Como manter o piso de madeira em ótimo estado?

A madeira é considerada um material nobre para as construções. Não apenas por seu preço mais elevado, dependendo do tipo de madeira escolhido, mas por conta de suas diversas vantagens.

Uma casa que conta com um assoalho é mais valorizada do que outra que possua piso comum, beneficiando os seus proprietários em situações de venda.

O principal motivo é a resistência e durabilidade da madeira, que pode ser usada por anos a fio. Mas existem outras vantagens:

  • Conforto térmico;
  • Conforto acústico;
  • Resistência mecânica;
  • Variedade de cores;
  • Variedade de texturas;
  • Fácil instalação.

Entretanto, ao adquirir um novo imóvel que possua esse tipo de piso, muitas pessoas acabam sentindo a necessidade de fazer uma revitalização.

Isso porque o material pode estar com aparência apagada, esbranquiçada ou conter riscos e manchas.

Mesmo que esse seja o cenário, é mais vantajoso para o comprador fazer uma reforma nesse assoalho do que adquirir uma casa com piso de material mais barato e comum, como os azulejos.

Como acontece a revitalização?

Restauração de piso de madeira é um tipo de reforma simples, que não implica em muito capital ou tempo investidos.

Capaz de tirar o aspecto esbranquiçado, de devolver brilho e de retirar todas as manchas e riscos do piso, o resultado final é impressionante.

É importante pontuar, porém, que se a reforma pretendida for na casa em que já se mora, é necessário separar alguns dias para a retirada dos móveis e trabalho da equipe de revitalização (ou para o seu trabalho, aos que gostam de colocar a mão na massa).

A primeira etapa é a Raspagem de tacos.

Com um conjunto de lixas, retira-se a camada superior do assoalho, o que garante a retirada de todos os riscos presentes no piso.

Essa parte exige muito cuidado, pois pode resultar em desgaste desnecessário do assoalho e desnivelamento – um dos principais motivos para contratar pessoal especializado para a realização da reforma.

Depois de lixar, realiza-se a calafetação da madeira. Isso significa que quaisquer buracos ou fendas serão vedados, impedindo a passagem de ar e de água, processo feito nas juntas dos tacos.

A etapa final para Recuperar piso de madeira é utilizar uma lixa bem fina para fazer o polimento.

É um processo semelhante ao realizado nas carrocerias de carros, com as lixadeiras, cujo principal objetivo é estético, dando brilho à superfície. Entretanto, para garantir que esse processo seja duradouro, faz-se o acabamento.

Essa fase final pode ser feita com bona (resina), verniz ou stain. A vantagem da resina é que, por ser à base de água, seca mais rápido.

Mas o stain se mostra interessante por oferecer proteção contra fungos e por não formar uma camada sobre a madeira, mas ser absorvido por el.

Algumas pessoas não gostam do stain por ele não deixar com o aspecto brilhoso usual, apresentando um visual mais natural.

Por isso, quando se trata de locais úmidos, como a área externa ou o banheiro, pode-se optar pelo stain, mas a bona e o verniz são soluções melhores para os demais locais.

Dicas e cuidados

Para quem está pensando em redecorar a casa e possui um piso de madeira, uma dica importante é não optar por móveis feitos da mesma madeira que compõe o assoalho, porque isso acaba gerando um efeito visual negativo.

Escolher a mesma madeira para diferentes cômodos da casa, porém, é o recomendado, pois gera uma impressão de amplitude.

Mas para aqueles que desejam escolher uma madeira diferente para cada cômodo, por questões de decoração.

É necessário tomar cuidado para a espessura ser a mesma, do contrário há desnivelamento de um ambiente para o outro.

Outra dica é se certificar de que o piso foi tratado, pois quando o assoalho está sem o verniz, resina ou stain, ele pode acabar manchando quando se derrama líquidos sobre ele.

Vale lembrar que acrescentar mais camadas dos finalizadores (resinas, verniz) não é benéfico, pois uma aplicação muito espessa acaba por descascar ou rachar.

Use apenas a quantidade indicada pelo fabricante do produto.

Por fim, a conclusão é que optar por um assoalho de madeira é o melhor investimento para uma casa. Afinal, esse piso se renova ao longo dos anos, passando de geração para geração.

Uma observação é que embora a revitalização completa só precise ser feita dentro de longos períodos, é recomendado que se reforce as camadas de bona mais frequentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *