Condomínios: componentes importantes

Os condomínios são uma forma de moradia muito especial, principalmente porque conseguem trazer qualidade e segurança para os moradores. Para isso, os prédios residenciais e condominais devem ser compostos por telha sanduiche, janelas antirruídos e áreas de lazer.

Para garantir todos esses componentes, é preciso prestar atenção em muitos aspectos que vão da segurança, como a preocupação com as portarias, a gestão de dados e procedimentos de automação de processos cotidianos, como o funcionamento automático de bomba para piscina, sistemas de iluminação, entre outros componentes.

Neste artigo abordaremos elementos importantes que compõe os espaços dos condomínios e que transformam esses ambientes em algo mais agradável, bonito e seguro.

As áreas de lazer nos condomínios

Um dos recursos que mais merecem a atenção nos condomínios é a área de lazer em condomínios. Isso é importante pois este espaço é fundamental para a garantia da qualidade de vida dos moradores, sendo responsável pelo bem-estar e por ser um diferencial construtivo..

Um dos grandes objetivos das áreas de lazer é trazer lazer para os moradores além de:

  • Proporcionar convivência;
  • Fortalecer os laços;
  • Valorizar os espaços;
  • Trazer mais espaços para a família.

Para isso, estas áreas precisam ter todos os equipamentos para funcionar. As piscinas, por exemplo, devem ter motor para piscina para que as bombas funcionem e a água se mantenha limpa.

Do mesmo modo, os playgrounds devem ser seguros, evitando acidentes e trazendo mais conforto para as crianças..

Abaixo falaremos sobre algumas das áreas de lazer que os condomínios podem investir:

1. Playground

Os playgrounds são parquinhos feitos para as crianças, sendo compostos de inúmeros brinquedos, como escorregadores e balanços.

Para que os playgrounds funcionem, o painel metalico utilizado precisa ser seguros e bem instalado, evitando possíveis problemas.

2. Quadras poliesportivas nos condomínios

As quadras poliesportivas são outro tipo de área de lazer muito importante para os condomínios, pois ajudam no incentivo de diversas brincadeiras e prática de esportes, tanto para crianças quanto para os adultos, auxiliando na criação de hábitos mais saudáveis.

As quadras também se tornam um recursos de interação entre os vizinhos, facilitando o contato ao longo de toda a semana.

3. Piscina

As piscinas são um grande diferencial nos condomínios e são bem divertidas, principalmente nos dias de verão. Além disso, elas proporcionam diversão e são uma ótima pedida para a prática de exercícios físicos.

Para que essas piscinas funcionem adequadamente, é necessário que as administradoras se preocupem com o cuidado desses espaços, como a instalação da casa de máquinas com bombas e válvula redutora de pressão, para o controle dos fluxos da água e sua constante movimentação, garantindo a boa usabilidade das piscinas.

A automação dos condomínios

A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas nos mais diversos locais, como nos carros, casas e, agora, nos condomínios. Uma das formas é a automação dos condomínios.

A automação desses espaços significa que há um maior uso dos sistemas mecânicos e eletrônicos para que o gerenciamento dos processos seja otimizados. Ou seja, usam-se softwares e máquinas para agilizar e aprimorar a rotina dos condomínios.

Vários são os aspectos que podem ser usados nestes espaços, como:

  • Câmeras de segurança;
  • Softwares de gestão;
  • Controle de bombas de piscina;
  • Reconhecimento facial;
  • Portaria remota.

A tecnologia é uma aliada dos condomínios, principalmente por possibilitar uma melhoria na qualidade de vida, além de trazer economia e mais segurança para os moradores.

A automação também permite que o controle e monitoramento dos condomínios seja mais eficaz, dando mais dados para que as decisões sejam tomadas de forma segura.

Alguns benefícios mais recorrentes do uso da automação dos condomínios são:

1. Redução de custos

A economia trazida pela automação dos condomínios ocorre por meio do uso dos mais diversos sistemas, o que permite a redução de funcionários e a diminuição de contas mensais.

Um exemplo é o uso das portarias inteligentes, que ajudam na redução de até 50% das taxas condominiais, principalmente porque não há gastos com folhas de pagamento, férias, contribuições e, se ocorrer, processos trabalhistas.

A redução de custos também se dá na economia de luzes e da água.

2. Melhoria da segurança

Assim como a instalação das empresas de esquadrias de alumínio permite que a segurança dos condomínios seja garantida, as automações e tecnologias também permitem que os roubos e invasões sejam evitados.

A segurança também está na prevenção em possíveis acidentes, como incêndios, já que a automação controle sprinklers é otimizado – garantindo que a estrutura seja resguardada em caso de um princípio de incêndio

Por fim, conseguimos entender que para que um condomínio tenha qualidade e segurança, é fundamental atentar-se para os mais diversos aspectos, que envolvem as áreas de lazer e também o uso de equipamentos eletrônicos de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *