Como é feito a restauração de tacos?

Os pisos de madeira se tornaram muito populares ao longo dos anos, sendo encontrados ainda hoje em edifícios e casas mais antigos, onde conferem aos ambientes o estilo clássico ao mesmo tempo que contemporâneo.

Também conhecidos como tacos, assoalho de madeira ou, até mesmo, parque o estilo vem sido substituído com o passar do tempo por revestimentos mais atuais, como o porcelanato e os pisos laminados.

Para a restauração de piso de madeira, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa que seja especializada na limpeza e conservação desse tipo de piso, que é capaz de analisar qual o estado de conservação dos tacos para então determinar se vale a pena restaurar o piso de taco de madeira.

Caso o processo seja viável, deve-se começar realizando o lixamento em toda a superfície dos tacos, afim de remover restos de verniz, cera e outros materiais que foram usados sobre o piso ao longo do anos.

Nesta etapa remove-se também riscos e imperfeições presentes em sua superfície, sendo realizada atualmente com equipamentos específicos que fazem com que a poeira não se espalhe pela casa, trazendo menos riscos aos moradores.

Em seguida os tacos são limpos e então é aplicado sobre eles um produto selador que ajuda no fechamento dos poros da madeira, evitando assim sua degradação. Nesta etapa pode-se aplicar verniz ou cera afim de garantir a proteção dos pisos de taco.

Geralmente, utiliza-se o verniz, que tem o intuito de garantir maior proteção aos pisos, evitando a necessidade da aplicação periódica da cera.

O verniz específico para pisos e taco de madeira costumam ser fabricados a base de formol e ureia, resine base de poliuretano ou a base d’água, sendo esta última uma opção menos agressiva ao meio ambiente e com cheiro menos forte. O verniz também pode ser encontrado em acabamentos:

  • Foscos;
  • Brilhantes;
  • Acetinado;
  • De alto brilho.

E sua escolha pode ser feita conforme o visual desejado em cada um dos cômodos da casa.

Pintura nos pisos de taco

Uma outra alternativa viável para a restauração dos pisos de madeira é optar pela pintura de sua superfície, utilizando tinta epóxi ou marmorização, que garantem ótimo resultado.

Neste caso também se faz necessário o lixamento ou a raspagem de tacos preço m2 para garantir uma boa aderência e ter um visual renovado dos pisos de madeira.

Vale ressaltar que antes de procurar uma empresa que seja especializada na restauração e limpeza dos tacos de madeira, é impo.

O tempo necessário, cheiros dos produtos usados e também sobre outros trabalhos já realizados, garantindo, assim, que os pisos tenham uma maior vida-útil.

Uma vantagem sobre os pisos de madeira é que, em relação aos de cerâmica e cimento, eles acabam não deixando o ambiente tão frio e possuem alta durabilidade.

Esse estilo costumava ser muito utilizado em casas de classe média, sendo uma alternativa aos pisos de cerâmica, costumavam ser mais em conta e nem todo mundo podia instalá-los em sua casa.

Um estilo que também era muito utilizado era o famoso vermelhão, onde misturava-se um tipo de corante ao cimento e o colocava direto no chão, deixando-o lisinho e vermelho. Mesmo sendo um estilo mais antigo, muitas casas hoje em dia ainda o utilizam.

Como realizar a raspagem de tacos

A manutenção do piso de taco se faz necessária pelo menos a cada dois anos, já que seu verniz e chame acabam se apagando ao longo do tempo.

A raspagem de tacos pode ser realizada de diferentes formas, sendo elas:  raspagem de piso manual e raspagem mecânica.

Raspagem de piso de madeira manual: esse método costuma ser mais indicado para vernizes e assoalhos mais antigos, enquanto alguns outros acabamentos modernos são realizados a partir de removedores de tinta solvente para facilitar na solta e acabamento, otimizando o processo.

Os suprimentos e ferramentas necessárias são:

  • Lâminas extras;
  • Raspadores de lâminas com alça;
  • Lixeira de órbita aleatória;
  • Aplicador, rolo ou escova de lã de cordeiro;
  • Verniz ou óleo de secagem (linhaça);
  • Cera;
  • Luvas de proteção;
  • Proteção de joelhos ou almofadas.

Enquanto a raspagem mecânica ou automática utiliza de máquinas específicas, podendo ser realizada de maneira mais rápida e prática e não causa tanta sujeira como a manual. Esses processos são acessíveis e simples.