Condomínios: o que é preciso para residir com qualidade?

Morar não se resume apenas em viver em um local, mas sim, conviver e ter uma relação de qualidade e conforto com o espaço. Neste sentido, uma forma de moradia vem ganhando destaque, principalmente por conta dos dados relativos a esses empreendimentos, são os condomínios.

Os condomínios vêm sendo procurados por apresentarem diversas vantagens, como a instalação de câmeras em pontos estratégicos para dar suporte a ação de porteiros e vigilantes, e também por terem em suas estruturas espaços diversos, conhecidos como áreas de lazer, que são variadas, como:

  • Piscinas;
  • Churrasqueiras;
  • Espaço Gourmet;
  • Salão de festa.

Todos esses elementos permitiram que apenas em março de 2018, as vendas aumentassem em 80,5% em comparação com o mês anterior.

Além disso, em comparação com o ano de 2017, os apartamentos em condomínios aumentaram em 67,4%. Os dados são do Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

Assim, neste artigo abordaremos pontos importantes dentro de um condomínio, como a automação que permite que a manutenção de interfone seja reduzida. Ou, quando realizada, que aumente a eficiência e também ajude na economia de energia elétrica.

Automação nos condomínios, entenda mais

A automação é um fator muito importante para os novos condomínios, principalmente para aqueles que querem garantir modernização, bem como uma solução inteligente.

A automação consiste na utilização de muitos mecanismos eletrônicos e sistemas de gerenciamento remoto para otimizar e agilizar processos, além de melhorar a rotina dos condomínios.

São muitos os sistemas que podem ser empregados para automação dos condomínios como: fechaduras eletrônicas por biometria em porta com isolamento acustico, software de gestão, controle automático de bombas de piscinas, portarias remotas, e reconhecimento facial e de placas de veículos.

Uma das grandes vantagens da automação residencial é a redução de custos, principalmente relacionados a economia de energia, já que luzes são programadas para ligar e desligar no momento correto, além de outros componentes.

O uso de sistemas de automação também permite o aumento da segurança dos moradores. Além disso, são usados por empresas de elevadores para o desenvolvimento de um sistema eficiente e seguro.

Desse modo, a automação dos condomínios é fundamental para a segurança desses ambientes.

Dicas para aumentar a segurança dos condomínios

A segurança é prioridade para os condomínios, sejam eles de apartamentos ou de residências.

Com o aumento da violências nas cidades, esses espaços estão sendo procurados por oferecem segurança e eficiência, como extintores de incêndio, mangueira de incêndio, câmeras, sensores e profissionais qualificados.

Abaixo falaremos sobre alguns tópicos que devem ser levados em consideração desde o começo, indo desde a segurança até uma parede acustica, por exemplo.

1. Contratação de profissionais qualificados

Um dos elementos fundamentais para a segurança dos ambientes nos condomínios é a contratação de profissionais qualificados, e para isso é necessário levar em consideração, o currículo, as habilidades de cada profissional e principalmente as referências de trabalhos anteriores.

Assim, os zeladores, porteiros e vigilantes garantem que os condomínios sejam seguros, pois eles aplicam as medidas preventivas e os protocolos certos de segurança.

2. Utilização de equipamentos de segurança

Graças à tecnologia de segurança, os condomínios se tornaram espaços muito procurados. Essas tecnologias são baseadas em variados equipamentos, como: câmeras, sistemas de alarme integrado, fechaduras eletrônicas, portões automáticos e muitos outros.

Ao investir em tecnologia, não se está apenas aumentando a segurança dos moradores, mas também agregando maior valor ao espaço, fazendo com que os valores de aluguel e compra de apartamentos e casas aumentem.

3. Tenha procedimentos emergenciais

Outro ponto bastante importante é a adoção de procedimentos emergenciais de telefone.

Uma forma de permitir esses procedimentos é o uso de senhas, para que a comunicação de emergência de funcionários com moradores, e de moradores com funcionários, seja facilitada em situações de risco.

Todos devem conhecer os procedimentos de segurança, pois só assim é possível garantir a integridade física e também psicológica dos moradores.

4. Tenha políticas internas no condomínio

Um outro aspecto fundamental é desenvolver políticas de segurança interna, que são válidas para todos os moradores. Essas medidas ajudam o condomínio a passar a imagem de seguro e prevenido.

Desse modo, vimos que para que um condomínio seja eficiente e que também chame a atenção de compradores, o investimento em segurança, como nos equipamentos eletrônicos, e a adoção de sistemas de automação são importantes.