Hall de entrada: dicas para se inspirar

Você provavelmente não passa muito tempo na entrada da casa. Com certeza haverá dias em que você prestará pouca atenção nela ao tirar os sapatos ou ao se olhar no espelho. Mas o hall de entrada é mais do que apenas um espaço funcional. 

É o primeiro contato que os hóspedes têm com a sua casa, o espaço que funciona como um cartão de visita e o quarto que levanta a cortina para a decoração do resto da casa. 

Uma casa não pode ser hospitaleira e harmoniosa se precisa passar por um corredor escuro, apertado e monótono, sem personalidade nenhuma, para chegar na sala perfeitamente decorada. 

A sua dupla função, ou seja, ser o espaço intermédio entre o exterior e o interior além de também ser a ligação entre as divisões, confere ao hall um caráter confiante. 

Então, como decorar este espaço? Que tipo de mobília se encaixa melhor e como você pode fazer com que pareça maior, mais arejado, mais feliz ou apenas diferente?  

A seguir apresentaremos tudo o que você precisa saber para transformar um salão monótono e frio em um espaço dinâmico e charmoso. 

Como decorar o hall com base em sua forma e tamanho 

Em nossos apartamentos e casas encontramos diferentes tipos de hall. A maioria deles são pequenos, enquanto outros são alongados. Alguns, menos comuns, são bastante grandes. Vamos ver quais regras existem para alguns dos tipos mais comuns de salões. 

Decorando um espaço longo e estreito 

Um hall de comprimento que chega a 15 metros com uma largura de menos de um metro é provavelmente a configuração mais infeliz para um hall.

Na maior parte das vezes, este espaço não tem janelas, apenas portas de acesso aos quartos ou outros espaços de ambos os lados, com um banheiro no final. 

Parece muito com um hall de hotel e muitas vezes o único layout que você pode imaginar é um tapete ou ladrilho no chão, um cabide e talvez alguns porta-retratos na parede. 

Isso é criativo? Não muito. Hospitaleiro? De forma alguma, mas passamos por isso rápido e isso não nos incomoda muito. Funcional? Se não houver obstáculos no chão, com certeza. 

Como transformar um hall assim em um espaço luminoso ou até elegante, sem prejudicar sua funcionalidade? Aqui estão algumas dicas úteis: 

Pinte as paredes e o teto de branco e, para obter um visual interessante, adicione textura. Os painéis são uma solução elegante, mas se o teto não for muito alto é melhor colocá-los a uma altura de 90 cm.

Outra opção é adicionar prateleiras de caixa decorativas, que conferem charme e profundidade ao espaço. 

Para o piso, escolha um tapete de porta com listras horizontais. Um com listras verticais apenas para “esticar” mais o corredor. Claro, tapetes longos em estilo oriental com padrões ricos em formas e cores também são adequados. 

  • Dê uma pequena imagem para a casa pintando a porta no final do corredor com uma cor escura. 
  • Se você optar por decorar as paredes com pinturas, pinte apenas de um lado, 
  • Se possível, adicione pequenas janelas falsas. 

Se você quiser instalar arandelas, coloque-as o mais próximo possível do teto, para que não ocupem muito espaço. 

Decorando um espaço largo  

Normalmente, você pode seguir as regras para um espaço longo e estreito, mesmo que seja mais largo, mas, neste caso, você pode maximizar o caráter funcional do corredor de algumas maneiras inteligentes. 

Se você tem a oportunidade de trabalhar em casa, mas não tem cômodos suficientes para construir um escritório, pode aproveitar o longo e amplo corredor. Arrume uma mesa e uma cadeira, mas tome cuidado para não bloquear a passagem. 

Você adora ler e gosta de estar rodeado de livros? Então você pode transformar seu corredor em uma biblioteca.

Você pode instalar estantes de um lado ou de ambos, mas neste caso será bom brincar um pouco com a assimetria, para que o espaço não pareça mais estreito. 

Decorando um hall quadrado 

Um hall quadrado pode facilmente assumir funções de outras salas. 

Crie uma pequena área de convívio com a ajuda de uma mesa, cadeiras ou mesmo poltronas. Neste espaço, as conversas que se iniciaram na sala podem continuar por alguns minutos antes de os convidados se retirarem. 

Aqui você também pode configurar um canto de leitura que seja tão confortável que aumentará a chance do hall se tornar seu cômodo favorito da casa.

Uma poltrona ou mesmo um pequeno sofá, um candeeiro de pé e uma mesa alta e redonda irão criar um recanto original e muito funcional. 

Além disso, no hall quadrado você pode colocar um escritório, que cabe em um canto. Desta forma, você poderá transformar este espaço em um espaço de trabalho.

Decorando um espaço muito pequeno 

Qualquer que seja sua forma, alguns corredores são tão pequenos que pode parecer impossível decorá-los. Mas, como dizem, quando você quer muito algo, você encontra uma maneira de fazer. 

  • Instale as prateleiras o mais próximo possível do teto. E ainda não ocupam o espaço que já está e são ideais para guardar sapatos. 
  • Escolha uma mesa de vidro, pois não ocupará muito espaço.
  • Escolha móveis estreitos e use as paredes o máximo que puder para armazenamento, usando um cabide com muitos ganchos.  
  • Use cores claras com detalhes brilhantes e certifique-se de que o corredor esteja bem iluminado. 

Decorando um grande espaço

Decorar um espaço grande pode ter alguns desafios, mas são diferentes dos que você enfrenta no caso de um espaço pequeno. Quando você tem mais espaço, é mais fácil guardar sapatenis masculino, casacos e muito mais. 

Você pode colocar quase qualquer tipo de móvel (mas é claro não camas ou armários) e você não precisa se limitar a cores claras para dar a ilusão de mais espaço, pois já existe. 

O desafio surge quando se tenta dar personalidade a este espaço, para o diferenciar da decoração habitual que encontramos no hall. Por não ser propriamente uma sala, mas sim um espaço intermediário, acaba criando dificuldades.

Depois de determinar todos os móveis (cabide, porta-guarda-chuva, espelho), você pode completar a decoração com um elemento impressionante: um móvel que parece uma mesa, com aspecto antigo, e nas prateleiras use pequenas decorações e lembranças com valor emocional. 

Dê aos convidados a sensação de que visitaram uma galeria. Crie uma composição de pinturas na parede. Você pode usar temas semelhantes ou diferentes para uma atmosfera eclética e destacá-los com a ajuda de iluminação. 

Pinte uma parede em cores contrastantes e monte móveis únicos (um banco com pernas curvas, uma estante de livros, um baú antigo).

Você também pode escolher um grande adesivo decorativo, que mostra a imagem de uma estante cheia de livros antigos. Enfatize com a ajuda de uma cortina e crie o canto mais agradável para a leitura.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *