Como funciona o gerador de energia solar?

Cada vez mais, projetos sustentáveis estão tomando conta do cenário da construção civil. Já pensou se tivesse como ter uma fonte de energia natural para ter energia elétrica de forma que não seja prejudicial ao meio ambiente e ainda economizar na conta de luz?

Graças ao desenvolvimento da tecnologia e de projetos sustentáveis, essa opção já existe e é chamada de Gerador de energia solar residencial. Na prática, esse sistema de captação energética pode funcionar de várias formas e também é conhecido como sistema solar fotovoltaico.

Para que a luz do sol seja captada e transformada em outras fontes de energia, esse sistema é composto por equipamentos como painéis solares e um recipiente (caixa da água) que armazena a água.

No entanto, há outras opções de Projeto energia solar residencial, considerando que há diversos materiais que também podem ajudar na captação da luz do sol.

A escolha de telhas sustentáveis e transparentes é um exemplo de estratégia neste sentido. Em outros países, a geração solar de energia já é uma realidade mais presente.

No Brasil, esse sistema vai ganhando mais espaço, no entanto, as pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre gerador de energia solar como funciona. Se você se identifica com esse assunto e quer saber mais, continue lendo esse post!

Gerador de energia solar residencial : como funciona

Há basicamente dois sistemas para captar energia solar e transformá-la em energia elétrica. São os sistemas “On-Grid”, conectados à uma rede, e os isolados, conhecidos como “Off Grid”.

A principal diferença de um Projeto energia solar residencial para o outro, neste caso, é que toda a energia não consumida no primeiro é direcionada para a rede elétrica. Já no sistema autônomo, a energia é armazenada em baterias.

Mas como funciona tudo isso? A captação energética é real mesmo?

Qualquer tipo de proposta para a geração de um sistema de Energia solar residencial preço ocorre por causa do chamado efeito fotovoltaico.

Na prática, esse efeito surgiu há anos, por causa de uma descoberta francesa e consiste na absorção da luz por meio de placas solares. As placas são compostas de células voltaicas que geram energia em corrente contínua.

A partir daí, o projetista precisa aprimorar o sistema do projeto energia solar residencial para que a energia captada se transforme em corrente alternada (a usada no dia a dia de uma residência).

Apesar da inovação parecer muito tecnológica e até causar desconfiança de pessoas leigas, esse sistema traz inúmeros benefícios. Listamos alguns deles:

  • Redução do consumo energia elétrica;
  • Consumo sustentável;
  • Benefícios para o meio ambiente;
  • Incentivo à fontes de energia sustentáveis;
  • Aproveitamento  da energia solar residencial ar condicionado e outros equipamentos.

Se a partir disso, você se interessou nesse sistema, é importante saber que a Agência Nacional de Energia Elétrica autoriza a produção e distribuição de energia dessa forma desde 2012. Como o sistema de produção é próprio, a Aneel faz compensação para os consumidores que usam o sistema “On Grid”, conectado à rede.

Gerador de energia em projetos

Não só nas residências, mas também em outros estilos de construção, esse sistema de geração energia por meio de projeto energia solar residencial pode ter várias finalidades.

Nas empresas que aderem uma pegada mais sustentável e econômica, por exemplo, contar com um projeto desses é uma ótima alternativa para a melhorar a sustentabilidade ambiental do projeto.

Outras formas e sistemas de construção podem complementar essa ideia. A chamada cobertura de telhado verde, com telhas translúcidas, sustentáveis e transparentes também é uma forma simples de aproveitar a luz do sol.

Além do mais, existem empresas específicas que fazem a instalação de painéis solares para captação.  Na linha de construção civil, os sistemas de construção a seco com materiais sustentáveis também são cada vez mais tendência.

Além da redução dos custos e desperdícios em relação às obras convencionais, essas iniciativas são benéficas para o planeta. Por isso, se você gosta da ideia, aproveite para se inspirar e busque especialistas que construam um Projeto energia solar residencial de acordo com suas necessidades!

Lembre-se: é importante que as características de construção sejam adaptáveis a esse sistema. Além disso, não tem como fazer um sistema caseiro que seja tão eficiente quanto o preparado por especialistas no assunto. Nessa situação, o investimento é só sinônimo de retorno e benefícios, dependendo dos seus objetivos.