Saiba como ter uma fachada residencial incrível gastando pouco

Quando o assunto é como transformar a fachada da sua casa, simplicidade e criatividade podem caminhar juntas e compor estilo e sofisticação!

Mesmo porque atualmente o mercado dispõe dos mais variados preços e materiais que podem transformar a entrada da sua casa em um lugar especial, que vão além da limpeza de fachada com aqueles jatos de água forte.

Importante salientar também que para se ter uma casa bonita e com uma fachada simples e elegante é necessário medir a relação custo x resultado, pois nem sempre gastar muito significa que você escolheu os materiais certos e eles trouxeram o resultado esperado.

Algumas recomendações

É necessário avaliar e priorizar esses recursos criativos para que no final você saia satisfeito.

São muitos os financiamentos com juros baixos para ajudar na concretização do sonho de uma casa própria e isso pode ser iniciado através da escolha de uma casa simples, pequena e funcional, com preço baixo e uma linda fachada.

Casa simples não significa que ela não tenha estilo, pois se for bem decorada, mesmo com um pequeno jardim e uma garagem simples coberta ao lado sua residência, com muro de bloco de concreto bem acabado e uma pintura básica, podem fazer a diferença.

Mesmo para quem tem o orçamento baixo é possível constituir fachadas bem interessantes e diversificadas com modernas varandas, garagem, área de lazer com uma pequena cobertura ou ainda aquele caminho de jardim pequeno e florido.

O diferencial pode ser o próprio desenho e projeto simples, sem ser convencional, como por exemplo, manter a estrutura e telhados em desníveis, ou em linhas retas e arredondadas, com recortes, pilastras ou ainda tudo composto.

Dicas essenciais

Ouse no uso dos materiais disponíveis como vidros, madeiras, pedras, tijolos, e nos pisos com o uso de caminhos de pedras, piso intertravado (tipo de piso que encaixa tijolinhos em um tipo de base especial) ou ainda nos muros com plantas e flores, ou em bloco estrutural ou se preferir, com um pintura básica da cor de sua preferência.

Para começar a entender melhor como você pode construir ou reformar a sua fachada, vamos explicar cada tipo de revestimento e como podem ser escolhidos conforme o seu gosto.

Pintura

É o recurso mais econômico e prático para compor a sua fachada, porém irá necessitar de mão de obra mais rapidamente pois a exposição a chuva e ao sol podem apresentar deformidades. Lembre-se, prefira por tinta acrílica à base de água e acabamentos em texturas. Locais com muita umidade não são recomendados o seu uso.

Madeira

Pode parecer frágil, mas se for bem instalada, a madeira é dos acabamentos com maior durabilidade para a entrada da sua casa. Podem combinar com outros materiais e estão disponíveis em diversos preços. Atenção especial para que sejam sempre envernizados antes de serem instalados auxiliando melhor na impermeabilização e controle de pragas.

Concreto

Existem várias opções disponíveis. Também podem ser encontrados a preços bem acessível e exigem certos cuidados. Podem compor belos cenários se forem combinados com bloquete de concreto, por exemplo.

Tijolo

O tijolinho aparente também pode ser combinado com outros tipos de materiais e apresentam estilo inconfundível nas fachadas, podendo ser utilizados em apenas parte delas. Exigem cuidados especiais para que durem mais.

Porcelanato

Este revestimento é ideal para locais muito úmidos pois são impermeáveis, resistentes e são agradáveis para quem deseja manter a temperatura interna estável. Ideal para quem procura um estilo mais discreto e sóbrio.

Pedra

Pode contemplar os estilos mais rústicos e os mais modernos, pois dispõem de diversos modelos no mercado. Uma grande vantagem é que não será necessário contratar periodicamente aquela empresa de limpeza para limpá-las, pois sua manutenção é simples e duradoura.

Vidro

A princípio não parecem resistentes, porém existem alguns tipos que podem durar muito mais tempo do que se imagina e são bem seguras.

São ideias para quem tem paisagens a serem valorizadas vistas a partir da casa, porém sua desvantagem está justamente ai, pois quebram a privacidade dos moradores em ambientes que serão expostos para quem está fora dela. Podem ser compostos em estilos utilizando outros materiais.

Muro

São dos tipos o mais utilizado e comum atualmente, principalmente com o crescimento das cidades e dos índices de violência. Seguem a linha mais original e simples ou, podem variar até o grau mais sofisticado se combinados com outros materiais.