Construção civil: laudos e procedimentos

A construção civil é um dos principais pilares da economia do país, responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos de construção e transformação da sociedade, esse é um setor que serve também como indicador de crescimento social da população.

Pois, ele é responsável pela criação de redes de esgoto e saneamento básico, redes de distribuição elétrica e de comunicação, empresas e fábricas, estabelecimento comerciais, vias públicas, moradias e locais para execução de serviços básicos de saúde, educação e segurança.

Essenciais e de alto impacto, a construção civil está em constante desenvolvimento e avanços, aplicando tecnologias para aprimorar seus produtos e processos, oferecendo uma produção mais otimizada, eficiente e sustentável.

Por atuarem com diferentes projetos e exporem tanto as pessoas quanto ao meio ambiente a situações de risco, os processos precisam seguir as normas e legislações vigentes para serem mais seguras a todos.

Além das normas, há dentro do setor alguns serviços e processos que são essenciais e precisam ser contemplados na maioria dos projetos que são desenvolvidos, pois promovem acessibilidade, comodidade, funcionalidade e segurança às obras.

Licenças e certificados

Antes de começar os processos de construção, após aprovação da planta do projeto é preciso que ele seja aprovado, em alguns cenários, juridicamente.

Além da licença ambiental, obrigatória aos empreendimentos que causam grandes impactos, como poluição e devastação, ao meio ambiente, há as licenças referente a segurança dos trabalhadores.

Uma delas é o LTCAT construção civil que se refere ao Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) na construção civil, seguindo a legislação, o laudo é responsável por identificar todos os agente que são nocivos a saúde sejam eles físicos, químicos ou biológicos presentes no ambiente de trabalho.

O laudo ainda mapeia e identifica as funções que são expostas aos agentes que podem causar danos à saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Por ser um documento com validade legal, eles só podem ser emitidos por médicos do trabalho ou engenheiros de segurança do trabalho e os órgão públicos responsáveis pelas fiscalizações e monitoramento são os ministérios da previdência social e do trabalho.

Além desse laudo, há o PCMSO para construção civil. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) na construção civil é regulamentado pela norma reguladora 7 ou NR7 e tem como objetivo principal o monitoramento e controle da saúde física e mental dos trabalhadores.

Com caráter preventivo o programa visa identificar todas as possíveis doenças que podem ser desenvolvidas de acordo com cada função e local de atuação.

Projeto elétrico

Após estabelecido todos os processos de segurança no trabalho na construção é necessário priorizar também o desenvolvimento do projeto elétrico, pois ele será o responsável de permitir que a energia chegue corretamente em todos os pontos que foram solicitados pelos proprietários da obra.

Além da evidente importância da eletricidade, cada projeto elétrico demanda um nível de complexidade e conhecimento.

Por isso, ao desenvolver um projeto elétrico para uma grande industria ou então o desenvolvimento de uma planta eletrica residencial é necessário realizar a contratação de um engenheiro elétrico especialista em cada projeto.

Pois, assim é possível ter mais segurança e assertividade e menos problemas e danos.

É importante ressaltar que o projeto elétrico precisa ser totalmente detalhado, pois cada informação agrega e faz com que os erros sejam minimizados.

Além disso por ter um alto risco aos trabalhadores, a execução precisa ser supervisionada e os trabalhadores precisam estar devidamente vestidos e protegidos contras as descargas elétricas e choques que podem ser fatais.

Serviços essenciais à construção

Há muitas etapas e atividades que precisam ser realizadas para que uma obra ou reforma seja completamente finalizada, assim alguns serviços são essenciais, pois promovem a:

  • Conservação;
  • Segurança;
  • Estética;
  • Funcionalidade.

Um deles é a pintura para o revestimento das paredes, muros e por vezes os pisos. O ideal para economizar e ter um serviço de qualidade é realizar o orçamento de prestação de serviços de pintura para adquirir a melhor relação custo-benefício.

Além dos processos de revestimento, há os objetos e móveis que decoram e personalizam cada cômodo.

Atentando-se a todas as normas e exigências legais, promovendo um ambiente seguro aos funcionários e toda comunidade ao entorno e adotando processos e materiais sustentáveis o projeto bem como as empresas de construção civil conseguem realizar grandes e significativas transformações sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *