Composição de varandas: dicas de decoração e afins

Um dos componentes que vem crescendo dentro dos projetos arquitetônicos são a decoracao de jardim nas chamadas áreas externas. Além dos jardins, as varandas, garagens e sacadas estão se transformando em um espaço que agrega beleza, conforto, tranquilidade e funcionalidade.

As áreas externas como são conhecidos esses ambientes complementam a estrutura principal, tornando-se um espaço para que os familiares, amigos e colegas possam interagir de forma tranquila e agradável.

A composição desses ambientes passa por um intenso planejamento em que o primeiro passo é a definição da funcionalidade do ambiente, que ajudará na escolha dos elementos decorativos como mesa para area externa, churrasqueira para preparo de carnes e outros.

Neste artigo abordaremos alguns componentes que são importantes para quem deseja investir nesse tipo de espaço.

Defina a funcionalidade do seu espaço

O projeto da sua área externa será definido em grande parte pelo tamanho disponível existente.

Por isso que o primeiro passo para construção de uma varanda, sacada ou ambiente gourmet é a definição de sua funcionalidade, que podem ser variadas como:

  • Canto de leitura;
  • Prática de exercícios;
  • Área gourmet;
  • Cantinho para as crianças.

Sabendo a finalidade será possível identificar quais os cuidados serão tomados no ambiente. No caso de sacadas e varandas de apartamento um elemento fundamental para a segurança é a utilização de guarda corpo inox e vidro que impede as quedas e acidentes.

No caso de locais externos mais abertos com gourmet e se tiver grande fluxo de crianças, é necessário prestar atenção na altura da piscina e também em sua fundura, para evitar acidentes como afogamentos.

Também é importante a escolha dos materiais corretos para essa área como o uso de tela para piscina de fibra que protege de sujeiras e bactérias que podem contaminar a água.

No entanto, um ponto essencial é o uso das técnicas de paisagismo que recaem sobre a composição cenográfica do ambiente.

Seja uma varanda, seja uma sacada, seja uma área de piscina, o uso das técnicas de paisagismo permitem a construção de um espaço mais agradável e harmônico.

Abaixo trataremos melhor sobre o paisagismo e seus impactos na construção de um espaço elegante e acolhedor.

Utilizando o paisagismo à favor das varandas

Ao utilizar as técnicas de paisagismo você está investindo na construção de uma varanda e área externa muito mais bonita e agradável. Porém, poucas o que é o paisagismo e quais são as suas principais características.

O paisagismo como já dito no tópico anterior é um conjunto de técnicas. Essas técnicas se baseiam em diversos tipos de conhecimentos como botânica, arquitetura, agronomia, geografia e artes.

Assim, essas técnicas abarcam todo o processo de composição cenográfica dos ambientes externos que vão da escolha de móveis como poltrona area externa até a escolha dos tipos de plantas que estarão nos jardins.

O paisagismo é feito com bastante eficiente quando elaborado por um profissional, que colherá todas as informações disponíveis e tentará por meio de um planejamento atender todas as suas necessidades.

Outra vantagem do uso do paisagismo é que caso a casa seja vendida ela valoriza entre 15% a 30% dentro do mercado imobiliário.

Assim, uma boa área externa utiliza de forma inteligente o paisagismo permitindo que esse agrade os cinco sentidos do morador, dê a sensação de amplitude do espaço, prenda a atenção do observador, entre outras sensações.

O uso de acessórios na área externa

Um elemento fundamental na composição das áreas externas é o uso de acessórios. E são variados os tipos que podem ser usados, como mesas, pinturas, vasos, móveis reciclados e outros. Por ser uma área externa aconselha-se que estes sejam a prova de intempéries.

Outro ponto necessário para a composição de uma área externa elegante é deixar todos os elementos organizados, para que o ambiente não fique confuso, fazendo com que o que foi projetado não seja alcançado.

Os decoradores de interiores dizem que o investimento em um armário com acabamento próprio para a área externa é um bom jeito de organizar os componentes da varanda ou da área. Importante que o revestimento do piso e das paredes sejam resistentes também (como o granilite garagem).

Portanto, vimos que para a composição de varandas gourmet, espaços de descanso e leitura é preciso planejamento, conhecimento da funcionalidade do espaço, e principalmente, a vontade de agradar os próprios desejos.

Afinal, esse ambiente precisa ter sua personalidade, assim, para uma área externa elegante e confortável invista no conhecimento de sua personalidade aliada a funcionalidade do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *