Confira os assuntos pensados apenas no meio de uma construção

Um eletroduto preço é um tubo que carrega a fiação de uma instalação elétrica, tendo como função fazer a proteção dos condutores contra corrosões e ações mecânicas, além de evitar curto-circuitos, elevação de temperaturas, evitar choques elétricos. Eles também servem como condutores de proteção.

Os eletrodutos recebem uma classificação, como:

  • rígidos;
  • curváveis;
  • flexíveis;
  • metálicos;
  • isolantes;

Os eletrodutos metálicos precisam ser protegidos contra corrosões. Para proteger, eles podem ser cobertos de esmalte ou podem passar pelo processo de galvanização ou banho de zinco, receber uma capa externa plástica, asfáltica ou ainda ser pintado por tinta epóxi.

Os rígidos não possibilitam que sejam curvados, apenas se houver ajuda mecânica. Por isso, eles são indicados para uso em lajes e superfícies concretadas, já que não estragam durante o processo de concretização.

Os eletrodutos metálicos rígidos são indicados para paredes finas e que possuem instalações não industriais. Já os eletrodutos isolantes rígidos são usados apenas em linhas subterrâneas ou, eventualmente, no interior de canaletas.

Os eletrodutos curváveis, por sua vez, podem ser deformados caso seja feita alguma força sob ele. No entanto, após um intervalo de tempo, ele retoma ao seu formato original.

Esse tipo de eletroduto é usado em linhas embutidas, principalmente em prédios residenciais e corporativos.

Os eletrodutos flexíveis são indicados para paredes, devido à sua facilidade de instalação. Como ele é flexível, ele consegue acompanhar as curvas da parede.

Mas, se essas curvas forem de ângulos muito fechados, a passagem de fios e cabos pode ser dificultada. Por isso, é preciso analisar a obra antes de fazer a compra.

Para que serve uma cantoneira e uma viga?

A cantoneira fica localizada nas quinas ou ângulos de paredes. Além disso, a cantoneira, que pode ser cantoneira de ferro, também pode servir como apoio de prateleiras devido ao seu comprimento.

Elas podem ser resumidas como um perfil metálico formado por duas abas que podem ser simétricas ou assimétricas, e formam um ângulo de noventa graus.

É um material muito encontrado em construções metálicas devido à elevada resistência à flexão. Além disso, elas são muito usadas em torres de transmissão de energia elétrica, por meio de uma trama de cantoneiras de aço, que são laminadas e passam pelo processo de galvanização.

Além de serem aplicadas nas estruturas, as serralharias fazem uso delas, que podem ser laminadas para a forma do resultado final, ou podem ser dobradas.

As cantoneiras estão presentes em outdoors, painéis, placas de sinalização, torres de telecomunicação e indústrias dos mais diversos segmentos, como implementos agrícolas, siderurgia, etc.

Já as vigas são elementos componentes de uma estrutura que servem para suportar cargas verticais. Uma viga transfere o peso recebido da laje para o pilar.

Além disso, a viga consegue transmitir uma carga concentrada quando ela serve de apoio a um pilar. As vigas podem ser de metal, madeira, ferro, concreto ou de outros materiais.

Quais são os principais tipos de telhas?

A construção se encerra, normalmente, pelo telhado, dando o toque final à estética e arquitetura da edificação. Existem diversos modelos de telhas, como a telha americana, telha de cerâmica, entre outros.

O planejamento do telhado logo no início do projeto, pois cada tipo de telha tem características especificas como o material que são feitas, a cor, a inclinação, o isolamento térmico e a durabilidade. Sendo assim, cada projeto precisa de um tipo de telha específico.

O preço também é um fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher qual telha vai ser usada, pois existem tipos mais baratos e outros mais caros. A telha de concreto preço é diferente do preço de uma telha de vidro, por exemplo.

As telhas precisam se ajustar à arquitetura e design da edificação, sendo que alguns modelos são mais indicados para construções tradicionais e outras para estilos mais contemporâneos.

A telha brasilit ou telha de amianto pode ter perfis ondulados, que são mais comuns em residências, ou perfis estruturais, usados em grandes coberturas.

A principal desvantagem desse tipo de telha é que elas podem aquecer muito, além de serem mais sensíveis e se quebrarem de forma fácil.

Sendo assim, elas são recomendadas para o uso em construções mais simples ou quando a pessoa não pode investir mais. Nos telhados embutidos elas são muito usadas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *