Construção de condomínios e os detalhes necessários

Os espaços urbanos têm, com o passar do tempo, sido cada vez mais utilizados para o desenvolvimento e construção de moradias, centros comerciais e indústrias, devido a isso há menos espaços para construir, bem como novos modelos arquitetônicos foram desenvolvidos para o melhor aproveitamento dos espaços livres, como é o caso dos condomínios.

Um dos principais modelos de construção atuais são os condomínios prediais, tendo como principal característica uma área privada composta pelos apartamentos e propriedades comuns a todos os moradores, como as áreas de lazer, ruas e portaria de acesso ao local.

O modelo condomínio edifício faz referência a modelos verticalizados, ou seja, condomínios de prédios. A palavra condomínio significa o domínio de vários, dessa forma, mesmo sendo grandes espaços para viver, o valor é mais acessível.

Ocupando pouco espaço e atendendo a muitas pessoas, os modelos verticalizados são os mais desenvolvidos. Então, para que todas as suas áreas sejam contempladas é importante ressaltar que algumas estruturas e processos são fundamentais e precisam ser realizados para que o projeto desenvolvido tenha:

  • Conforto;
  • Sofisticação;
  • Comodidade;
  • Segurança.

Qualidade essenciais para que os moradores escolham o local e vivam com tranquilidade e harmonia.

Assegurando a privacidade dos moradores

Mesmo sendo formado por espaços coletivos, os condomínio precisam oferecer a seus moradores todas as vantagens de um lar, portanto além dos apartamentos serem confortáveis, seguros e práticos, eles precisam ter a privacidade das casas.

Como os apartamentos são verticalizados, há casas uma acima da outra, além de terem mais de uma por andar, em alguns projetos. As alternativas para que esse elementos indispensáveis estejam presentes, é uso de materiais com isolamento acústico.

A parede acustica pode ser tanto no compartimento interno quanto externo, ou seja, o isolamento do som pode ser total. Além disso, desde de 2013 há a norma Nº 15.575 que determina os valores mínimos para o isolamento acústico em paredes internas, externas e nos pisos das edificações.

Atualmente há vários modelos que podem ser desenvolvidos, os mais comuns são as massivas e as leves.

As parede massivas são de alvenaria (concreto, cerâmica ou gesso), concreto moldado ou pré-moldado. Já as paredes leves são constituídas por sistemas de drywall ou steel frame.

Além disso, a maioria das construções nacionais são revestidas de gesso, argamassa ou cerâmica para dar um acabamento melhor a estrutura.

Outro recurso é a porta com isolamento acustico que pode ser inserida nos quartos e na entrada de cada apartamento, bloqueando a passagem do som interno e externo, promovendo um ambiente mais agradável aos seus moradores.

É importante ressaltar que além da privacidade, o isolamento acústico torna, principalmente nas grandes cidades, um espaço mais calmo, tranquilo e reservado de todo barulho e agitação desses locais.

Outro material imprescindível nos prédios é o elevador industrial que torna muito mais simples, principalmente o subir e descer andares, entre os processos de ir e vir dos moradores e seus visitantes.

A vantagem do modelo industrial é que ele comporta uma carga maior e tem mais resistência e durabilidade, tornando os processo mais fáceis e ágeis de serem executados. O elevador precisa ser instalado, pelo menos, um em cada prédio para que todos tenham as mesmas facilidades e acessibilidade.

Investindo em tecnologia e segurança de condomínios

A segurança e a estabilidade que ela proporciona são artigos exigidos por todas as pessoas, principalmente na escolha de uma moradia.

Desse modo, as obras precisam ter com prioridade a construção de locais seguros para as pessoas, bem como para a conservação da propriedade. A fim de contribuir e reforçar os modelos e sistemas de segurança, a tecnologia desenvolve constantemente equipamentos que promovem um controle maior às pessoas.

Uma das primeiras melhorias foi a automatização do portão, a inclusão do motor para portão de garagem automático fez com que o abrir e fechar fosse comandado por um controle, sem que as pessoas precisem sair dos veículos para realizar essa função. Além disso, os motores estão melhores e abrem e fecham rapidamente.

A segurança também otimizou o trabalho e sistema de vigilância, pois a instalação de câmeras em ponto estratégicos do condomínio possibilita uma visão ampla e completa de todos os locais coletivos e de acessos dos moradores e visitantes, impedindo que desconhecidos entrem ou invadam os espaços do condomínio.

Por fim, antes da entrega o sistema de combate à incêndio, é obrigatório revisar e realizar a manutenção de extintores, para que todos os detalhes sejam conferidos.