Como funciona o poço artesiano?

Veja alguns detalhes envolvendo esse item, que é comumente instalado em sítios, chácaras e outros ambientes semelhantes.

O consumo de água é um tipo de discussão recorrente nos dias de hoje, e isso vem ocorrendo por alguns motivos diferentes. O primeiro está relacionado a consciência ambiental.

A água, como um recurso escasso que é, necessita ser bem consumida, e com isso quero dizer que é de suma importância que toda a sociedade tenha a percepção que a água é um elemento findável, logo, a sua utilização com consciência e economia deve ser sempre almejada e pregada.

Pois bem, o outro lado do espectro é referente a questão financeira. Muitas empresas acabam por ter um alto gasto mensal aplicado no consumo de água. Este gasto excessivo poderia estar sendo alocado para outros âmbitos da empresa, investindo o capital em melhores condições de estrutura, equipamentos para que a empresa fique mais competitiva e etc.

De toda a forma, para suprir os motivos citados acima, a realização da Perfuração de poços artesianos se mostra como um item de suma qualidade e eficácia, sendo muito utilizado para empresas e também em locais onde a seca é muito presente e contínua.

Neste texto, estaremos abordando um pouco acerca da utilização dos poços artesianos e quais os detalhes que os envolvem, sendo de suma importância para a realização de economia financeira para as empresas e pessoas que realizam esse processo. Então, se você tem dúvidas sobre O que é poço artesiano, aconselho que continue com a sua leitura e venha aprender mais.

Poço artesiano

Os poços artesianos, ou os também chamados poços tubulares, são estruturas hidráulicas verticais que possibilitam o acesso a reservatórios de ordem natural encontrados no subsolo, esses que são chamados de aquíferos.

Os aquíferos são formações geológicas que são constituídas por rochas, essas que armazenam e transmitem volumes grande e significativos de água.

Basicamente, a utilização de poços artesianos, não mais se restringe apenas para a sobrevivência humana, como poços abastecimento, porém, em diversos casos eles são devidamente utilizados para alavancar as atividades produtivas de determinada região, como:

  • Irrigação;

  • Abastecimento industrial;

  • Rebaixamento de lençol de água nas indústrias de minério;

  • Consumo animal e etc.

O serviço exercido por uma Empresa de perfuração de poços está devidamente normatizada por meio das normas ABNT: NBR 12212 (Projeto de poço artesiano para captação de água subterrânea) e NBR 12244 (relacionado a Construção de poço artesiano para a captação de água subterrânea).

Sendo utilizada para a realização da perfuração dos poços a máquina perfuratriz, que também pode ser designada como a Sonda de perfuração, que tem como objetivo abrir caminho no solo e descobrir onde está a localização da água.

Filtro para poço artesiano

Como o próprio nome sugere, o filtro é utilizado para poder oferecer uma água de real qualidade e pureza. Muitas vezes, a água proveniente do poço artesiano não está totalmente limpa, contendo elementos minerais e dentre outros que podem prejudicar o consumo de quem bebe a água, daí o Filtro para poço artesiano vem como um aliado nessa jornada.

Porém, deve-se saber que existem alguns tipos diferentes de filtros, e esses devem se escolhidos conforto os elementos que se desejam tirar da água.

Tendo o filtro, faz-se necessário que se realize um processo de limpeza, uma retrolavagem, que se constitui basicamente de inverter uma alavanca para que toda a sujeira segurada pelo filtro seja enviada para fora.

Para a realização da instalação desses Filtros, é necessário que se construa uma base de cimento, possuindo uma instalação hidráulica simples, porém, que necessita obter conhecimentos básicos para uma boa instalação

Outra coisa que deve ser mencionada, é que o filtro para poço artesiano necessita do uso do cloro, para que ele possa funcionar adequadamente na remoção do ferro. Então, é necessário que a água tenha cerca de 1 a 2 ppm de cloro na entrada de determinado filtro.

Enfim, esse filtros demonstram grande auxílio na limpeza da água recebida pelos poços. Constituindo-se externamente de aço inox ou fibra de vidro, e internamente por cristais de quartzo e zeólita especial para ferro os filtros demonstram grande eficiência, resistência e enorme durabilidade.

Bom, os poços artesianos aparecem como uma opção importante para que deseja captar água para diversos motivos, e nessa, conseguir uma independência hídrica, juntamente com uma economia financeira muito significativa. São ótimas opções e só trazem benefícios a quem as escolhem.