Confira melhor como retirar entulhos da sua obra

Toda obra acarreta entulho, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e muitas vezes é necessário contratar alguém ou alguma empresa especializada para assegurar que esse tipo de lixo seja descartado da maneira correta e no lugar certo, assim, evita-se que o meio ambiente seja prejudicado.

Para auxiliar esse tipo de serviço, existe a caçamba entulho, ela é a garantia de que esse lixo produzido pela construção seja direcionado para o descarte adequado.

Muitos gestores de obras e até pessoas aderem alugar a caçamba por ser mais rápido e simples.

Entretanto, uma parte fundamental antes de contratar qualquer empresa é verificar se ela realmente descarta os resíduos nos locais certos e se ela está habilitada e legalizada para realizar esse serviço.

A empresa deve ter e o cliente deve exigir:

  • Cadastro na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb);
  • Constar no contrato as áreas licenciadas de descarte de entulhos;
  • Registro no Controle de Transporte de Resíduo (CTR);
  • Atender ao Plano Municipal de Gestão Sustentável de Entulho;
  • Adotar programas de gestão de resíduos e apresentá-los à Prefeitura.

Pesquise se a empresa a qual irá contratar possui todas essas licenças necessárias para atuar nesse ramo, pois há empresas que não têm a autorização para trabalhar.

Mas ao serem contratadas jogam os entulhos em beira de rios, ruas e até revendem materiais aos sucateiros, ato proibido em muitas cidades.

Preço de aluguel de caçamba para entulho que elas oferecem é a metade do preço que uma empresa séria e correta cobraria.

O descarte incorreto desses entulhos causa inundações e danos irreparáveis a todos que vivem na cidade.

É importante lembrar que jogar entulhos em locais inadequados é um crime ambiental e inafiançável em todo território brasileiro.

Outra dica importante para coletar entulho é utilizar as sacolas denominadas Big bag, pois elas facilitam o transporte de cargas pesadas em uma construção e servem também com uma solução para não deixar espalhar o entulho gerado pela obra.

Em caso de dúvida solicite um especialista para saber mais sobre essas opções.

Cuidados com o entulho

O entulho é composto por vários materiais, como: pedaços de concretos, vidros, tijolos, madeira, produtos químicos, entre outros, ou seja, são materiais que se não descartados e jogados em qualquer lugar, podem prejudicar as pessoas e todo um centro urbano com alagamentos.

É imprescindível que esses materiais tenham um destino correto, porque esses produtos também podem  prejudicar áreas verdes, como praças e parques, por exemplo, impedindo que a população possa usufruir desses espaços.

Infelizmente, além dos serviços de caçamba clandestinos, também existem aterros que não possuem permissão da Prefeitura da cidade para atuarem como depósito de entulho, no qual recebem os resíduos de forma ilegal.

Geralmente, elas também se apropriam de locais também não legalizados para efetuar o serviço.

Esses aterros clandestinos não podem emitir nenhum comprovante demonstrando que o serviço de entulho foi realizado, por isso, o preço que eles cobram são inferiores aos preços cobrados pelo mercado, resultando em agravos ao meio ambiente.

Exatamente por esse motivo que é necessária uma investigação sobre a empresa e de como ela procede o trabalho.

Busque referências sobre ela com conhecidos ou recorra à Prefeitura de sua cidade e solicite informações necessárias para este tipo de serviço.

Saiba mais sobre os andaimes

Andaime de ferro ou feito de outros materiais como, por exemplo, madeira, alumínio e aço, são estruturas temporárias que são muito requisitadas pela construção civil e em processos em que os trabalhos são realizados em lugares altos.

Eles são utilizados em diferentes serviços de modo interno e externo: demolição, reforma, pintura, limpeza e manutenção.

É necessário escolher um andaime que atenda os aspectos que a construção requer, pois, dessa forma, evita-se acidentes. Existem alguns tipos diferentes de andaimes. Conheça alguns deles.

Os andaimes fachadeiro possui partes modulareis como quadros horizontais e verticais, placa base, travessa diagonal (travamento em X), guarda-corpo, tela, sapatas e escada. Ele possibilita a montagem de muitos níveis independentes, livre acesso a área de trabalho para materiais e operários.

Os andaimes móveis têm sua estrutura metálica, similar ao fachadeiro, no entanto, seu diferencial é ser apoiado em rodas no qual facilita sua mobilidade. São práticas de montar e é ideal para superfícies planas e serviços de acabamento e instalações.

O tipo balanço pode ser fixo ou deslocável, projetado para fora da edificação. Suspenso por vigas ou estruturas em balanço, ficam presos na estrutura da obra ou fixadas no sistema de balanceamento.

Somente é recomendada sua utilização em obras quando não é possível usar outro tipo ou quando não tem superfície resistentes para o devido apoio.