Conheça o funcionamento e a importância dos chuveiros automáticos sprinklers

Versátil, o sistema sprinklers possui diversas aplicações e traz muitas vantagens. Os chuveiros automáticos sprinklers são pequenos, mais muito importantes no que se refere a proteção e segurança de ambientes internos e externos, sendo considerados essenciais no combate e prevenção de incêndios.

Que muitas vezes podem ser provocados por equipamentos usados com frequência com por exemplo, uma máquina de lavar chão, que em caso de sobrecarga elétrica pode ocasionar uma explosão, possibilitando a ocorrência de combustão.

O sistema sprinklers possui em sua estrutura, além dos chuveiros, uma ligação com o sistema de tubulações que são interligadas, fundamental para o abastecimento de água.

Estes elementos são controlados por uma válvula de governo e alarme, totalmente automatizados, que garante eficiência e rapidez.

Fixados principalmente no teto, o chuveiro é parte visível do sistema sprinklers, este elemento possuem componentes termo sensíveis que disparam o jato de água quando a temperatura do ambiente se eleva, ou se há indícios de chama no local.

Além disso, o detector de fumaça embutido no sistema atua prevenindo a propagação de incêndios. Aliado aos extintores, o sistema completa a proteção total do ambiente.

Além de ser uma medida de prevenção, os chuveiros automáticos sprinklers proporciona também economia, pois possuem uma vida útil extensa, devida a sua fabricação conter materiais nobres altamente resistentes, além da tecnologia de ponta empregada no sistema, que favorece a diminuição substancial do desperdício de água.

Conheça os principais modelos de chuveiro

Há vários tipos de sprinklers disponibilizados no mercado, que podem ser adotados em diversos tipos ambientes, públicos e privados, em grandes áreas tais como shoppings, indústrias e empresas em geral, como em pequenos estabelecimentos como lojas, restaurantes, estacionamentos, entre outros locais que possui alto risco de incêndio.

Entre os principais modelos de sistema sprinklers, os mais usados são:

  • Pendente: Considerado o modelo mais comum de sprinklers, tem a vantagem de pode ser usado em diversos tipos de ambientes. Este modelo é composto por uma ampola de vidro com elemento líquido termo sensível que muda de cor e se expande conforme a temperatura do local, no qual o jato de água é acionado ao atingir determinado calor;
  • Upright: Muito semelhante ao modelo pendente, entretanto, este tipo de sprinkler direciona o jato de água para cima;
  • Embutido: Principalmente utilizado pelos setores industriais e comerciais, o tipo embutido de sprinkler é alocado na parte interna do ambiente, o que facilita o seu acionamento;
  • Sidewall: Diferente do embutido, o tipo sidewall é comumente aplicado em locais com menos espaço e mais estreitos, como hotéis, corredores, lojas. Este modelo atua de forma isolada do ambiente;
  • Dry: Utilizado especialmente em locais de baixas temperaturas, tais como câmaras frigoríficas, laboratórios, entre outros ambientes sujeitos ao congelamento.

Empresas que fazem a instalação de sistema sprinkler

Um dos segmentos que mais vendem este tipo de serviço são as empresas de extintores, que são especializadas na comercialização de equipamentos, como extintores e sistemas como sprinkler para o combate de possíveis focos de incêndio, entre outros tipos de equipamentos e sistemas.

No que se refere a implantação do sistema sprinkler, é essencial que o contratante verifique se a empresa atua conforme as diretrizes impostas por normas como a NBR 10897:2004 e regulamentações do setor.

Que estabelecem a altura padrões para sua aplicação em edificações, dimensões da área que será protegida e o tipo de atividade desenvolvida no local.

Além disso, o projeto de instalação do sistema sprinkler de acordo com a norma prevê a instalação de componentes como conexões, tubos, suprimento de água, válvulas, tubulações, que devem ter as dimensões em conformidade com o local, entre outros elementos essenciais, que devem ser configurados de acordo com cada tipo de sprinkler.

Outro fator importante para o bom desempenho do sistema é a definição do número de chuveiros a serem implantados, pois os dispositivos devem cobrir totalmente a área a ser protegida. Ademais, os espaços entre os chuveiros também deve ser calculados.

Seguindo estas diretrizes, o sprinkler é totalmente seguro e por ser um sistema automatizado, não necessita de intervenção humana, questão que considerada uma vantagem em termos de minimização de falhas e economia, pois não a necessidade contratação de operadores.

Entretanto, é fundamental realizar manutenções periódicas no sistema para garantir sua durabilidade e desempenho, seguindo sempre as orientações de um profissional capacitado que ofereça esse serviço de manutenção com as garantias de segurança de acordo com as respectivas normas.