Conhecendo os tipos de fogões e coifas para a sua residência

Quando estamos construindo nossa residência, pensamos detalhe por detalhe, principalmente após o acabamento, que é a hora da decoração do ambiente. Queremos sempre que fique nossa cara e combine com o perfil da nossa família.

Um dos cômodos mais usados e mais estimados da casa é a cozinha. Nela é que são feitas todas as refeições possíveis, onde também é possível comer e passar momentos em família, conversando e preparando uma boa comida.

Ela deve ser um ambiente muito dinâmico e útil, pois quando cozinhamos, precisamos de tudo em nossas mãos para que agilize o tempo, não nos atrase ou queime a comida por precisar procurar utensílios.

Um dos elementos mais usados na cozinha é o fogão. Ele é indispensável para nós, assim como uma churrasqueira de alvenaria é para uma área externa, principalmente em dias de sol e de usar a piscina!

E por sua importância, o fogão hoje em dia possui diversos modelos e tipos, se adaptando às mais formas de cozinhar e opções de pratos a serem preparados. Com acendimentos diversos, é possível escolher o que mais combina com sua casa e estilo de vida.

E para que você saiba mais, hoje falaremos um pouco sobre alguns tipos desse eletrodoméstico e todas as suas possibilidades. Acompanhe este artigo até o fim e entenda sobre esse equipamento para casas.

O fogão residencial e seus exemplos

Presente não só em casas, mas também em indústrias, esse equipamento é essencial para o cozimento e aquecimentos de alimentos e afins. Os residenciais mais comuns são:

Fogao inox – Um dos materiais mais usados hoje em dia, seja para o que for, não seria diferente com o fogão. Por ser uma liga de aço inoxidável, diferentemente de outros metais, ele possui muita resistência entre altas e baixas temperaturas.

Além disso, ele não enferruja e tem um ótimo custo-benefício, pois é durável e conta com uma estrutura estável.

Ele não amarela, sua manutenção é muito facilitada e a duração de seu material é realmente muito longa, e dificilmente perde sua beleza ao passar dos anos. Ou seja, essa compra será para muitos e muitos anos de vida útil.

Alguns cuidados que devem ser tomados com esses tipos de equipamento são:

  • Limpeza e higienização com um pano úmido ou seco;
  • Não usar alvejante ou água sanitária, pois mancha sua superfície;
  • Em caso de engorduramento, passe uma esponja do lado macio com água morna e detergente;
  • Evitar riscar o objeto com elementos muito afiados ou inflexíveis.

Enfim, com todos esses cuidados, é quase que impossível ele ter algum problema físico ou defeito em seu corpo e funcionamento. Cuide sempre bem de seu aparelho para que ele possa atuar cada vez melhor.

Fogão para apartamento – Se você mora em apartamento e precisa fazer essa compra, é interessante pensar no local onde reside e também saber as medidas do ambiente, principalmente do cômodo em que irá instalá-lo.

Todos os tipos podem ser usados, mas para locais pequenos é interessante comprar um cooktop, que é somente a parte de cima do fogão, ou seja, as bocas.

Pode ser tanto elétrico, a gás ou por indução. O forno deve ser comprado separado, mas por ser compacto pode ficar em balcões e afins.

Fogão a lenha pré moldado – Antigamente usado em todas as casas, ele está voltando com tudo. Um pouco mais trabalhoso de se atuar, o fogão à lenha é aceso manualmente com madeira, e deixa a comida com um gosto diferenciado e muito caseiro.

Ele pode ser feito e pré-moldado para o tamanho de sua cozinha e visa um ambiente mais clássico, que queira resgatar ares de antiguidade.

Depurador de ar –  Acima de todo o fogão hoje em dia podemos encontrar uma coifa. Essa máquina tem o poder de sugar toda a fumaça e gordura que é emanada na hora do cozimento, evitando o engorduramento e sujeira do local.

Diversos lugares possuem um desses, seja ambientes industriais, um local residencial ou coifa para lanchonete.

Conclusão

Tanto o fogão em si quanto seus equipamentos são essenciais para um local de moradia, garantindo que a cozinha seja decorada e personificada para que a casa seja devidamente confortável e convidativa aos moradores. Para isso, pode ser necessário contar com uma empresa qualificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *