Confira bons produtos para ter uma construção segura

Preocupar-se constantemente com a segurança de uma construção, é algo fundamental para o bom andamento de qualquer obra.

Garantir a seguridade, tanto de quem trabalho como de quem vai habitar aquele lugar, deve ser uma das primeiras coisas a serem pensadas pelo engenheiro e arquiteto projetista.

A segurança, por outro lado, não envolve somente a parte externa da construção, tem a ver também com a parte interna.

A instalação de piso de borracha antiderrapante no banheiro, por exemplo, é algo que garante a integridade de quem vai morar no local.

A questão principal, é que muitas pessoas ainda possuem dúvidas, de como proporcionar a segurança necessária ou até mesmo, como poder aumentá-la no ambiente domiciliar.

Por conta disso, separamos alguns excelentes produtos, para ter uma construção segura e livre de acidentes. Continue a leitura a partir do próximo tópico deste post.

Evite equipamento inflamáveis

Muitos acidentes em obras tendem a envolver produtos inflamáveis, ou seja, que causam incêndio. Para qualquer tipo de trabalho que tenha fogo ou algum produto inflamável, é obrigatório manter as autorizações.

Que determinam o uso de equipamentos de segurança. No entanto, sem a adesão às políticas de segurança necessárias, os efeitos podem ser catastróficos e acabar com todo o andamento da obra.

Por conta disso, o recomendado é manter um sistema automático de detecção de incêndio instalado. Na prática, equipamento é capaz de perceber até os menores focos de incêndio.

Ele fica conectado a uma central, que recebe as informações sobre o possível incêndio, logo após de tocar o alarme.

Quando o alarme é tocado, fica muito mais fácil evacuar as pessoas do local, garantindo assim, a segurança e integridade de todos que estão no ambiente.

Veja os principais locais onde o aparelho pode ser instalado:

  • Prédios;
  • Construções
  • Edifícios;
  • Condomínios;
  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Estabelecimentos;
  • Dentre outros.

Sendo assim, quando o alarme toca também auxilia no chamado do Corpo de Bombeiros, dependendo da gravidade do ocorrido.

Além disso, o equipamento é um alerta para o uso dos extintores, que devem estar presentes em qualquer ambiente.

Foco na estrutura

A estrutura é à base de qualquer construção e deve estar pré-estabelecida no projeto da obra. Os locais que possuem má condição estrutural têm facilidade para apresentar rupturas, rachaduras e demais avarias no trabalho final.

Obviamente, falhas na estrutura podem ocasionar grandes problemas, como a caída de escombros e, em casos mais extremos, o desmoronamento do local.

Para evitar maiores problemas na estrutura, o recomendado é utilizar a laje alveolar. O material é feito de painéis de concreto ultra trabalhado, garantindo ainda mais resistência.

Geralmente, este tipo de laje é usado em shoppings, centros comerciais e qualquer outro lugar que exija qualidade na estrutura.

Este tipo de concreto é diferente daquele produzido por mãos humanas. No mundo das construções, ele é chamado de concreto usinado, pois passa por um processo completamente diferente, que garante a alta resistência do material.

Mantenha os locais organizados e limpos
Não é porque o local se chama canteiro de obras, que deve ser bagunçado e cheio de materiais de construção.

Independente de qual seja o lugar, inspetores sempre prestam atenção no serviço de limpeza da construção.

Neste contexto, o proprietário da obra deve preferir a instalação do piso laminado, pois acumula menos sujeira e é fácil de limpar.

No mais, a organização de uma área é um indicador óbvio de como os demais pontos da obra estão sendo gerenciados.

Uma obra organizada é um local mais seguro e menos propenso a acidentes, como incêndios, riscos físicos e demais problemas.

Mantenha um técnico de segurança por perto

Para completar todas essas medidas de segurança, o recomendado é manter um técnico em segurança do trabalho supervisionando a obra.

Não chega a ser um produto específico, mas garante que não ocorram acidentes, a partir de algumas técnicas e práticas aplicadas.

O profissional será responsável pela inspeção de rotina, incluindo o controle correto dos maquinários usados na obra.

Imagine que um equipamento preso no topo de um edifício venha a cair, em decorrência de fortes ventos.

Sendo assim, a probabilidade de que uma pessoa seja atingida é bem grande, além de causar danos irreversíveis, nos piores dos casos.

O trabalho do técnico em segurança do trabalho, é justamente inspecionar o tal equipamento, que deveria estar devidamente preso e seguro.

Por fim, cabe destacar que um planejamento deve ser feito antes de adquirir cada equipamento em uma obra.

Isso inclui a pesquisa de empresas que ofereçam o serviço até a visita técnica, para ver como cada produto funciona.

Dessa forma, garantir a segurança das pessoas que fazem parte da obra, bem como o andamento da mesma, fica muito mais fácil e tranquilo.