Conheça itens para o armazenamento da água

Muitas pessoas não sabem, mas o setor da construção civil possui uma série de demandas que fazem parte do seu cotidiano produtivo e que dependem diretamente da aplicação de máquinas, itens e dispositivos especializados.

Uma dessas importantes demandas é pelo armazenamento correto e seguro de água, já que esse é um recurso natural muito utilizado no segmento construtivo.

Mas como garantir o fornecimento adequado quando necessário? Durante o armazenamento, por sua vez, quais são os locais mais indicados para que não ocorram adulterações ou mesmo para evitar vazamentos e prejuízos? E quais os itens mais empregados nesse contexto para gerar comodidade, proteção e rendimento?

No artigo que você acompanha em seguida, confira mais sobre os processos de armazenagem de água dentro da construção civil e até mesmo em outros segmentos de atuação.

Carreta tanque

A carreta tanque é um veículo que realiza o armazenamento e o transporte de água para diversas finalidades construtivas, sendo também muito empregado em demandas relacionadas com o abastecimento das plantações, pulverizadores e até mesmo na captação e distribuição de esterco no segmento agropecuário.

Além disso, esse tipo de carreta também é de extrema importância para o contexto urbano, sendo ideal para procedimentos de limpeza de ruas, de combate a incêndios e até mesmo de abastecimento a residências e empresas onde o fornecimento convencional foi interrompido por algum motivo.

Uma de suas principais vantagens é a promoção de uma relação custo-benefício singular, o que gera mais eficiência e qualidade para o procedimento.

Além disso, essas carretas são projetadas e construídas com base em cuidados especiais, contando com chapas de aço carbono que a tornam extremamente resistente e durável apesar do uso constante e em ambientes que podem ser hostis, como os das fábricas e indústrias de diferentes segmentos produtivos.

Existem diferentes itens e modelos de carreta tanque a venda, sendo que eles podem se diferenciar principalmente por conta da fabricante. Por isso, vale a pena se inteirar sobre a satisfação dos clientes anteriores de cada fornecedor disponível, optando por aquele que garante produtos de qualidade por um preço justo no mercado.

Sua capacidade nominal para transporte pode chegar a 6.000 litros e essas carretas também podem ser incrementadas de acordo com as demandas de cada aplicação. Alguns dos instrumentos opcionais oferecidos são:

  • Rodas duplas;
  • Bomba de água para vazão;
  • Suporte para a bomba;
  • Plataforma;
  • Canhão contra incêndio.

Reservatórios

Já o reservatorio de água é uma das opções mais buscadas no mercado por conta de sua ampla versatilidade, podendo ser empregado para demandas diversas de armazenamento em ambientes como loteamentos, comércios, condomínios, indústrias e, claro, na construção civil.

Existem, portanto, diferentes modelos e itens, e eles podem ser aplicados conforme cada necessidade.

No contexto dos canteiros de obras, por exemplo, o chamado reservatório elevado é altamente recomendado por conta de sua fabricação em concreto, sendo altamente econômico e apresentando benefícios relacionados com a resistência e a durabilidade.

Sem falar que ele conta, ainda, com proteção contra choques mecânicos, intempéries climáticas, atritos diversos e até mesmo variações de temperatura.

Outro tipo de reservatório que é muito utilizado atualmente, especialmente nas demandas mais simples de armazenamento e abastecimento a casas e comércios, é a caixa d’água.

No geral, essa é uma das opções mais indicadas para locais desnivelados, já que essas caixas podem ser sustentadas por pilares e colunas que o sustentam de forma elevada, garantindo mais força para a corrente enviada às tubulações.

Isso porque a pressão exercida na condução da água pode fazer toda diferença na qualidade de seu uso cotidiano, especialmente para o abastecimento de chuveiros, mangueiras e torneiras.

A caixa dagua tipo taça é uma recomendação que não poderia ficar de fora, pois ela é produzida em material resistente, o aço carbono, e ainda garante um formato especial para um desempenho ainda mais elevado. Esse tipo de reservatório pode ser encontrado no mercado tanto no modelo para coluna seca quanto para coluna molhada.

O mais importante é sempre contar com produtos de qualidade, sejam os tanques de locomoção, como as carretas, ou a caixa de agua. Outro aspecto que deve ser levado em conta é a qualidade do material utilizado na confecção do reservatório, pois existem diferentes opções de fabricação atualmente.

Por isso, a dica é sempre avaliar de forma precisa e aprofundadas as demandas de cada ambiente antes da instalação dos dispositivos de armazenamento e distribuição de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *