o que será feito com eles.

A utilização de caçambas nas construções

Uma organização no canteiro de obras é muito importante para que as atividades relacionadas a construção aconteça com qualidade e segurança, por isso, a presença de uma caçamba de entulho é a solução, pois, é uma caixa estacionária de metal para o transporte de entulho.

Este tipo de recipiente é fácil de encontrar nas obras, já que, o mercado possui várias empresas que atuam no segmento de aluguel e podem ajudar a evitar que a sujeira fique espalhada no canteiro.

A locação de caçamba de entulho é um serviço, onde as pessoas podem utilizar uma caixa de qualidade, resistente e com segurança, pelo tempo necessário e principalmente a um preço acessível, ajudando nas questões de resíduos e no orçamento da obra. As principais vantagens do da locação de caçambas são:

  • Carregamento de entulhos até o destino de descarte;
  • Limpeza no canteiro de obras, evitando acidentes;
  • Custo acessível;
  • Auxilia no carregamento de materiais importantes na obra.

Possui a capacidade de coleta de materiais com possível potencial para reciclagem, ou seja, a caçamba pode ser usada para auxiliar a coleta seletiva dos resíduos produzidos na construção civil.

No mercado, existem diversas empresas que possuem modelos de caçambas diferentes uns dos outros, mas, com um único objetivo, ajudar no recolhimento dos entulhos produzidos durante a obra.

Por isso, pesquisar informações e os tipos de caçamba, antes de realizar a locação é uma forma de conseguir um modelo que atende às necessidades da obra.

Alguns modelos disponíveis no mercado são: as caçambas abertas, fechadas, roll-on e off que são as que podem ser içadas por ganchos nas laterais e a caçamba caminhão, modelo de alto custo.

Os resíduos podem ser depositado no recipiente da parte traseira do caminhão e depois podem ser levados, diferente dos outros modelos que necessitam de um transporte que possa fazer o içamento.

Sendo assim, medidas de cuidado com os entulhos é muito importante para diminuir os impactos ambientais, cria a possibilidade de reutilização de alguns elementos, ajudando a reduzir custos de compra de materiais.

Além de manter a organização no canteiro de obras, facilitando na questão de espaço para que os funcionários possam realizar as atividades com qualidade e excelência, gerando benefícios aos clientes e para as empresas de construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *