Avanços para melhorar as formas de trabalho na construção

Um mercado que vem crescendo bastante é o de aluguel de máquinas, mas, por que ele se faz tão necessário? A resposta para essa pergunta é simples: custo acessível e praticidade.

Nesse contexto, as empresas vêm se aprimorando e adquirindo novos equipamentos mais modernos e eficientes para auxiliar as mais variadas tarefas realizadas por setores como indústrias alimentícias, mineradoras, fábricas entre outras.

Contudo, a área que mais se beneficia com o aluguel de equipamentos é a construção civil, que devido a sua amplitude necessita de formas mais econômicas e ágeis para atender toda a sua demanda,.

Isso ocorre, principalmente, porque o segmento está presente em várias camadas da sociedade e é responsável pela criação de quase tudo que se vê hoje, alguns exemplos são:

  • Condomínios residenciais;
  • Prédios comerciais como shoppings, restaurantes e afins;
  • Estradas e avenidas que cortam o país;
  • Estruturas para o transporte como ruas e vias públicas;
  • Residências;
  • Itens decorativos e indicativos nas vias.

Desta forma, é visível a importância do setor e das máquinas adequadas para o desenvolvimento deste trabalho.

Mas, afinal, por que o aluguel é melhor que a compra?

Para se ter uma ideia da importância desse tipo de serviço, é preciso destacar que adquirir um equipamento de grande porte requer não só uma quantia elevada, mas também depende de manutenção e espaço para armazenagem.

Oque acontece é que as obras têm um período certo para acabar e nem sempre o responsável possui os requisitos citados, se tornando então mais viável a locação.

Ao locar uma máquina, o cliente tem a facilidade de assinar um contrato por períodos, ou seja, se a obra vai durar horas, dias ou meses não importa, ele pode solicitar apenas para o tempo necessário. Com isso, a locadora vai levar até o local desejado na data estipulada e ao final do processo ela mesma retira o equipamento.

Outra vantagem é que a manutenção e todos os cuidados ficam a cargo da empresa contratada.

Alguns exemplos de maquinários disponíveis para aluguel

Quando se fala da construção civil, logo se imagina a quantidade de materiais e peças pesadas que se usa, por isso para facilitar o transporte de um local para o outro existe o caminhão plataforma se enquadra perfeitamente.

Na prática, ele é utilizado para mover cargas e suporta pesos elevado. Junto com ele encontram-se também os caminhões munck que apresentam grande eficiência.

O aluguel de munck é recomendado não só para mover, mas também içar cargas, isso porque além de um caminhão com carroceria para colocação dos itens, ele possui um guindaste articulado que facilita os trabalhos em altura.

Vale mencionar neste ponto que existem diferentes tipos de munck que suportam de 4,5 até 25 toneladas e sua usabilidade vai depender das especificações de cada cliente.

Outro serviço bastante utilizado nos canteiros de obra é a terraplanagem, ela serve para nivelar e tratar o solo que vai receber a construção.

Para realizar esse serviço existe a retroescavadeira que atua como um trator, ela possui na parte de trás uma concha e na frente uma pá para carregar a terra e seu desempenho é bastante satisfatório.

Ainda falando sobre ferramentas, uma que não pode ser deixada de lado é o martelete. Existem diferentes modelos que podem ser usados para quebrar ou furar materiais,

Esse equipamento foi criado para facilitar os processos, então o aluguel de martelete permite que ele seja usado em concretos, pisos, tijolos, paredes e muitos outros.

A velocidade com que opera este equipamento pode ser alterada para mais ou para menos de acordo com a sua aplicação.

Segurança no trabalho em primeiro lugar

Com tantos processos realizados ao mesmo tempo, é fácil se perder, por isso as empresas devem ter uma assessoria responsável por seguir todas as normas de segurança vigentes para evitar acidentes e zelar pela vida de seus colaboradores.

Quando se trata de trabalho em altura a preocupação é ainda maior. De acordo com a norma regulamentadora Nr 35, se a atividade for exercida a partir de 2 metros é considerada em altura e deve seguir as normas e parametrização.

Portanto, somente funcionários treinados e capacitados devem executar essas tarefas e todos precisam fazer uso de equipamentos de proteção individual.

Tais equipamentos, conhecidos como EPIs, determinam a segurança de cada um dos funcionários.

É importante se atentar que só eles não são suficientes, os equipamentos de proteção em grupo se fazem necessários como os instalados em prédios para mais segurança ao transitar como a linha de vida que é fixada nas paredes por ancoragens e ligadas ao cinto do colaborador.