Como fazer um jardim bonito e barato? Guia Completo

Como fazer um jardim bonito e barato? Esta é uma pergunta que muitos se fazem quando se deparam com aquele aspecto relaxado na frente de casa.

Afinal de contas, se você parar para pensar não é nada barato criar o jardim perfeito. Existem problemas sérios e reais para se conseguir um bom visual.

Fazer um curso de paisagismo é uma saída que alguns encontram. Mas hoje gostaria de mostrar como fazer isto tudo com poucos recursos. Vamos conferir?

Como fazer um jardim bonito e barato?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que separei estas dicas de acordo com o impacto que elas podem fazer em curto prazo. Então, as primeiras darão resultados mais rápidos, e as outras serão um pouco mais demoradas.

Mas se você quer realmente encontrar saídas baratas e eficazes, o ideal é seguir cada uma delas. O grau de importância é o mesmo. Assim você terá em pouco tempo tudo o que precisa para o assunto.

5 ideais para começar

1 – Comece retirando o que é mato

Não tem como, você que quer um jardim com boa aparência precisa começar arrancando o que for simplesmente mato ou alguma coisa que não consiga compor o ambiente.

É bem comum que alguns se recusem a fazer isso, pois não é raro que alguns desses “matos” sejam na verdade alguma planta de poder curativo ou nutritivo.

Entenda uma coisa, um jardim não é uma horta. A apresentação precisa de uma estética bastante chamativa. Então o melhor seria remover o que te interessa e passar a cultivar em vasos. 

Às vezes este conjunto de vasos podem fazer um bonito arranjo em algum canto. Mas se não for o caso, prefira cuidar deles nos fundos da casa.

Lembre-se, nenhum tipo de lixo, pedra ou qualquer coisa deve ficar. Esta é uma etapa basicamente gratuita, onde você só precisa de esforço manual e boa vontade.

2 – Decida o conjunto de cores

Tem pessoas que vão apostar só nos tons de verde, utilizando arbustos e até mesmo em uma grama especial. Esta é uma excelente forma de manter tudo simples e fácil de cuidar.

Excelente para pessoas que não têm muito tempo para cuidar de casa e realmente desejam ter seus problemas resolvidos de maneira prática.

No máximo, será necessário uma poda no período de chuvas.

Entretanto, quem realmente quer algo eficiente pode apostar no plantio de flores. Lembrando que elas terão colorações diferentes, e precisam combinar com o tom da parede da casa.

Para economizar, a minha primeira dica seria realmente utilizar sementes, fazendo suas próprias mudas através de sementeiras.

O resultado é realmente muito bonito, e as pessoas ficarão definitivamente felizes de contemplar. Embora possa demorar alguns meses, e tenha que ter uma atenção especial para pragas.

3 – Faça um curso de paisagismo

Existem hoje centenas de opções para você estudar online. Um curso de paisagismo muitas vezes é o que você precisa para alcançar resultados eficazes e definitivos para o seu jardim.

Sem contar que ele pode passar de um hobbie para uma profissão. Alguns gostam tanto da tarefa e se destacam de forma tão brilhante, que não é incomum acabarem com serviços extras.

Com o tempo, é normal até mesmo transformar este amor por plantas em uma ocupação principal. Tudo depende do tempo disponível e interesse da pessoa.

4 – Crie seus próprios adubos

Um ponto que é extremamente econômico, ecológico e eficaz é criar você mesmo seu próprio adubo. Quem aí já precisou comprar algo para seu jardim realmente percebeu que as coisas não são tão baratas.

O NPK, que é um adubo químico, até mesmo tem um valor acessível, entretanto precisa ser usado de maneira consciente e racional, senão a maioria das plantas acabam morrendo.

E acredite, não é raro ver verdadeiros desastres com este tipo de adubo.

O fato é, você pode produzir seus próprios adubos com coisas simples. Pegue por exemplo, as aparas de grama que você recortou do seu quintal. Coloque elas dentro de um saco com pequenos orifícios (aqueles sacos de ração são ideais), e então deixe exposto ao sol por alguns meses.

O resultado é que depois de vários dias ele tenha se decomposto e se tornado em um excelente substrato. Por si só ele serve como solo fértil para as plantas ou adubos.

Tem pessoas que gostam de apostar em compostagem, utilizando restos de comidas, como verduras, legumes e cascas não cozidos para se decompor do mesmo jeito.

É uma saída tão eficaz quanto, e igualmente econômica.

E tem que goste de ir um passo além, criando uma vermicompostagem. Ou seja, utilizando minhocas para digerir essas sobras, criando o húmus, que é um dos solos mais ricos existentes.

Vai do seu empenho e criatividade.

5 – Mantenha tudo em ordem

O maior desafio sobre como fazer um jardim bonito e barato não está exatamente no dinheiro, mas na dedicação. Então sempre se esforce para as coisas não saírem de controle.

Se você conseguir eliminar as pragas no início, suas plantas terão mais força para crescer e espantar outras no futuro. Assim como será possível encontrar menos grama para aparar, menos trabalho para colocar os arbustos de volta ao formato original.

Você economiza com medidas corretivas se usar as medidas preventivas. Pense neste tipo de economia.

Conclusão

Saber como fazer um jardim bonito e barato é só o início. O trabalho de verdade é o que tem que ser empregado a cada dia. Basta você realmente querer, senão realmente irá precisar pagar algum tipo de profissional para esta tarefa.

Sendo assim, minha recomendação é que após você já ter toda a matéria de plantas resolvida, tente também utilizar móveis velhos para decorar. Reforme eles ou então consiga paletes de madeira e faça alguns.

O resultado é sempre incrível e você vai se surpreender. Mas é claro, tudo vai gastar um pouco do seu tempo, e acaba funcionando no final como um exercício e uma espécie de terapia.

Por hoje ficamos por aqui, desejo que seu jardim dê certo e que você tenha uma apresentação impecável. Qualquer dúvida sobre este assunto estou aqui para responder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *