Conheça mais sobre o corrimão em madeira

Por mais que em muitos lugares este item esteja atrelado com questões decorativas, o corrimão de escada é um importante elemento de segurança, principalmente por proporcionar maior equilíbrio para as pessoas.

Sem dúvidas, é algo que acaba contando com grande significado, principalmente para gestantes e idosos, entre outras pessoas que podem apresentar algum tipo de condição impeditiva na mobilidade. Existem, até mesmo locais em que sua presença é obrigatória, como para acessibilidade e em saídas de emergência de edificações.

De qualquer forma, é necessário considerar a importância de conciliar a segurança e a estética, justamente por ser um item que pode contribuir com a prevenção de acidentes que podem ter resultados fatais.

Nesse contexto, é válido abordar que existem modelos variados, como o corrimão de madeira, que é um dos mais tradicionais encontrados no mercado.

Entre suas principais características, é possível citar:

  • Versatilidade;
  • Maleabilidade;
  • Resistência;
  • Durabilidade.

Por mais que a madeira seja amplamente relacionada com um estilo mais rústico, o corrimão deste material atende aos mais variados estilos, se adaptando com grande facilidade com outros materiais como vidros e metais.

Para alcançar diferentes efeitos, é possível elaborar juntamente com profissionais qualificados projetos que contem com acabamentos que se destaquem na tonalidade ou até mesmo em determinados componentes do corrimão, como os fixadores.

Naturalmente, para que de fato seja uma alternativa de grande resistência e, principalmente, com grande durabilidade, além de recorrer ao serviço de profissionais de confiança e especializados, é preciso se certificar de que o produto conta com o tratamento adequado contra fatores nocivos e de que se trata de uma madeira de qualidade.

Conheça mais aspectos do corrimão de madeira

Uma vez que diversos modelos podem ser encontrados, é interessante citar que o moldurado é um dos mais tradicionais, em que as laterais apresentam detalhes em relevo, que podem contar com uma ou mais curvaturas.

Além disso, comumente o acabamento é envernizado.

Dependendo do tipo de aplicação, existe a possibilidade de instalar o modelo plano, que normalmente conta com largura superior, cerca de 14 cm, enquanto outros modelos podem apresentar 6 cm.

Em locais que devem estar enquadrados em normas de segurança, tais medidas devem ser observadas de forma extremamente cautelosa. isso deve ocorrer especialmente para evitar situações de risco para as pessoas e determinadas punições, devido a estrutura inadequada, principalmente ao se tratar da acessibilidade.

Quando se trata de corrimão de madeira para escada interna, a opção de madeira pinus é uma das mais exploradas.

O mais interessante a respeito dessa alternativa é que as madeiras são originadas de reflorestamento, o que ameniza os impactos negativos que poderiam ser causados ao meio ambiente devido ao desmatamento descontrolado.

Além de ser uma alternativa muito aplicada para a fabricação do corrimão, é amplamente utilizada para andaimes, forros e rodapés, uma vez que esse material tem grande adaptabilidade para diferentes pinturas e vernizes.

Qual é a importância do guarda-corpo de escada?

O guarda corpo de escada também assume a importante função de proteger as pessoas e até mesmo os animais, uma vez que se trata de uma estrutura instalada no espaço entre o corrimão e a base.

Dessa forma, evita que exista um espaço vazio que direcione até o chão, o que poderia ter como resultado acidentes realmente severos e até mesmo fatais. Assim como o corrimão, é uma estrutura que pode aliar a beleza e a segurança.

Entre os principais materiais utilizados para esse tipo de estrutura, é possível citar o vidro, aço e a madeira, sendo as duas últimas alternativas utilizadas principalmente em forma de barras.

Sem dúvidas, independentemente da alternativa selecionada, a criação de um espaço seguro deve ser uma prioridade.

Por esse motivo, nesse caso também existem normas para serem seguidas. Para se ter uma ideia, sua utilização é obrigatória em determinados locais que apresentam desnível superior a 1 m, sendo algo apontado pela norma NBR 14.718, que abrange zonas de recepção e estacionamento.

Dessa maneira, pode-se dizer que tanto o guarda corpo quanto o corrimão, mais especificamente, de madeira, podem ser vantajosos para diversos ambientes, em especial, para a segurança.

Por essa razão, é imprescindível buscar sempre pelo serviço de profissionais de confiança para a fabricação, com medidas corretas e instalação adequada, principalmente para que seja possível evitar prejuízos e tragédias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *