Confira os modelos de escadas existentes no mercado

Por mais que as escadas possuam uma função primariamente estrutural, escolher dentre os modelos de escada existentes aquela que combina melhor com o ambiente, decoração e estilo que mais atraia é uma grande decisão para uma construção eficiente.

Pode-se dizer que qualquer estrutura da construção possui uma função primária, como no caso dos pisos, que servem para facilitar a locomoção, os tetos, que defendem o ambiente interno da chuva e dos efeitos climáticos, as paredes que possuem o intuito de sustentação, etc.

Mas isso não impede que a a construção civil e a arquitetura criem juntas soluções que sejam ao mesmo tempo práticas e esteticamente belas, com os mais variados materiais, como o mármore, concreto, granilite e tijolos.

Com as escadas não é diferente. Por mais que possuam uma função bem definida, ainda assim é possível utilizá-las de forma inovadora e transformá-las em parte da decoração do ambiente.

Caso prefira um estilo industrial, as mais indicadas são escadas que se utilizam da alvenaria como um elemento de apoio, assim como estilos mais rústicos, que muitas vezes se beneficiam do concreto, tornando-se grande tendência do design de interiores.

A função das escadas, então, baseia-se em vencer desníveis – ao mesmo tempo em que é utilizada como um elemento ativo na decoração e no estilo de design de interiores.

Quais são os tipos de escada e como escolher?

São vários os tipos de escada que podem atender as mais diversas necessidades de vários ambientes, como locais pequenos, desníveis muito altos, etc, e também as particularidades arquitetônicas e estéticas.

Confira a seguir alguns dos modelos de escada mais comuns e seus usos mais conhecidos entre os construtores e arquitetos, e o que elas podem trazer em questões decorativas e de estilo para o âmbito residencial:

  • Escadas em L;
  • Escadas em U;
  • Escadas retas;
  • Escadas caracol.

A utilização do granito em escadas

O granito é a pedra mais utilizada nos mais diversos elementos de uma casa: peitoris, bancadas, soleiras, piso, escada de granito preço acessível.
Por se tratar de uma pedra extremamente resistente, menos suscetível a manchas e desgaste, como no caso do mármore, possuindo preço ainda inferior.
Ele é formado por três minerais, sendo eles: mica, feldspato (principal agente responsável pela cor do granito branco) e quartzo, o que o torna ainda mais resistente, duro e menos poroso.
Sua aparência é constituída por pontilhados na cor preta, diferentemente do mármore que possui veios em sua superfície.
Ao contrário da produção de mármores, a produção de granito no Brasil é enorme, principalmente na região do Espírito Santo, responsável por colocar o país entre os maiores exportadores de granito do mundo.
E, justamente pela produção em grande escala, faz com que o granito tenha um preço inferior do que o mármore, sendo ainda uma pedra versátil, de excelente durabilidade e custo-benefício, sendo mais resistente a impactos, riscos e variações de temperatura.
Essas características se devem ao fato de ser uma pedra mais dura e menos porosa que o mármore, não apresentando tantas fendas.

Além disso, o granito ainda possui uma extensa gama de cores, variando desde os brancos e beges, passando pelos róseos, amarelos e vermelhos até as cores mais escuras. Dessa forma, pode-se escolher o tom que mais combina com o seu projeto.

Escadas em ambientes externos

As escadas externas de concreto possuem, normalmente, degraus maiores e mais baixos, já que a altura entre a área de fora e o interior da casa não é tão significativa.

Junto às escadas, podem ainda constar elementos decorativos, como plantas, velas, pedras ornamentais, vasos, pontos de luz, pequenas árvores, esculturas e até espelhos d’água, dependendo do resultado que se quer obter.

Dos materiais mais utilizados para diversos itens de uma casa, como pisos, bancadas, soleiras, entre outros, o mármore e o granito podem também estar presentes em uma escada presente em ambiente externo.

Resistentes, oferecem toda a segurança necessária que uma fachada de casa necessita, embora essa resistência seja maior no granito do que no mármore.

Outra vantagem do granito é que ele tende a ser menos suscetível ao desgaste do tempo ou pelo seu uso, sofrendo menos danos ao contato com produtos corrosivos, o que não resulta em descoloração ou manchas. O mármore, por sua vez, dependendo de sua composição, pode manchar com mais facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *