Como é feito os projetos estruturais?

Os projetos estruturais de qualquer edificação devem ser feitos de acordo com as necessidades do local da obra. Isso porque existem dados específicos e procedimentos especiais que devem ser fornecidos ou aplicados para que haja concordância com uma série de determinações existentes na construção civil.

Por isso, é muito importante estar atento a cada tipo de projeto e para a importância deles na composição de um espaço durável, eficiente e, claro, seguro. Vamos conhecer mais sobre esse universo?

Continue acompanhando o artigo a seguir para obter mais informações sobre os projetos necessários no levantamento de uma edificação e no planejamento de um empreendimento.

Terraplanagem

O Projeto de terraplenagem tem como principal finalidade a preparação do terreno para que ele possa receber de modo adequado a implantação do empreendimento. Desse modo, é preciso haver a movimentação da terra, a realização de cortes e até mesmo o desenvolvimento de aterros.

O engenheiro civil, que é o profissional responsável pela execução desse tipo de projeto, deve estar devidamente atento a todas as especificações do local e dominar os conhecimentos técnicos necessários para aplicação de medidas resolutivas e seguras.

Esse projeto deve, ainda, obedecer a normas estabelecidas no setor, como a Regularização fundiária, para que ele seja o mais fiel possível a realidade. Alguns dos documentos mais importantes são:

  • Levantamento topográfico do local;
  • Investigação geotécnica da área;
  • Projeto arquitetônico do empreendimento.

O projeto pode ser prejudicado pelo descumprimento das normas regulamentadoras e também pela ausência de algum dos documentos, sem os quais não é possível obter a construção legal no terreno em questão.

Muitas falhas podem ser geradas durante o processo por conta da falta de informações sobre o local e, ainda, pela negligência com cada etapa do projeto.

Vale lembrar, portanto, que é fundamental que o responsável pelo projeto faça uma visita ao terreno e apure de forma confiável e precisa os detalhamentos necessários para o implantação segura da edificação, evitando quedas, desabamentos, acidentes e situações que podem colocar a vida de várias pessoas em risco.

As principais dicas fornecidas pelos especialistas na hora de elaborar esse projeto são:

  • Contratar uma topografia de qualidade;
  • Realizar uma boa campanha de investigação geotécnica;
  • Basear-se em um projeto arquitetônico de excelência;
  • Estar atento às normas regulamentadoras.

Loteamento

Já o Projeto de loteamento tem como objetivo fornecer o devido equilíbrio entre a aplicação de métodos de intervenção, sejam elas justificáveis e precisas, e o mínimo possível de agressão ao meio ambiente.

Desse modo, ele é um processo de extrema importância não apenas para garantir a segurança ao usufruir do empreendimento como também para certificar-se de que o ecossistema local e outros fatores importantes para o meio ambiente não estão sendo prejudicados.

Para garantir que esse serviço será feito de forma qualificada e sem oferecer riscos futuros à estrutura desenvolvida, é muito importante contar com o trabalho de profissionais especialistas.

Além disso, questões importantes como a Lei do loteamento podem ser resolvidas a partir da consulta a profissionais com conhecimentos no setor.

A originalidade e a rapidez são dois quesitos que fazem toda a diferença nessa etapa de planejamento da obra. Vale lembrar, ainda, que a expertise de empresas especializadas pode contribuir e muito para agilizar os procedimentos e também para garantir que eles serão executados de forma coerente.

Estruturação residencial

Já o Projeto estrutural residencial é aquele que garante que a construção de um residência cumprirá todas as normas necessárias para que ofereça segurança aos moradores e evite uma série de falhas e erros na estrutura que podem gerar transtornos graves e até mesmo irreversíveis no futuro.

Sendo assim , ele é feito para informar detalhes mais precisos e, com base nessas informações obtidas sobre o potencial e as limitações do espaço, possibilitar uma adequação mais confiável às necessidades do cliente conforme o projeto inicial.

Entre as maiores vantagens de se obter um bom projeto da estrutura da sua residência, podemos destacar:

  • Execução rápida da obra;
  • Resultados seguros e eficazes;
  • Atendimento preciso;
  • Atenção às complexidades.

Vale lembrar que a falta de planejamento cria dificuldades não apenas estéticas, como funcionais, gerando até mesmo riscos graves às pessoas por conta de negligências.

Por isso, muitos procedimentos como o Desmembramento de terreno devem ser feitos com base no trabalho de profissionais do setor, assegurando resultados mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *