Conexões: expectativas e realidade

Quando passamos por uma reforma, sempre aparece uma lista enorme com uma quantidade sem fim de materiais e peças diferentes que fazem a maior diferença na sua vida e você não sabia nem da existência.

Um desses materiais, que tem tantas características diferentes e tão importantes para cada função, são as conexões.

As conexões podem ser de diversos materiais

É uma peça pequena, mas muito importante para qualquer tipo de projeto. Ela une dois ou mais tubos de uma rede por onde podem passar líquidos, gases ou eletricidade.

As conexões sanitárias, por exemplo, são criadas a partir de tubos, chapas ou barras, por isso possuem medidas e pesos diferentes.

Para a fabricação dessas peças, é necessário que elas passem pelas normas sanitárias específicas e é por conta dessas especificações que elas são mais utilizadas em segmentos que exigem um grau de higiene maior, como indústrias farmacêuticas e alimentícias.

As peças devem ser feitas de materiais resistentes, com uma alta durabilidade e atendendo aos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas. Os tipos de conectores mais encontrados são os de aço galvanizado, aço inoxidável e latão.

Um dos tipos de conexões que é indispensável é a hidráulica, pois são estas peças que ligam os componentes do sistema uns aos outros e permitem que os fluidos.

Como a água em solução oleosa, óleo em solução aquosa, óleo mineral e dentre outros, sigam de forma natural o seu curso no processo produtivo do equipamento.

Por isso, a conexão hidráulica é a mais utilizada, levando em conta que todo ambiente tem condução de água, podendo ser fria ou quente. Algumas opções de materiais e as mais encontradas no mercado são:

  • Aço inox;
  • Aço galvanizado;
  • Ferro;
  • Tubulares;
  • Aço Carbono;
  • Aço Forjado.

O sistema mais seguro e com garantia de estanqueidade são as conexões ermeto, uma vez que ele assegura o fluxo dos fluídos através de um anel que cobre todas as arestas.

Garantindo que não haja vazamento e evitando, ao mesmo tempo, que possíveis vibrações, movimentos e oscilações prejudiquem a condição da estanqueidade, demonstrando uma qualidade mais elevada dentre os conectores.

Eles podem ser encontrados em aço carbono, aço inoxidável e latão

O sistema ainda possui uma grande variedade de adaptadores, como o conector macho e fêmea, macho-macho e fêmea-fêmea.

Quando falamos sobre tubos e conexões, a maior diferença entre eles é em relação à resistência, temperatura e pressão da água.

O material mais utilizado em relação aos tubos e conexões hidráulicas é o PVC (policloreto de vinila), que além de poder ser utilizado de modo rígido, também pode ser flexível, e esses fatores não comprometem a qualidade da água, uma vez que são materiais leves e isolantes.

Outra característica importante, é que esse tipo de material pode ser soldado ou rosqueado, mas deve ser utilizado apenas para água fria, pois não deve ser exposto à temperaturas acima de 60°C.

Para água quente, a melhor opção para tubos e conexões é o cobre, por conta da pouca dilatação térmica, alta resistência a pressões e resistência aos efeitos de esgotamento mecânico e térmico. No geral, as opções de tipos de tubos e conexões são:

  • PVC (Policloreto de vinila);
  • CPVC (Policloreto de Vinila Clorado);
  • PEX (Polietileno Reticulados Flexível);
  • PPR (Polipropileno Copolímero Random);
  • Cobre.

Um dos tubos mais utilizados é o de aço, levando em conta sua resistência. São muito utilizados em ambientes externos, maquinários em geral, entre outros.

Quando ele passa pelo processo de galvanização, oferece um tipo de blindagem onde o aço é revestido, possuindo assim melhor condutividade, rigidez e também uma melhor estética, o que torna a procura pelo tubo galvanizado maior em projetos arquitetônicos.

No mercado há diversas opções de tubos de aço:

  • Tubos redondos de condução: são tubos maleáveis e flexíveis, que podem ser submetidos a curvaturas, ideais para o transporte de água e outros fluídos em geral não corrosivos e abrasivos;
  • Tubos retangulares: são muito utilizados em projetos de estruturas metálicas, principalmente como vigas e colunas de sustentação;
  • Tubos quadrados: possuem diferentes aplicações na indústria de máquinas em geral, de fundações e em outras áreas que precisem de materiais de alta resistência;
  • Tubos industriais redondos: é muito utilizado no emprego de estruturas metálicas de brinquedos de playgrounds, equipamentos para academia, corrimões de escadas, equipamentos médicos, usinagens, entre outros.