Confira alguns reparos comuns e que você precisa conhecer os detalhes

Imóveis, assim como a mobília e equipamentos que são instalados em seu interior, são projetados visando o longo prazo. Em outras palavras, a ideia é que eles durem o máximo de tempo possível sem a necessidade de grandes intervenções.

Isso, contudo, não significa que a edificação nem os objetos em seu interior sejam indestrutíveis. À medida que o tempo passa, eles tendem a se desgastar, o que, por sua vez, exige alguns reparos.

Por mais que os consertos devam ser deixados nas mãos de profissionais especialistas no assunto, é interessante que os proprietários do imóvel conheçam ao menos algo a respeito destes equipamentos e dos sinais que eles dão quando precisam de algum reparo.

Assim, eles saberão quando acionar um profissional para realizar os procedimentos de manutenção.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de reparos de certos itens que costumam estar presentes em imóveis:

  1. Piso de madeira

O piso madeira é um dos revestimentos para chão mais populares do mercado, tanto em imóveis residenciais quanto comerciais. O motivo por trás disso são suas características e benefícios, tais como:

  • Resistência;

  • Atemporalidade;

  • Bom desempenho como isolante térmico;

  • Bom desempenho como isolante acústico.

Além de todas estas vantagens, os pisos de madeira oferecem, ainda, mais um diferencial: quando eles dão sinais de desgaste, é possível reformá-los e recuperá-los. Assim, o período decorrido até que haja a necessidade de substituí-lo é ainda maior.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, recuperar piso de madeira está longe de ser algo difícil e complexo: o procedimento, na verdade, é bem simples.

O primeiro passo é lixar toda a superfície, de modo a remover os resquícios de substâncias que tenham sido aplicadas anteriormente sobre ela, como vernizes.

Em seguida, é aplicada uma nova resina, que tem como finalidade proporcionar um novo acabamento ao piso, deixando-o com cara de novo.

Felizmente, a verificação da necessidade de reparos tampouco é complexa: quando o piso perder o brilho, significa que ele precisa de reparos.

Em casos extremos, pode haver, até mesmo, o surgimento de vãos entre as tábuas – que, por sua vez, podem ser preenchidos com um material específico antes da aplicação do verniz.

  1. Aquecedor

Seja ele solar, elétrico ou a gás, praticamente todos os imóveis contam com um aquecedor de água. Como o próprio nome diz, sua função é elevar a temperatura da água que sai por torneiras e chuveiros, conforme o ajuste feito pelo usuário no registro.

Assim como qualquer outro equipamento doméstico, este item está vulnerável a defeitos. No caso do modelo a gás, por exemplo, ele pode desligar sozinho, não ligar quando acionado, entre outros problemas.

Se isso ocorrer, é preciso que um profissional qualificado faça uma vistoria e verifique o estado dos componentes.

Dependendo do problema, sua raiz pode ser simples: é possível, por exemplo, que o registro de gás esteja fechado, e que isso esteja impedindo que o equipamento receba o gás necessário para funcionar.

Já no caso do aquecimento solar de água, um problema muito comum é a perda de eficiência: por mais que ela aconteça naturalmente ao longo dos anos, ela também pode ser causada pela presença de sujeira nos painéis, algo que tende a acontecer quando há longos períodos sem chuva.

Felizmente, a resolução disso é simples: basta passar um pano sobre as placas para remover as impurezas.

  1. Móveis

Uma mobília de qualidade é fundamental para que um imóvel seja bem aproveitado. Além de proporcionar organização, ela também torna os ambientes mais confortáveis e agradáveis, algo que a ciência já comprovou ter impacto sobre a saúde física e mental.

Entretanto, é preciso ter em mente que, à medida que o tempo passa, as peças ficam velhas e desgastadas. Felizmente, normalmente é possível recuperá-las: quando os itens são de madeira, um marceneiro de confiança pode dar conta disso.

Agora, quando a matéria-prima for o metal, a tarefa deve ficar a cargo de uma serralheria.

Vale ressaltar que o mesmo se aplica a itens de segurança, como grades e cercas. Caso elas estejam em um estado tal que não seja possível recuperá-las, é possível fundi-las e usar o metal para confeccionar novos itens, como uma nova cerca ou até móveis.

Novamente, deve-se procurar uma serralheria em Campinas ou em qualquer outra localidade para realizar o serviço.